Marcopns - SW Predator 60ah

19 mai 2014, 17:54

  • Boa tarde pessoal.
    Tenho uma SW Predator 60ah comprada em Agosto de 2010 conta actualmente com mais de 48 000kms. Desde o inicio tenho um diario de bordo no Clube Português de Maxiscooters que agora vou tentar importar para o E-forum...
    Peço desculpa se isto ficar maçador... é o resumo de quase 4 anos e 20 paginas
    Aqui ficam as principais entradas:

    09 de Novembro de 2010
    Boa noite pessoal, bem vindos ao diário de bordo de uma maxiscooter eléctrica Sw Predator 60ah
    Primeiro fotos... aqui esta ela
    Imagem
    Imagem
    Como podem ver, este modelo é produzido pela Jonway, os plásticos e o quadro são iguais as EU-R, mas as semelhanças acabam por ai. Os motores e controladores sao da marca Kelly, que apesar de Chinesa é considerada por muitos como a melhor. Cá em Portugal a mota volta a ser desmontada e montada com qualidade tuga, as baterias bem como o bms tambem sao instalados cá.

    Actualmente conta com 2600km, sem qualquer tipo de problema. Nao ha qualquer manutenção, excepto pneus e travões... e limpar o pó.

    A autonomia depende da conduçao, mas faz entre 100-160km por carga. Tem um computador de bordo que permite saber a autonomia restante, consumo, etc... por isso só fica a pé quem quer..

    Velocidade maxima, 100km/h medidos do gps, mas com baterias quentinhas acabadas de carregar, depois vai caindo para os 90-95km/h reais.

    Consumos, como ja referi na apresentação 5kw aos 100km que dá 0,39€

    A duração esperada das baterias é de 5000 ciclos com descargas as 70%dod.
    Editado pela última vez por marcopns em 19 mai 2014, 18:28, num total de 1 vez.
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 20 de Novembro de 2010
    Ultrapassei a barreira dos 3000km. Aproveitei para dar mais atenção a maquina e fiz uma revisão geral. Lavei-a, conferi o aperto dos parafusos, a pressão de ar dos pneus e distribui WD-40 e massa consistente por alguns pontos e parafusos. Agora sim, estava bonita para as fotos...
    Comprei também uma rede elástica para prender objectos por 1,5€.

    Aqui ficam os dados estatísticos

    Total km percorridos - 3060,6km
    consumo médio -5,1kw aos 100km

    Total carregado -155,97Kw
    Custo electricidade -12,27 €

    Maior viagem com uma carga: 81km, que consumiu 3,74Kw com um custo de 0,29€


    1 de Dezembro de 2010
    Fiquei a pé... fiz um corte no pneu de trás, penso que foi com um vidro, e vazou em 2 minutos. Liguei a um familiar que me deu boleia e fui comprar anti-furos. Segui as instruções, vazei a lata lá para dentro e nao resolveu pois a espuma saía pelo buraco, mas deu para chegar a casa. Amanha tenho de a levar a uma casa de pneus, de certeza que vai ter de levar um novo.


    3 de Dezembro de 2010
    A Predator ta de volta a estrada. Meti um Pirelli sl 26 que custou 38€. O pneu velho tinha um corte grande demais. Como nao encontrei uma oficina que fizesse o trabalho troquei eu em casa...


    1 de Janeiro de 2011
    Bom Ano a Todos!!!

    Com a entrada no novo ano, novos aumentos de combustível, incluindo o meu que subiu 4%. Contas feitas, ida e volta ao trabalho 28,3km passa de 0,114 para 0,120€ ou seja, aumentou pouco mais de meio cêntimo.

    A mota continua a rodar sem problemas e entra no novo ano com 4 323km que custaram 17,96€. O consumo medio esta a subir, 5,28kw aos 100km, ou seja 0,435€ a preço actual, devido ao problema do punho que quer andar sempre enrolado.


