Fidel - Predator 40Ah (para ja)


  • O controlador de motor da Sabvoton mais adequado para esse motor é o SVMC072150 de 6KW tem 350A de max phase current. Explora-lhe todo o seu potencial.

    O Sevcon Size 2 tem apenas 250A de max phase current e ás vezes quando o tuning com o motor não está a 100% descontrola-se é dá erro nos arranques em subidas ingremes quando a mota descai um pouco. O Sevcon Size 4 seria mais adequado.

    Os plásticos é uma questão de practica e sensibilidade. Desmontar e montar (bem) sem partir ou estragar nada todos os plásticos da mota é um dia de trabalho.
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:O controlador de motor da Sabvoton mais adequado para esse motor é o SVMC072150 de 6KW tem 350A de max phase current. Explora-lhe todo o seu potencial.

    O Sevcon Size 2 tem apenas 250A de max phase current e ás vezes quando o tuning com o motor não está a 100% descontrola-se é dá erro nos arranques em subidas ingremes quando a mota descai um pouco. O Sevcon Size 4 seria mais adequado.

    Os plásticos é uma questão de practica e sensibilidade. Desmontar e montar (bem) sem partir ou estragar nada todos os plásticos da mota é um dia de trabalho.


    Ok, fixe, ja tive a ler um pouco acerca dele. Parece ser o mais completo controlador do price range dele.
    Fidel
     
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  • Entao ja estou a pensar nas alteraçoes que quero fazer a minha mota, e desta forma dar-lhe alguma da minha personalidade :P
    Apesar de serem alteraçoes que quero fazer nao sei se/quando as vou fazer.

    Aqui fica a lista:
    -Alterar as baterias de 40Ah para 60Ah, será que vale a pena passar de 24s para 26s??;
    -Mudar o controlador para um SVMC072150, nao gosto nada nada do delay do arranque deste kelly... usar o velho na bicimota :P
    -Instalar o iBMS;


    Sao boas alteraçoes, ou nem por isso??
    Fidel
     
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  • Eu instalava o motor de 9 kw como tenho na minha .
    Com 60 ah ficava um avião.
    MRider
     
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  • O delay no Kelly é um parametro configurável.
    Sucata mesmo é o barulho e vibração no arranque por ser de onda quadrada.
    Esses motores de origem não se pode puxar muito por eles...
    RJSC
     
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  • Custo da Mota.......,,,,,,,,,,,,,... x.xxx.xx eur
    Alteração das baterias,,,,,,,,,,... xxx.xx eur
    Controlador...........,,,,,,,,,,,,... xxx.xx eur
    BMS...................,,,,,,,,,,,,,... xxx.xx eur
    Motor.................,,,,,,,,,,,,,... xxx.xx eur
    Mão de Obra.........,,,,,,,,,,,,,... xxx.xx eur
    Garantias............................ ???.??

    Não teria sido melhor opção uma mota nova (mesmo nova e recente) com 5 anos de garantia?

    Peço desculpa pelas seguintes reflexões (mas é de reflectir):
    - Se não introduzimos motas novas no mercado e continuarmos a circular motas usadas entre uns e outros,
    - Não se aumentam as unidades no mercado, se há 100 motas, continuará a haver 100 só que com diferentes proprietários.
    - O parque envelhece por falta de renovação.
    - Com um parque tão envelhecido damos a ideia dos automóveis de leste antes da queda do muro.
    - Brevemente estaremos em 2020 e andamos com motas do século anterior.
    - Fica a ideia que não se fabricam veículos novos e por isso não avança a mobilidade eléctrica.

    Estou a puxar a brasa para a minha sardinha? Admitamos que sim.
    Mas comprar usado nem sempre é mais barato (basta valorizar os x.xxx.xx acima).
    Comprar usado pode ser mais barato hoje, mas o risco de correr mal é grande e as garantias são o que são.
    É barato hoje, mas os up grade de amanhã e do dia seguinte são down grade no bolso todos os dias.

    SÃO APENAS REFLEXÕES PRÓPRIAS DAS 4 E TAL DA MANHÃ E SEM SONO PORQUE ME DEITEI MUITO CEDO E SOZINHO ALGURES NA RURALIDADE DE PINHAL NOVO.
    A CULPA É DO NUNO ADRIÃO E MAIS DOIS QUE ME OBRIGARAM A VIR AQUI. (MAS POR BOA CAUSA: MOTAS NOVAS)
    afreitas
     
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  • Comprando uma mota usada o Fidel pode "kitar" a gosto aprendendo muito no processo.

