MRider - Scooter Electrica @ Madeira


  • Sim é verdade.
    Agora imaginem ter comprado a 1 scooter de 3000w e nunca a ter experimentado, e quando cá chegou apanhar uma pequena subida e ela já a se negar a subir ui ui :roll: :lol: .

    O problema aqui e subir 2 ou 3 km com inclinações medias de 16%.

    Eu próprio ja tive oportunidade de testar o twizy por 2 vezes e na primeira vez com 2 passageiros numa subida de 20% prolongada ele parou a meio.

    Deixei descansar um pouco e la ele subiu o resto :lol:
    MRider
     
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  • Boas

    Enquanto muitos de vós iam em passeio até Ourém aqui na Madeira trabalhava-se no duro :-)

    Vem aí algumas novidades :-D
    MRider
     
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  • Ora bem vamos la actualizar um pouco este DB.

    Num fim de semana meti mãos a obra e decidi abrir as minhas 6 baterias a fim de retirar a células que se encontravam no interior.
    Só assim consegui balenciar as 24 células e estavam como era de esperar todas desbalenciadas.

    Sendo assim consegui retirar cerca de 6 kg ao pack de baterias, poderia retirar o dobro se tirasse as cintas também, mas segundo o eng MVS não é de todo recomendado.
    E assim deixei com as cintas, mas reorganizei as baterias ganhando o espaço para mais 1 bateria com 4 células. Vou aproveitar esse espaço para em breve adicionar mais 20 Ah . (40 Ah+ 20Ah )

    Fiz um primeiro balenciamento manualmente a 1 A e ouve células que levaram mais de 900mAh.

    Depois não contente com o comportamento das células fiz num sábado um balenciamento a 0,5 A em que demorei o sábado todo porque levava cerca de 15min em cada célula.

    Hoje depois de já estar a andar a uma semana e pouco , fiz a verificação das células e após ser carregada durante a noite e ficar a descansar umas 4 ou 5 horas a diferença entre células é entre 0,01v e 0,02v.

    Se não tivesse aberto as baterias e feito o balencimento em pouco tempo tinha o pack estragado.

    Deixo algumas imagens e vídeo:

    Imagem
    Imagem

    https://www.youtube.com/watch?v=fMWWTVP ... e=youtu.be
    MRider
     
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  • Andava com ideias de meter xenon na mota mas depois dos testes que fiz hoje acho melhor não .

    O xénon produz picos violentos na voltagem que se consegue medir com multímetro :shock:
    Mesmo adicionado 2 filtros na parte de 12 v nada se altera.

    So se houver talvez um filtro na parte de 72v .

    É pena pois o xénon com a lente ia a ficar muito bem na mota e não encadeava ninguém.

    Alguns videos :

    Este video foi feito com uma bateria de 12v
    :arrow: https://www.youtube.com/watch?v=-eFVIdD ... e=youtu.be

    Este video foi feito com um DC-DC ligado ao pack 72v
    :arrow: https://www.youtube.com/watch?v=FIUpuO3 ... e=youtu.be
    MRider
     
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  • 151.2V aos 0:33 nos 72V (2º video)

    Practicamente duplicou a tensão do pack (83,4V) e para aparecer no multímetro é um transiente lento com vários décimos de segundo de duração.

    Isto tem potencial para destruir os Mosfets do controlador do motor, os condensadores do DC Bus dificilmente irão manter a tensão dentro de valores seguros.

    Obrigado por este importante registo Mariano.

    PS: Tinhas algum filtro no circuito de 12V. Em caso afirmativo fizeste o teste sem o respectivo filtro?
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:151.2V aos 0:33 nos 72V (2º video)

    Practicamente duplicou a tensão do pack (83,4V) e para aparecer no multímetro é um transiente lento com vários décimos de segundo de duração.

    Isto tem potencial para destruir os Mosfets do controlador do motor, os condensadores do DC Bus dificilmente irão manter a tensão dentro de valores seguros.

    Obrigado por este importante registo Mariano.

    PS: Tinhas algum filtro no circuito de 12V. Em caso afirmativo fizeste o teste sem o respectivo filtro?


    Fiz o teste sempre com o 2 filtros ligados em serie no circuito de 12v
    MRider
     
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  • Se tiveres disponibilidade Mariano e por descargo de consciencia repete por favor o teste dos 72V sem nenhum dos filtros ligado no circuito de 12V.
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:Se tiveres disponibilidade Mariano e por descargo de consciencia repete por favor o teste dos 72V sem nenhum dos filtros ligado no circuito de 12V.


    Ok vou tentar fazer amanhã.

    Não existe maneira de atenuar o pico pois não ?
    MRider
     
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  • Isso visto num osciloscópio é que era!
    Mas já deu para perceber que algo não é bom!
    Obrigado pela partilha!
    Jorge Rocha
     
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  • O tal pico aparece a ligar ou desligar o circuito de 12V do Xenon?

    Estás a fazer o corte nos 12V certo? Para simular a situação de montado na mota.
    MVS
     
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