Jota - A Predator de 55Ah


  • Jorge a tua máquina vinha com o pack de baterias quase a 0V. Penso que não é sequer exemplo para ilustrar as dúvidas do XaYu. A máquina do PauloGil não estou agora a ver qual é.

    A pergunta que o XaYu está a fazer é:

    O que que ele fez de errado para chegar a esta situação?

    Quanto ao ponto da situação técnica eu francamente ainda não sei qual é na realidade.

    Eu pessoalmente costumo parametrizar as máquinas para um consumo máximo sustido de 1.5C para evitar os casos que descreves. Sempre achei arriscado deixar a programação dos limites de corrente nos controladores com valores altos e depois pedir aos clientes para terem cuidado com o punho.

    O XaYu estava avisado para este problema dos consumos?
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Jorge Rocha Escreveu:Os 80Km/h é uma velocidade muito elevada para esse pequeno pack de baterias.
    Aos 80Km/h o consumo é de 40A. Para quando as temperaturas estão no 20ºC é um valor alto, mas admissível. Se as temperaturas estão pelos 10ºC essa corrente já é brutal, danificando as células.


    Acho que vai praqui uma grande confusão!!

    Os 80km/h que falo é depois de adicionados os 15Ah de Wina. E são 20km em que 19 são em plano... E isto quando não há transito! Porque se houver, vou pela berma, e aí n passo dos 50km/h....
    Chegava ao trabalho e carregava até voltar a vir embora.
    Na vinda, mesma coisa, dependendo do trânsito, mais 20km em plano com apenas uma subida no inicio (por vezes com transito) e no final, com pouco declive.

    Jorge Rocha Escreveu:O problema é quando se apanha uma subida e queremos manter a mesma velocidade, e onde os consumos facilmente duplicam...


    Nunca fiz isso, por vezes nem aumento ao acelerador e é ve-la a descer a velocidade aos poucos...

    Os unicos 'abusos' que posso cometer é quando ia a tua casa Jorge. Eram 75km em que os primeiros 25km eram em AE entre os 80km/h (plano) e os 70km/h (subidas). Depois na 109 depende sempre no transito mas normalmente era entre os 50/60 km/h. Finalmente mais 10km na A25 e aí sim, já começava a notar a mota mais cansada e já os fazia a cerca de 60km/h.

    Conforme 'sinto' a mota neste momento nem me atrevia a fazer uma viagem deste tipo, quanto muito se fosse sempre pela 109 a velocidades entre os 50/60 km/h.

    MVS: Que eu tenha conhecimento o controlador até nem está programado no 'máximo'. Até já teve mais 'potência' no arranque e pedi para diminuir. E sim, sempre tive cuidado para não 'abusar' da mota. Com o CB que levou aos 25.000km ia controlando sempre, nunca deixando a mota passar os 71V.

    MVS Escreveu:Que consumo médio sustentado em Ampéres tens no CB a puxar em auto-estrada XaYu?


    Normalmente a potência anda pelos 3kw e a tensão pelos 73/74V. (espero não estar a dizer nenhuma asneira...)
    XaYu
     
    Mensagens: 54
    Registado: 25 mai 2014, 15:03


  • Os 3KW a 73V em auto-estrada dá 41A de consumo. Perfeitamente seguro.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • MVS Escreveu:Os 3KW a 73V em auto-estrada dá 41A de consumo. Perfeitamente seguro.

    Eu também ando nessas motas, e sei que quando as células já não estão em muito bom estado, os 40A é uma corrente alta para um pack que andou 25.000Km com apenas 40Ah ThunderSky, e que a partir daí se juntou um pack de 15Ah Wina.
    Aqui em terras planas de Aveiro, andei com a Predator do Mumia, tinha ela ainda nem 6.000Km, e ao ir para o trabalho a 15Km de casa (10 na A25), portava-se muito bem em velocidades de 90Km/h. Mas depois, com a diminuição das temperaturas da noite (trabalhava por turnos), ao sair do trabalho parece que tinham retirado metade das baterias, por tão vagarosa que ficava. Ao entrar na A25, tinha que me encostar na berma, pois se acelera-se mais do que os 40Km/h, o controlador cortava por tensão baixa aos 68V. E vinha sempre a controlar até chegar a casa.