    28 de Janeiro de 2011
    Ultrapassei a barreira dos 5000km. Nestes últimos kms tive uma avaria no sensor do travão traseiro, eu travava e a luz de travão nao acendia, foi trocado pela garantia. Nada mais a assinalar

    Aqui ficam os dados estatísticos

    Total km percorridos - 5012km
    consumo médio -5,32kw aos 100km

    Total carregado -266,47 Kw
    Custo electricidade 21,10 €


    17 de Setembro de 2011
    A mota tem exactamente 12 911km, gastei 55,43€ em electricidade. Total de 678kw divididos por 366 cargas, todas elas efectuadas em casa em horário económico.

    Como o aumento brutal do Iva na electricidade, a minha mota passa a gastar mais 0,02€ por dia... a minha media passa agora a ser 0,50€ aos 100km.


    22 de Dezembro de 2011
    Bem, já que o pessoal se queixa dos DBs parados, aqui vão novidades... fiz 130km com uma carga e ainda sobraram electrões. Foi uma viagem ida e volta entre Vagos e São João da Madeira.
    Saldo final do dia 160km.
    Fui sempre a apontar para os 50km/h quando possível, porque este percurso é tudo menos constante... Muito transito, dezenas de semáforos... enfim... sao as alternativas as auto-estradas A29 e A1. Se fosse de carro certamente demoraria mais.

    E entretanto nova aventura... desta vez Vagos - Gaia onde fui a um encontro de proprietários de VEs... desta vez foram 192km num dia. Abasteci enquanto almocei e durante o encontro. Ida e volta pela nacional 109 e uma volta pela marginal entre Gaia e Espinho.
    O posto publico Mobie mesmo ali ao lado nao estava a funcionar ... ser pioneiro tem destas coisas. Valeu-nos a boa vontade da Taberninha do Manel que nos forneceu o combustível para o regresso para as motas e para nós.
    Esta a ser preparado novo encontro para Aveiro, no dia 25 de Fevereiro.
    Neste momento 17 200km feitos... tenho de pensar em trocar as pastilhas de trás.


    06 de Março de 2012
    Encontro eléctrico em Aveiro
    http://youtu.be/SWF6FvZG3WQ
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 17 de Abril de 2012
    Eu não me posso queixar da fiabilidade. Aqui esta mais uma prova:
    Imagem

    Aos 20 000km a primeira revisão... troca das pastilhas traseiras e do fluido dos travões. Feito em casa, preço: 5€


    24 de Julho de 2012
    3 meses sem actualizar este DB... bem nestes últimos 2 dias aconteceu muita coisa. Ontem troquei o pneu da frente, coloquei um Michelin Pilot Sport, hoje passei a barreira dos 24 000km.

    Há muito que me perdi nas contas, mas penso ter gasto cerca de 110€ em electricidade para percorrer estes 24 000km. Gastei também 5€ em pastilhas e 85€ em 2 pneus... nada mais.

    As baterias continuam em perfeita saúde. Hoje dei um passeio pela Figueira da Foz onde percorri 110km sem recarregar.



    27 de Julho de 2012
    A mais recente aquisição... Nexx X30 Viper por 80€
    Imagem



    04 de Setembro de 2012
    Só passei para dizer que esta maquina fez 2 anos no fim de Agosto, exactamente no dia 27. Até agora percorri 25 500km sem problemas nem manutenções, excepto pneus e pastilhas. Não noto qualquer perda de performance ou autonomia das baterias



    17 de Outubro de 2012
    Boa tarde a todos
    A minha eléctrica continua a rodar sem problemas e está quase a fazer os 27 000km. No ultimo sábado, surgiram uns percursos extra, quando reparo no conta-kms tinha quase 100kms feitos... já que faltava pouco para acabar a carga aproveitei a oportunidade para fazer uma descarga profunda e avaliar o estado das baterias. Os últimos kms foram feitos as voltas perto de casa, a mota fica preguiçosa, pouca força nos arranques, a velocidade de ponta caí percebemos perfeitamente que estamos sem carga, a 100m de casa o primeiro corte de corrente que me permitiu entrar na garagem sem esforço. Após este primeiro corte, é possível fazer mais uns 3-4km a velocidades muito baixas que numa emergência podem ser suficientes para encontrar a uma tomada. O teste mais simples que se pode fazer em casa sem recurso a nenhum equipamento especial consiste em fazer uma descarga profunda em seguida contabilizar a energia consumida na carga e comparar com os valores obtidos quando a mota era nova. O resultado que obtive deixou-me muito satisfeito... após 2 anos de utilização intensa diária e quase 27 000kms percorridos a capacidade das baterias permanece inalterada, sendo necessários os mesmos 6kwh (0,60€ em bi-horário) para atestar.

