MH7 Naked a Lítio.

28 jun 2014, 17:32

  • Aqui está o diário de bordo da moto eléctrica mais linda de Pombal...

    O trabalho de conversão foi todo feito por mim, mas a moto já era bonita antes!!

    Tem um pack de 72V 40Ah, um motor Golden Motor de 5kW arrefecido a ar.
    Controlador de 8 kW da Kelly.
    Tem um Calculador desenhado "in the house" que faz a medição do estado de carga por contagem de coulombs.
    Usa o conta-rotações para indicar a percentagem de carga restante ou a corrente instantânea.
    Tem um módulo Bluetooth que comunica com um smartphone para dar mais detalhe acerca do estado das baterias.
    Estou a trabalhar na integração de um software de diagnostico OBDII para ter uma visualização mais gráfica dos parâmetros da moto e baterias.

    Imagem

    Imagem

    Imagem

    Imagem

    Imagem

    Diz quem já andou nela que trava bem... Hem Jorge Rocha??

    Ok façam perguntas... se quiserem... eu vou respondendo se conseguir!!

    Site do fabricante da moto:http://www.motorhispania.es/en/models/naked/6_17_mh7_mh7_125_naked_air_cooled
    hjmrodrigues
     
    Mensagens: 18
    Registado: 16 jun 2014, 01:40

28 jun 2014, 17:53

  • Foi o projecto que mais gostei de ver em Ourém. É de facto bem linda... Estás de parabéns.

    A integração da instrumentação está muito interessante.

    Sendo o peso a seco de 120Kg (+ depósito combustível de 12,5 l). Como ficou este número na tua configuração (72V 40Ah)?

    Vejo potencial para levar um motor Mars e um controlador FOC sinusoidal para poderes rodar o punho á vontade.

    Analisando a imagem de perfil da versão com motor a gasolina parace haver espaço para versões com mais capacidade para aqueles que necessitam de maiores deslocações.

    A mota compra-se por 1000 Eur usada em Espanha com alguma facilidade. Tens algum canal priveligiado para a comprar nova sem motor?
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

28 jun 2014, 17:55

  • O primeiro passeio foi até ao encontro nacional de ourem, no dia 14 de Junho de 2014...

    Algumas imagens para a memória.

    Algumas fotos não são da minha autoria.. mas os donos andam por ai!

    Imagem

    Imagem

    Imagem
    O grupinho do norte... *****
    hjmrodrigues
     
    Mensagens: 18
    Registado: 16 jun 2014, 01:40

28 jun 2014, 18:01

  • MVS Escreveu:Foi o projecto que mais gostei de ver em Ourém. É de facto bem linda... Estás de parabéns.

    A integração da instrumentação está muito interessante.

    Sendo o peso a seco de 120Kg (+ depósito combustível de 12,5 l). Como ficou este número na tua configuração (72V 40Ah)?

    Vejo potencial para levar um motor Mars e um controlador FOC sinusoidal para poderes rodar o punho á vontade.

    Analisando a imagem de perfil da versão com motor a gasolina parace haver espaço para versões com mais capacidade para aqueles que necessitam de maiores deslocações.

    A mota compra-se por 1000 Eur usada em Espanha com alguma facilidade. Tens algum canal priveligiado para a comprar nova sem motor?



    Obrigado!

    O peso aumentou 10kg...
    Gostava mesmo muito de lhe colocar um controlador sinusoidal... aceitam-se ofertas!! ;)
    Ela tem espaço para receber o dobro da capacidade em baterias sem grandes alterações.
    Sim. ;)
    hjmrodrigues
     
    Mensagens: 18
    Registado: 16 jun 2014, 01:40

28 jun 2014, 18:25

  • A foto do grupinho do Norte traz-me a recordação de um final de semana bem passado.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

28 jun 2014, 18:46

  • Bem temos aqui projecto. :shock:

    Muitos parabens
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

29 jun 2014, 03:46

  • Descrevendo uns 5km em que tive o prazer de conduzir esta bela mota!
    Aspectos positivos:
    A posição do corpo projectado para a frente dá uma perspectiva de maior segurança e de querer andar sempre a dar-lhe "gás". Faz com que estejamos apoiados nos pés e nas mãos, com mais força que numa maxiscooter, distribuindo o peso de nosso corpo em vários pontos da mota parecendo que lhe fazemos parte.

    O arranque é fenomenal! Penso que não ficará a dever nada às suas irmãs CI´s.

    Os travões são de uma sensibilidade enorme. A primeira vez que travei quase ia saindo para a frente da mota, ou sacando uma "égua".

    As suspensões são de uma suavidade fantástica, amortecendo as maiores irregularidades como se nada fosse!

    O barulho do controlador neste motor, até parece uma CI com "silenciador duplo", até não me aborreceu nada!

    Um acelerador muito progressivo. (o mesmo que uma CI mas com a ligação a um acelerador interno eléctrico)

    Um equilíbrio fantástico. Até pede para retirar as mão do guiador que parece ter condução assistida.


    Aspectos a melhorar:
    A manete do travão da frente tem um parafuso de afinação e estava sempre a arranhar o dedo quando eu lá lhe tocava. Provavelmente depois de me acostumar já nem lá colocaria o dedo...

    O motor terá de estar melhor fixo, para que a corrente de transmissão faça ainda menos ruído em determinada posição de aceleração.

    Travagem regenerativa desactivada!


    Em resumo, estou apaixonado pela mota!
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56

29 jun 2014, 08:09

  • Realmente muito linda!
    Orlando
     
    Mensagens: 31
    Registado: 19 mai 2014, 14:05

29 jun 2014, 23:35

  • Foi fácil a programação do painel de instrumentos ?
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

29 jun 2014, 23:43

  • Foi... não programei nada...
    O meu calculador gera um sinal que simula os impulsos do volante do motor...
    8-)
    hjmrodrigues
     
    Mensagens: 18
    Registado: 16 jun 2014, 01:40

Próximo


Voltar para Diários de bordo



cron