    Prevenindo assim possíveis avarias :-)
    MRider
     
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  • Fidel Escreveu:-Alterar as baterias de 40Ah para 60Ah, será que vale a pena passar de 24s para 26s??;
    -Mudar o controlador para um SVMC072150, nao gosto nada nada do delay do arranque deste kelly... usar o velho na bicimota


    Aumentar a capacidade para 60Ah é fundamental e vale a pena.

    Passar de 24s para 26s acho que não vale a pena. Com as baterias completamente carregadas ficas a 94.9V que é muito próximo da tensão limite de overvoltage 95V do controlador SVMC072150. É necessário ter aqui uma folga considerável. Vais diminuir a fiabilidade do conjunto para ganhar um pouco mais de autonomia. O SVMC072150 tem field weakening configurável e dá-te a 72V nominais toda a velocidade em autoestrada que precisas para este modelo.

    A principal vantagem de utilizar aqui o Sabvton FOC sinusoidal em relação ao Kelly trapesoidal é teres toda a potência disponível a baixa e média rotação para atacares tudo o que é subida sem contemplações. As recuperações de média para alta rotação são melhores no Sabvoton. A autonomia também estica um pouco porque o controlador é mais eficiente.
    MVS
     
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  • afreitas Escreveu:Mão de Obra.........,,,,,,,,,,,,,... xxx.xx eur


    No caso de pessoas como eu, do MRider e penso do Fidel, a mão de obra custa Zero...
    Ninguém nos iria pagar salário se em vez de trabalharmos a modificar as coisas estivéssemos a ver TV.
    A grande vantagem da mota nova é que se o controlador rebentar (já foram uns quantos Kelly para o galheiro em Portugal) durante 5 anos pode-se passar o fardo ao vendedor...

    Estas motos têm muitos pontos fracos (não se pode puxar por elas inconscientemente) senão lá se frita o motor ou umas células.

    No meu caso nem preciso de alterar nada no carro. Precisarei de uma bateria nova daqui a 7 ou 8 anos mas se o tivesse comprado novo, só duraria mais um ano. O veículo vem pronto a ser utilizado por toda a gente e sem preocupações (que não deixar cozer as baterias ao sol no Verão).

    Quanto ao facto de se verem veículos velhos a circular, podem ser velhos mas não vaporizarão compostos tóxicos para o ar como os CI velhos... Têm tantas emissões como um VE novo.
    Se não houver vendas de novos os produtos não avançam e ninguém investe, mas para quem não pode, mais vale comprar usado que andar a combustão e que deixar um VE a apanhar pó na garagem de um proprietário que não anda com ele.
    Em alguns casos estas trocas de proprietário até acontecem porque o primeiro proprietário fez um upgrade de VE e já comprou um novo: trocar de ciclomotor para motociclo, trocar de mota para carro (elétrico), etc.

    E a Gingabike também pode fazer negócio a vender componentes para arranjar VE's usados (baterias, controladores, carregadores)... ;)
    RJSC
     
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  • Acho todos esses upgrades importantes, sem dúvida vais ter prestações completamente diferentes.

    Por outro lado concordo com o SR. Artur, vais gastar muito dinheiro e não deixas de ter uma mota usada. É uma questão de fazeres as contas e comparares em relação ao valor de novo.

    Eu próprio fiz um bocadinho aquilo que fizeste-te, comprei uma mota de 40Ah 5000W para confirmar se realmente uma mota eléctrica era aquilo que eu queria. Com o dinheiro que fui poupando comprei uma mota nova e vendi a mota usada ao preço que a comprei, isto depois de andar um ano com ela.
    Estas motas usadas fazem falta para cativarem utilizadores, não são aquilo que as pessoas querem mas por estes valores as pessoas estão dispostas a testar, mais tarde trocam de mota e com a venda cativam mais um utilizador, é um ciclo que interessa a todas nós.

    Na minha opinião e resumindo, deixa estar a mota como está , usufruiu e vai poupando, mais tarde trocas de mota e vendes essa.

    Abraço.
    nios26
     
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