    Este teste também serviu para confirmar que o computador de bordo indica o nível real das baterias e é confiável. Carga total 5 horas.


    20 de Outubro de 2012
    Albergaria-a-velha 2012
    Imagem


    12 de Novembro de 2012
    28 000 kms passados....

    Hoje foi dia de viagem com a pendura por Ovar, praia do Furadouro, Torreira... saldo final 150 kms, com carga pelo meio no Dolce Vita Ovar enquanto almocei e fiz umas compras. Este centro Comercial tem um ponto de carga, mas é difícil de encontrar, foi necessária ajuda do segurança.



    17 de Novembro de 2012
    Oliveirinha - Aveiro 17 de Novembro de 2012
    Imagem

    Video do passeio num Nissan Leaf... o Iceman e as panelas Remos :lol:
    https://www.youtube.com/watch?v=eKrNwJ94nDw

    Desde bikes até um enlatado... um Nissan Leaf. Nós não somos racistas.

    Dei uma voltinha no Leaf que foi um espectáculo. Tenho em casa um carro com 110cv, potencia semelhante ao Leaf, mas a diferença de desempenho entre os 2 é enorme. O meu 207 Hdi parece do século passado em todos os aspectos. Mesmo estando familiarizado com VEs, é impressionante o silencio a bordo

    Mais novidades da Predator, comprei um pneu Michelin Power pure para a roda de trás por 42€. Será instalado em breve
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 29 de Novembro de 2012
    28 600kms
    Michelin Power Pure montado. Não sei em que loja foi comprado, pois nao fui eu que comprei, sei apenas que foi numa loja nacional, da zona de Gaia. Foi uma encomenda de grupo de 6 pneus no total. Este Michelin com medidas 130/ 60/ 13 ficou por 42€.
    Aqui esta ele ao lado do velho Pirelli SL 26 com 25 000kms.
    Imagem

    Bem, pelo que tenho visto o Pirelli SL26 tem uma excelente duração. Eu queria que este durasse até aos 30 mil, mas tinha um furo lento que estava cada vez mais rápido. Era um pequeno ferro espetado.
    Ja os pneus moles como o Michelin Pilot Sport têm durado entre 10 a 15 mil.

    Embora tivesse muito satisfeito com o Pirelli, resolvi experimentar o Michelin Power Pure que usa duas borrachas diferentes, mole nas laterais e intermédio ao centro


    31 de Dezembro de 2012
    Após 2 anos e 4 meses de prazer acabo 2012 com esta marca...
    Imagem

    Bom ano a todos


    5 de Fevereiro de 2013
    Passei os 31 000 kms.

    A media diária subiu. Tenho muitos dias em que faço cerca de 70 kms.
    Também passei a ter combustível de borla, o patrão paga!



    18 de Fevereiro de 2013
    Dediquei uma tarde inteira a minha eléctrica... fiz alguns melhoramentos.

    Primeiro, o acrílico do velocímetro e do CB estava amarelo. Tinha uma folha de acrílico cá por casa, foi só cortar a medida e ficou assim...
    Imagem

    Fiz algumas alterações na iluminação de forma a ficar mais visível de dia e mais eficiente de noite. 2 leds nos minimos de muito brilho, são os Cree Q5A. Como a mota tem 2 médios, num instalei um led, noutro instalei uma Philips HS1 H4 . De dia ligo apenas o led, porque tem mais brilho que qualquer lâmpada incandescente e de noite ligo os 2.
    Imagem
    Imagem

    E só para nao me enganar...
    Imagem
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 02 de Maio de 2013

    Hoje, dia de folga, ceu limpo, estava mesmo a convidar para fazer kms. As 10 horas saí de casa, sem destino, acabei por chegar a praia da Tocha... um pequeno passeio a pé, e regresso a casa. A meio da viagem lembrei-me de fazer um desvio e passar na praia fluvial de Olhos da Fervença. Nao liguei muito a fotos, mas mesmo assim tirei algumas com o telele.