    Por saber que a mota iria levar novas baterias, nem me pesou muito na consciência, pois poderia andar com a mota mais devagar para que não baixasse tanto sua tensão. Sempre poderia vir a 20Km/h até casa, mas depois de 12 horas seguidas de trabalho, já queria era chegar a casa o quanto antes e dormir.

    Acabei por desenvolver algumas técnicas para diminuir esse efeito:
    Isolar muito bem o pack de forma a que não arrefeça tão rapidamente.
    A colocação de resistências de aquecimento como "piso radiante" nas baterias.
    Fazer sempre bons dimensionamentos em KWh para o veiculo em função de sua potencia.
    Recomendar o andamento a velocidades que não exijam tanto consumo de energia (65Km/h para uma Predator de 60Ah).
    Fazer uma boa rodagem às baterias, tendo em conta os suaves carregamentos e descargas lentas.

    Uma pergunta XaYu, quantos Kms já tem a tua Jota?
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Bom, depois destes testemunhos posso concluir que as baterias chinesas de litio são para esquecer, temos ai a explicação para a diferenca de precos.
    mmcoiso
     
    Mensagens: 63
    Registado: 26 ago 2014, 09:16


  • Jorge Rocha Escreveu:Uma pergunta XaYu, quantos Kms já tem a tua Jota?


    Podes ver na assinatura ;) ;)
    Mas até ja tem mais uns pózinhos: ontem ao chegar a casa tinha 38.415km
    XaYu
     
    Mensagens: 54
    Registado: 25 mai 2014, 15:03


  • Já fizeste as medições?
    A minha tem 35.000 e não apresenta nenhum problema que mencionas. Julgo que é mesmo alguma bateria chatear o pack

    ________________________________
    ICEM4N - Predator 70Ah
    32.000km - 17/09/2011
    ICEMAN
     
    Mensagens: 633
    Registado: 10 mai 2014, 02:11
    Localização: Valongo


  • XaYu Escreveu:
    Jorge Rocha Escreveu:Uma pergunta XaYu, quantos Kms já tem a tua Jota?


    Podes ver na assinatura ;) ;)
    Mas até ja tem mais uns pózinhos: ontem ao chegar a casa tinha 38.415km

    Realmente XaYu, nem tinha reparado nos Km's na tua assinatura. Obrigado

    Há coisas que me ficam na memória, e uma delas foram teus desabafos sobre o comportamento da tua mota nas subidas e a sua perda de velocidade, desde sempre que te conheço.
    Até no encontro de Albergaria-à-Velha tiveste uma prova desse fenómeno, partilhada em conjunto com os restantes participantes do encontro. A tua mota numa subida qualquer, já perto de chegar ao encontro, desligou por tensão baixa.
    Depois disso, estávamos nós no Gaia Shopping a Carregar, e tentaste verificar as configurações da Predator do Iceman, para colocar as da tua Jota igual, e mesmo assim os comportamentos eram diferentes. (o que estava a fazer a diferença era o pack ser outro, mesmo que aparentemente igual, de 40Ah das "amarelinhas")

    Olhando para todos os kms realizados, e tendo em conta todo o historial de uso, só tenho a dizer que até me surpreende pela positiva.
    Ainda assim, após estes Km's e anos todos, e não são poucos, esse conjunto deverá disponibilizar a energia em Ah equivalente a novas, desde que sejam cumpridas as especificações (descarga a 0,5C com temperatura a 20ºC).

    XaYu, eu penso assim, porque acredito que se algo fosse realmente grave, me terias telefonado a avisar, e a perguntar opinião. (já que tenho sido eu que tenho acompanhado a mota, e te-la tornado uma viatura mais digna de um VE, sem grandes problemas e com uma autonomia menos curta que de origem... era o mínimo...)



