J. F. Palma-Ferreira |
15:23 Sexta, 6 de Junho de 2014
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EDP dá "borlas" para incentivar mobilidade elétrica
Ao lançar o tarifário "energy2move", a EDP oferece um ano de eletricidade grátis a quem comprar um carro elétrico em 2014
Ao oferecer um ano de eletricidade grátis, a EDP entra a 'matar' na campanha de marketing do novo produto "energy2move", dirigido a quem precisa de carregar as baterias de carros elétricos.
O novo produto para a mobilidade elétrica foi hoje apresentado pelo próprio presidente executivo da EDP, António Mexia, no Museu da Eletricidade em Lisboa, que enfatizou as vantagens ambientais dos automóveis elétricos e a poupança energética que proporcionam - no limite, comentou, "se todos os veículos em Portugal fossem movidos a eletricidade, o país poupava 2 mil milhões de euros por ano", feitas as contas ao petróleo que Portugal deixava de importar.
No entanto, a "borla" de um ano de eletricidade grátis apenas se aplica a um consumo máximo anual de 400 euros, com a ressalva desta oferta da EDP apenas se aplicar aos primeiros 500 clientes do novo tarifário "energy2move" que adquiram os seus veículos elétricos em 2014. E os carros só podem ser das marcas que são parceiras da EDP Comercial na mobilidade elétrica.
De qualquer forma, o tarifário "energy2move" pratica descontos até 10% na eletricidade e até 5% no gás natural. Na modalidade "verde", este tarifário inclui descontos de 10% na eletricidade carregada à noite e até 4% nos carregamentos feitos durante o dia, sendo um desconto de 2% na tarifa bi-horária para potências iguais ou superiores a 10,35 kVA e 4% de desconto da tarifa tri-horária.
"Veículos elétricos serão decisivos"
Na modalidade do tarifário "energy2move total", os descontos no consumo de eletricidade são iguais, sendo complementados e acrescidos com 5% de desconto no consumo de gás natural, para os escalões 1, 2 e 3. Esta campanha da EDP inclui a venda de um carregador para ser instalado em casa, que permite carregamentos de 2 a 8 horas, permitindo a monitorização dos abastecimentos e dos consumos por smartphone.
António Mexia referiu que além da eficiência de funcionamento e da redução de consumos, as questões ambientais relacionadas com a necessidade de redução das emissões poluentes dão uma maior importância aos veículos elétricos. "Em algumas cidades chinesas a redução das emissões poluentes é um objetivo cada vez mais relevante, pelo que os veículos elétricos serão decisivos na melhoria das condições de vida dos habitantes dessas grandes cidades", comentou o presidente executivo da EDP.
Segundo dados do setor automóvel, a partir de 2007, Portugal registou uma evolução notória na redução das emissões poluentes do parque automóvel e em 2013 foi o terceiro país da União Europeia com veículos menos poluentes. Esta melhoria nas emissões de CO2 e de partículas emitidas para a atmosfera deve-se à redução da idade média dos veículos que circulam em Portugal ocorrida nas última duas décadas, embora a idade média do parque automóvel nacional tenha voltado a aumentar nos últimos três anos devido à redução de vendas de veículos novos.
Só 166 veículos elétricos vendidos no ano passado
Além disso, entre os 105.324 veículos vendidos em Portugal em 2013, só 166 têm motorizações elétricas. Apesar dos preços dos carros elétricos terem baixado (por exemplo, fonte da GM referiu que no caso do modelo Ampera, a redução do preço de venda rondou os 6000 euros) e da autonomia ter aumentado (fonte da Nissan refere que a autonomia do novo Leaf subiu para cerca de 190 quilómetros), o preço dos veículos elétricos continua a ser muito elevado para o rendimento médio dos portugueses.
As famílias portuguesas continuam a preferir a compra de veículos a diesel, um segmento em que os consumos médios dos novos motores também baixou significativamente ao longo da última década. Segundo as estatísticas oficiais, em 2013 perto de 73% dos veículos vendidos e matriculados em Portugal são movidos a gasóleo.
A seguir vêm os carros a gasolina, que tiveram um peso de 26% nas vendas de 2013. O segmento seguinte foi o dos veículos a gás de petróleo liquefeito (GPL), com 0,8% das vendas. E só 0,2% dos carros vendidos no ano passado (116 veículos) têm motor elétrico. Ainda foram vendidos 41 veículos híbridos em 2013.
Na Europa tem havido um aumento de vendas dos veículos elétricos, com destaque para o mercado francês e dinamarquês.
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