    Olhos de Fervença
    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Cheguei a casa as 13 horas, após 80kms e pus a carregar e fui almoçar. De tarde ainda não estava satisfeito, e por volta das 15 horas saí rumo ao Luso.
    O lago de Luso
    Imagem
    Cúria
    Imagem

    Saldo final do dia
    80kms + 100kms = 1€


    24 de Maio de 2013
    Passei os 35 000kms. Tudo normal.


    24 de Junho de 2013
    36 600kms.... tenho de pensar em trocar as pastilhas de travão da frente, ainda sao de origem.
    E mais um pequeno passeio... praia da Barra
    Imagem
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 08 de Julho de 2013

    37 000kms completos e tive que trocar as pastilhas da frente e de trás.
    É a primeira vez que troco as pastilhas da frente e a segunda vez que troco as pastilhas de trás, apesar de usar mais o travão da frente ???_
    Deixo algumas fotos para para explicar o processo que é muito simples de fazer em casa e valido para quem tem motas chinesas Jonway, Eu-r, etc...
    Imagem

    Desapertar a pinça:
    Imagem

    Desapertar os 2 parafusos que seguram as pastilhas:
    Imagem
    Imagem

    Retirar as velhas e colocar as novas:
    Imagem

    Com a ajuda de uma chave de fendas fazer força para afastar as 2 pastilhas para que voltem a encaixar no disco:
    Imagem

    Apertar novamente os 4 parafusos e feito!
    Para o travão de trás, a mesma coisa, a única diferença é que uma das pastilhas tem mais uma patilha de encaixe:
    Imagem

    Tempo: 30 minutos
    Custo das 2 pastilhas: 12€

    Pastilhas compradas aqui: (atenção que a encomendas demoram 3-4 semanas a chegar)
    http://www.ebay.co.uk/itm/271067245779?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

    Comprei o mesmo kit de pastilhas para a frente e para trás. Para que a pastilha com a patilha pudesse encaixar na pinça da frente tive de cortar com uma rebarbadora como mostra na primeira foto.
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • 27 de Agosto de 2013
    A Predator faz hoje 3 anos e conta com 38 750kms!

    Neste ultimo ano fiz cerca de 12 500kms e as despesas foram:
    Electricidade: 65€
    Pastilhas frente + trás: 11€
    Seguro: 78€
    Pneu Michelin Power Pure: 42€

    1 ano, +12 000kms feitos com um total: 196€

    Só de IUC do enlatado pago quase isso!


    Por curiosidade o carro que usado pela esposa também fez 1 ano (nas minhas mãos) no dia 26.
    Aqui fica a comparação de custos:

    Carro Peugeot 207 sw 1.6Hdi, 1 ano 10 000kms percorridos
    Diesel: 663,74€
    Seguro: 240€
    IUC: 139,81
    2 pneus: 130€
    Reparações: 78€

    Total: 1251,55€

    Mota eléctrica Predator 1 ano, 12 500kms
    Electricidade: 65€
    Pastilhas frente + trás: 11€
    Seguro: 78€
    Pneu Michelin Power Pure: 42€

    Total: 196€

    Trocar um dos carros por uma mota, no meu caso fez-me poupar mais de 1000€ ano.


    12 de Outubro de 2013
    Uma mota eléctrica quarentona
    Imagem


    07 de Dezembro de 2013
    Depois de rodar 3 anos quase sem custos, devo dizer que perdi a cabeça e enchi a minha Predator de mimos.

    1º, o meu medidor de carga avariou. O problema foi a fonte de alimentação, que eu podia substituir por 5-10€. Mas como disse perdi a cabeça e comprei um novo que combina as funções de medidor de carga + battery managment system. É completamente programável no pc. Deste tensões de corte, balanceamentos, reserva, etc.

    2º Carregador extra de 10ah. Agora as cargas podem ser muito mais rápidas. Quando combinado com o meu carregador interno, posso carregar a 3 velocidades, a 10ah, 16ah ou 26ah, sendo que os 26ah significam mais de 50km de autonomia por cada hora de carga.
    Ainda pode parecer pouco... mas estou no limite das tomadas normais de casa 230v 16ah! Se puxar mais desliga o quadro eléctrico!

