MVS - EcoRider 60V Gel 3KW - The Black Beauty


  • Altura de actualizar este DB depois de mais de 1000Kms percorridos num total de 8520Kms.

    Continua a ser uma alegria conduzir esta pequena "grande" scooter eléctrica que não deixa de me surpreeender pela positiva dentro da sua gama de produto.

    Sinto como qualquer um uma enorme diferença na mobilidade quando tenho de pegar no carro.

    Pic 1.jpg


    Nestes 1000Kms foram efectuados 69 ciclos de carga (+ descarga) com uma média de 10,83Ah por ciclo (50% DOD da capacidade útil actual das baterias).

    Pic 2.jpg


    14,13% do objectivo (7500+7500Kms com estas baterias de 27Ah Gel de origem - uma foi substituída) já cumpridos. Dado que vem aí o Inverno as probabilidades de sucesso não são boas, mas seja qual for o resultado da experiência aqui ficará o testemunho.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Muito bom :-)

    A pequena scooter ainda pode surpreender :-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Altura de actualizar o DB.

    1400 Km percorridos num total de 8861 Km (18,7% do objectivo cumprido).

    Pic 1.jpg


    Um novo record no consumo de pico do controlador 6,6KW (média em 2s).

    87 ciclos de carga e descarga numa média de 11,5Ah por ciclo.

    O consumo médio (quase sempre a fundo) é 5,1 KWh/100 Km. Isto com um controlador FOC sinusoidal deveria baixar uns 15%.

    Uma curiosidade:

    No final da autonomia (20 Km) a tensão em vazio da bateria mais baixa é 12,33V e a média do pack é de 12,40V. Isto segundo as tabelas corresponde a cerca de 48% SOC e 60% SOC respectivamente.

    Já efectuei o teste e após o primeiro corte e com uma descarga mais branda (baixa amperagem -> Baixa velocidade) é possível restituir os valores testados para as baterias listados no primeiro post deste tópico.

    Isto significa que quando percorro 20Km não estou a efectuar uma descarga de 100% DOD mas sim de cerca de 50% DOD (DOD = Depth Of Discharge = Profundidade de descarga). Isto está em linha com a estabilidade e consistência sentidas nas descargas.

    Pic 5.jpg


    A forquilha da frente está a necessitar da mudança de óleo programada. Daqui a uma semana deverá estar concretizado.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Esse bms está a me surpreender com os dados que consegue armazenar.

    Estou a ver que ainda vou ter de investir num . Pois o meu está complicado.
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • A escolha acertada teria sido logo essa, a do iBMS, Mrider. Não foi por falta de informação...
    A meu ver o outro só ganhará na estética (no visor), mas para bonito já basta o dono da mota, a mota tem é de ser fiável! Tenho pena ainda não haver para entrega o de até 32S... já teria instalado um, e passaria para mais 3 para muito breve, das motas que cá tenho superiores a 24S!
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Tenho este bms instalado na minha bereco e realmente dá muito jeito, agora posso ver com rigor o estado das cédulas...
    _rapt0r_
     
    Mensagens: 31
    Registado: 30 jun 2014, 09:50


  • É altura de mais uma vez actualizar este DB. Sendo um veículo com baterias de chumbo as "milestones" são mais modestas e cada conquista de mais um milhar de quilometros tem um sabor muito especial.

    2000 Km percorridos após a compra e 9444 km no total.

    127 ciclos de 11,13 Ah em média efectuados neste mês e meio.

    26,45% do objectivo já cumprido.

    Pic 1.jpg


    Pic 2.jpg


    Devo dizer que o conjunto de baterias de origem não para de me surpreender. Estava á espera de um rápido declínio das performances e capacidade útil. Na realidade tenho assistido a um pequeno revitalizar do pack.

    Mecânicamente o equipamento continua a cumprir. A minhas costas no entanto agradeciam um melhor amortecimento das irregularidades do piso particularmente na suspensão traseira.

    É delicioso observar que na garagem a scooter CI do meu vizinho tem apenas metade dos kms desta.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Obrigado MVS.

    É um diário de Bordo que acompanho com todo o interesse até porque na minha opinião as baterias de chumbo são alternativa pelo menos para motores até 3000W, se aí fosse adicionado com controlador programável que permitisse evitar picos de descarga e altas regenerativas ainda melhor ficava a coisa.

    Vou acompanhando para se ir chegando a algumas conclusões.

    Abraço.
    nios26
     
    Mensagens: 156
    Registado: 05 mai 2014, 11:16
    Localização: Fafe


  • Sempre a somar muito bem .

    Já deve notar uma grande diferença nos gastos com as deslocações.

    Depois de se começar a andar de eléctrica não queremos outra coisa . :-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • É verdade Pedro. Tenho um controlador Sabvoton FOC sinusoidal 60V 3KW encomendado precisamente para esta máquina pela razão que evocaste.

    Claro que se nota nas depesas Mariano. Já há dias comentei com o afreitas que quando começamos a usar um VE passamos a ver o mundo com outros olhos e é inteiramente verdade.

    O reverso da medalha é que a preparação para sair de scooter eléctrica demora um pouco mais de tempo do que de automóvel. Isto é depois compensado pela agilidade no transito, estacionamento, etc.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

AnteriorPróximo


Voltar para Diários de bordo



cron