MVS - EcoRider 60V Gel 3KW - The Black Beauty


  • MVS Escreveu:Hoje de manhã cedo (7:30) esteve frio como ainda não havia experimentado este Inverno. Depois da mota ter ficado a carregar ao relento com a capa passei por zonas rurais com temperaturas inferiores a 2ºC. Mesmo com luvas polares as pontas dos dedos estavam geladas. Dei uma carga intermédia de 20min a 5A DC senão teria chegado ao destino (23Km) aos soluços.

    Por cá tb se sentiu mais frio, mesmo às 8:30 quando iniciei viagem. 20 minutos mais tarde já no serviço, tive que meter as mão na torneira da água fria para recuperar sensibilidade. Parecia água aquecida ;) que infelizmente não temos :oops:

    Batotinha
    Batotinha
     
    Mensagens: 197
    Registado: 16 mai 2014, 22:34


  • 4.575 Km percorridos após a compra e 12.035 km no total.

    301 ciclos de 10.79Ah em média também após a compra.

    61% do objectivo já cumprido.

    Photo0576.jpg


    Por motivos familiares a Black Beauty andou menos no último mês. Vai agora voltar á carga se Deus quiser.

    Apesar de muito frio e carregar á noite ao relento com temperaturas algumas vezes negativas o veículo continua a cumprir para o tipo de utilização pretendia. Continuo a fazer os 23Km que necessito com cuidado com o punho devido ás baixas temperaturas.

    Os números registados no iBMS Pb dos últimos 6 meses são interessantes:

    175 horas a andar de moto
    1590 horas á carga

    Estimo considerando o mesmo padrão de utilização que nesta altura as baterias tenham cerca de 800 ciclos, 400 horas de circulação e 4200 horas à carga no total.

    A utilização é exigente para a gama do veículo (3KW), 107Kg de condutor mais 4Kg de fato de couro são 111Kg fora a bagagem. A maior parte das deslocação são efetuadas de manhã muito cedo e ao final do dia com temperaturas pouco agradáveis agora no Inverno. O controlador é pontudo e gastador. Os meus consumos andam pelos 4,3KWh/100Km para uma velocidade média relativamente baixa e são elevados para as baterias instaladas no modelo.

    As baterias são as Greensaver SP27-12. Debitam 36Ah a 20 horas e 27Ah a 2 horas quando novas.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Daqui a pouco tempo já pode passar para lítio :-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Se este pack de gel fizer mais de 16.000km fico com vontade de testar um pack idêntico novo com o iBMS Pb.

    Esta mota é pequena para mim. Foi um bom negócio de oportunidade com o qual não estava a contar. Mas na realidade necessito de um veículo maior e mais potente para usar com passageiro.

    As carga feitas ao relento e a circulação a temperaturas negativas provocam um desgaste mais acelerado na química LiFePO4. Com um veículo maior posso fazer um bom isolamento ao pack idêntico aos que temos visto muito bem feitos pelo Jorge.

    Imagens de hoje de manhã:

    Photo0597.jpg


    Photo0598.jpg


    Nunca tinha visto congelarem itens dentro da top case durante a noite.

    Para investir numa boa e dispendiosa conversão para lítio preferia faze-lo num veículo que me enchesse as medidas.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Realmente é muito frio....

    Quanto a scooter maior , tem a minha que é potente e maior. :lol:
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Tem estado realmente muito frio!

    Obrigado pelo reconhecimento do trabalho de isolamento que tenho vindo a fazer, para que nestes dias, motas que ficam a dormir fora de casa, possam continuar a circular normalmente.

    A química LiFePO4 nas células que normalmente utilizamos, tem comportamentos muito fracos a temperaturas próximas das negativas e quando já têm alguns anos e mais de meio milhar de carregamentos realizados.

    Com temperaturas a cima dos 30ºC, sua disponibilidade energética é brutal e o seu aquecimento interno muito reduzido.
    Daí fazer todo o sentido algum isolamento térmico para o Inverno, pois não vai prejudicar muito no Verão. Enquanto que se não tiver isolamento, passamos a prejudicar durante o tempo frio e a ter dificuldades em nos deslocarmos por tão pouca energia disponibilizada, fazendo as tensões caírem para valores muito baixos.
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Más notícias.

    Hoje ao ligar a ficha do carregador de 400W à tomada 240V AC ouço um "Thuuff" abafado e o disjuntor AC disparou.

    Vou contactar a Watt para reparações...
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • O carregador foi a vida .....

    Não consegue reparar ?
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Vamos ver o diagnóstico Mariano. O equipamento continua a circular. Tenho mais 2 carregadores menos potentes que mais parece fazerem cócegas às baterias.

    Estes carregadores para baterias SLA na fase final da carga (absorção) têm um consumo reduzido e o ventilador interno desliga. Como o equipamento permanece internamente a uma temperatura superior á ambiente por várias horas é procurado por vezes por pequenos insectos que se refugiam no seu interior entrando pelos orifícios de ventilação. A maior parte dos meus carregamentos são feitos no exterior.

    Esta é uma das razões que me leva a valorizar os carregadores fechados de dissipação passiva como os Elcon ou os TC Charger que equipam as Vortex.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • 5.031 Km percorridos (dava para ir do Porto a Murmansk na Russia...) após a compra e 12.492 km no total. Check.

    67% do objectivo já cumprido.

    Pic 1.jpg
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

AnteriorPróximo


Voltar para Diários de bordo



cron