    3º Relógio

    Top case, ando a procura no OLX a bom preço... Kappa k53 ou Givi Maxia 52L

    Espero no total gastar menos de 400€.
    É um voto de confiança na Predator até aos 100 000kms que é o meu grande objectivo!

    Haaa... já tem quase 43 000kms... trabalho mais part time, 63kms por dia.

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Bem Mais uma grande Maquina a circular por estradas Portuguesas 8-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • 31 de Dezembro de 2013

    As mods estão todas a funcionar, excepto a topcase... que ainda nao encontrei um bom negocio!
    Imagem

    O meu carregador externo de 10ah
    Imagem


    07 de Janeiro de 2014
    A agua a fazer estragos... lá se foi o brake switch...
    Imagem

    O brake switch é a peça que faz acender a luz de travão quando apertamos a manete.
    Já comprei um par por 4€ aqui:
    http://www.ebay.co.uk/itm/281205112997?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649


    Também comprei uma película anti-embaciamento para o capacete aqui:
    http://www.ebay.co.uk/itm/190734028184?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649



    09 de Janeiro de 2014
    Dia de folga, dia de sol... dia perfeito para passear.
    De manha ver os barcos na Praia da Barra, de tarde subi a serra da Boa Viagem - Fig. Foz. 150kms no total...

    Desta vez nao me posso gabar do baixo preço da viagem... ficou-me bem caro, 120€ de coima
    Imagem
    Imagem
    Imagem


    18 de Janeiro de 2014
    Reforço do equipamento para um Inverno molhado...
    As calças custaram cerca de 20€ e foram estas:
    http://www.ebay.co.uk/itm/400449026254?var=670078471941&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

    O casaco também me surpreendeu pela positiva. Custou cerca de 95€
    http://www.ebay.co.uk/itm/190694120944?var=490076986400&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649


    18 de Fevereiro de 2014
    Hoje foi dia de uma viagem a Coimbra com a minha pendura e passei os 45 000kms.

    Cheguei a Coimbra com 59% de carga disponível, como fui ao Forum Coimbra que tem um ponto de carga MobiE, tinha intençao de testar o meu cartao MobiE bem como o posto. Estacionei, preparava-me para por a mota a carga quando constatei que me tinha esquecido do adaptador que liga a mota a ficha do posto _Zang_


    Cheguei a casa nesta situação... 93,4kms percorridos e 11% de carga disponível.
    Imagem

    Nunca cheguei a sentir a ansiedade da autonomia porque sabia perfeitamente que dava para chegar a casa. Mas acho que se cada posto de combustível dispusesse de um ponto de carga rápida ou lenta, grátis ou a pagar, a ansiedade acabava, mesmo com a autonomia pouco superior a 100kms dos actuais VEs.

    Curioso que embora o MobiE seja de utilização gratuita, eu raramente o uso e todas as vezes que usei foi apenas para testar ou por ser grátis e não por real necessidade.
    Se não proibirem os carros eléctricos de carregar em casa, antevejo um futuro negro para sector, porque a medida que surgem baterias com mais capacidade, a necessidade de cargas intermédias diminui drasticamente.

    Tenho andado todos os dias de mota, a maior parte das vezes com chuva... devo dizer que a chuva já chateia...


    17 de Março de 2014
    Mais um passeio e 46 000kms completos...
    Águeda
    Imagem
    Imagem
    Imagem



    02 de Maio de 2014
    Estou com cerca de 47 500km e a novidade é que..
    O telemóvel já fala com a mota...

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Não gastam plafond... comunicam por bluetooth, por isso podem falar até um deles ficar sem bateria _lool_

    É uma aplicação para Android que comunica com o bms por bluetooth... a maior utilidade desta aplicação são os registos. Todas as informações sobre temperaturas, voltagens, potencias, posição gps, velocidade são registadas em ficheiros log. Isto ajuda a detectar avarias.... já o registo dos dados gps é bom para esposas ciumentas
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Tão bem conheço tua mota e ainda não conhecia teu fantástico diário de bordo!
    Até dá gosto verificar os vários estágios no tempo de uma tão rodada mota!
    Muitos parabéns!
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56

Próximo


Voltar para Diários de bordo



cron