A que tensão carregar as células LiFePO4?


  • rnm Escreveu:Excelente informação aqui:


    Finalmente tive oportunidade de ver o video na totalidade. Gostei imenso. Obrigado rnm por esta partilha.

    Olhando para o quadro apresentado no video no minuto 25:15

    É mostrada a eficiência coulômbica para várias descargas a várias temperaturas para vários tipos de química. Associam-se as reacções parasitas á degradação das células.

    Na practica até aos 45 graus Centígrados a química LiFePO4 faz 2.5x mais ciclos que a química LiCoO2, os gráficos apresentados nada disso sugerem. A química LFP não é de facto a mais compacta ou leve. Não entendo porque fica aqui tão mal na fotografia.

    A perigosidade, instabilidade, auto-descarga, custo, e inviabilidade para grandes formatos da célula LiCoO2 não é abordada.

    É caso para dizer: nem só de eficiência Coulômbica vive uma célula.
    MVS
     
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  • É mais ou menos isso, mas temos alguns "mas":

    Aquilo que fala de "prática", é provavelmente com base no que leu ou testou de células de qualidade medíocre.
    A realidade é que, com células de boa qualidade, não há grande diferença em termos de vida em tempo ou ciclos, basta ver os dois gráficos abaixo: LifePO4 de topo vs LiCoO2 de boa qualidade.
    Atenção que os testes são bastante diferentes, LFP foi a 23ºC durante 4 anos e 7 meses, e LCO foram 8 anos a 37ºC...
    LiCoO2.jpg



    Só são mais perigosas se furadas. O resto é má qualidade de fabrico e mau uso. Instabilidade idem. Acha que a Medtronic poria células perigosas em aparelhos médicos...?
    Custo? Só se for para nós, toda a gente usa LCO em tudo exactamente por causa do menor custo. Incluindo a Tesla.
    Auto descarga, q eu saiba, demora uns bons meses ou anos...
    E há algumas de grande formato, não existe nenhuma impossibilidade técnica.
    rnm
     
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  • rnm estamos a fugir ao assunto do tópico, isto tem como consequência toda esta discussão só ser encontrada mais tarde por acidente a quem dela necessite.

    Independentemente de quaisquer produtos para aplicações médicas desenvolvidos pela Medtronic a realidade é que actualmente a química LCO (LiCoO2) é chamada a química dos 800 ciclos.

    É habitualmente utilizada em baterias de computador portátil e telefones móveis. Como toda a gente tem destes produtos em casa sabe que em termos de ciclos de vida esta química fica muito aquém do desejado mesmo com células de marcas conceituadas.

    O único carro a utilizar a química LCO foi o Tesla Roadster e mesmo assim fizeram apenas cerca de 2500 carros. A Tesla resolveu o assunto utilizando um pack muito maior do que o necessário para limitar as descargas profundas e estica assim os ciclos de vida para os 1500 ciclos (DOD limitada).

    O Tesla Model S usa a química NCA.

    A Americana Boeing e a Japonesa Yuasa também não estavam a brincar quando o 787 Dreamliner foi "grounded" durante meses pela FAA pelos sucessivos incêndios nos packs de baterias LCO que demoraram 4 horas a apagar já no solo por equipas de bombeiros especializados.

    Se houver interesse em prosseguir com este assunto deverá ser aberto um tópico para tal.
    MVS
     
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  • Estamos a fugir sim senhor, é possível mover os comentários anteriores para outro post?
    rnm
     
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  • Basta criar o novo tópico e pedir á administração para mover os posts designados.
    MVS
     
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  • eu gosto de carregar ate cerca de 3,5V ou 3,45V , e tenho um pack de baterias de 34 celulas de 40Ah , a carregar 3,44V por celula , são CALB CA40 , e carrega cerca de 39Ah se o pack estiver vazio.
    CMCM
     
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  • Pelo teu nick e pelo q escreveste, acho q já sei quem és... :D

    Bem-vindo Mestre! ;)
    rnm
     
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