    ICEMAN Escreveu:Já fizeste as medições?
    A minha tem 35.000 e não apresenta nenhum problema que mencionas. Julgo que é mesmo alguma bateria chatear o pack
    ICEMAN, não compares as situações, porque nem de origem eram iguais em comportamentos.
    Química diferente (melhorada para as tuas amarelinhas), aumento de capacidade de o dobro, e tudo muito mais recente.
    Aproveito para te prevenir mais uma vez, e para não deixares essas Wina sem serem vigiadas com alguma sensibilidade.
    O melhor que terias a fazer era fazer um paralelo às tuas originais, que estão protegidas com o Signalab, que mesmo sendo um BMS muito fraquinho, quando não avariado, faz um balanceamento fantástico (tendo um carregador bem afinado aos 3,60V X 24S = 86,4V) e uma protecção que nem chega a ser utilizada quando tudo está bem equilibrado em Ah e se o controlador estiver devidamente afinado para o corte aos 66V. (mesmo que não haja algum equilíbrio em Ah, sempre irá fazer o corte aos 2,20V, num momento de maior passagem de corrente, que fará subir logo depois de desligado o circuito, para valores bem superiores a 2,80V)
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Jorge Rocha Escreveu:Há coisas que me ficam na memória, e uma delas foram teus desabafos sobre o comportamento da tua mota nas subidas e a sua perda de velocidade, desde sempre que te conheço.

    Verdade! Isto até levar o pack extra de 15Ah, a partir daí esteve sempre impecável até agora... E se calhar até está como é suposto estar e eu é que ando aqui a confundir tudo e todos, estes meses têm-me stressado muito... :evil: :evil:

    Jorge Rocha Escreveu:Até no encontro de Albergaria-à-Velha tiveste uma prova desse fenómeno, partilhada em conjunto com os restantes participantes do encontro. A tua mota numa subida qualquer, já perto de chegar ao encontro, desligou por tensão baixa.

    Não foi a minha, foi a do Batotinha. O que foi falado, e compravado por todos que iam na 'caravana', é que com 60Km em cima, e com 40Ah apenas, a mota já não subia a mais de 50km/h.

    Jorge Rocha Escreveu:Depois disso, estávamos nós no Gaia Shopping a Carregar, e tentaste verificar as configurações da Predator do Iceman, para colocar as da tua Jota igual, e mesmo assim os comportamentos eram diferentes. (o que estava a fazer a diferença era o pack ser outro, mesmo que aparentemente igual, de 40Ah das "amarelinhas")

    Até pode ser verdade, mas sinceramente não me lembro disto. :? :?
    Lembro-me sim, no encontro em Oliveirinha, andar a alterar alguns parâmetros e não ter chegado a nada que me agradasse, inclusive o arranque ter ficado mais forte e eu não gostar, e ter voltado a por tudo igual ao que estava.
    XaYu
     
    Mensagens: 54
    Registado: 25 mai 2014, 15:03


  • Não posso acrescentar grande coisa ao que "discutem", apenas recordar "memórias" de aventuras conjuntas.
    Se bem me lembro, em 2011 ou 12, porque sentias pouca velocidade em AE... subida, Carvalhos, ... perguntavas no outro fórum, se mais alguém sentia essa "dificuldade". Isso recordo!
    Claro que eu só posso estranhar, já que não sei explicar. Mas no meu caso, e suponho que o pack base era igual, só sentia, (sinto), resposta pouco satisfatória com temperaturas abaixo dos 11/12º nas subidas acentuadas e via rápida! :shock: Estou a completar os 30K
    XaYu Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:
    Até no encontro de Albergaria-à-Velha tiveste uma prova desse fenómeno, partilhada em conjunto com os restantes participantes do encontro. A tua mota numa subida qualquer, já perto de chegar ao encontro, desligou por tensão baixa.

    Não foi a minha, foi a do Batotinha. O que foi falado, e compravado por todos que iam na 'caravana', é que com 60Km em cima, e com 40Ah apenas, a mota já não subia a mais de 50km/h.

    :)
    E quando fizemos esta viagem conjunta era evidente a reposta "baixa" da jota.
    A falha que eu tive, verifiquei posteriormente após carregar, era uma falha na ignição. Havia mau contacto.

    A questão é (?) ou será (?), como é que já esta na mesma (?), depois do acrescento de 15A?
    Ainda falta mais "investigação?
    ;)

    Batotinha
    Batotinha
     
    Mensagens: 197
    Registado: 16 mai 2014, 22:34

AnteriorPróximo


Voltar para Diários de bordo



cron