Estive a ver como começou isto. O melhor de tudo é que a base dos carros é a mesma. Apenas depois os mecânicos fizeram alterações mas na base é tudo a mesma coisa. O que vai ganhar isto são os pilotos e neste caso a fiabilidade dos mesmos. Custaram cerca de 300 mil euros cada carro e estão pilotos conhecidos.
Bruno senna Uma mulher que se crê que vá dar muita luta pois é muito competente a nível de velocidade mas também análise do carro eléctrico
Uma maneira de dizer Mariano... ;) O Leaf dá 160 a brincar caramba. Aqueles monolugares nem essa velocidade atingiam... Vou ver o documentário então. Pode ser que expliquem porque é que não fizeram muito melhor...
Não vi a corrida nem o documentário mas espero vir a ter essa oportunidade.
Os meus 5 cêntimos sobre o assunto:
Uma coisa são as especificações de cada carro outra coisa são as especificações permitidas durante a corrida.
As regras para a corrida são as seguintes:
Potência máxima para o motor: 150 KW = 202.5 bhp ; FanBoost de +30 KW por 5 segundos
Em qualificação 200 KW = 270 bhp
Capacidade utilizável do pack de baterias do carro durante a corrida: 28 KWh O pack do carro pode ser de 32 KWh mas carrega-se o peso extra e a energia extra não pode ser usada em prova.
Por exemplo para uma corrida de 14 voltas é necessário gastar uma media de 2 KWh / volta. Se te excitares a meio, lá para o final tens de levantar muito o pé.
Os pneus duram de 10 a 13 voltas consoante o abuso.
Tornam-se corridas muito tácticas, há muito em que pensar durante a corrida em termos de conservação de energia.
Os carros conseguem regenerar durante a corrida cerca de 3 KWh (10% da energia total consumida).
O Leaf apesar de ser um excente citadino demoria cerca do dobro do tempo a cumprir a corrida se inserido lá no meio devido a uma longa lista de razões.
Estes carros de competição aceleram dos 0 aos 100 Km/h em 3s e o top speed é de cerca de 220 Km/h com cerca de 80 dB de ruído produzidos. Pesam 780 Kg, têm uma caixa com duas relações e baterias Li-Ion de 800V que duram para 25 min e carregam aproximadamente em 90 min.
Para que não viu... aqui fica o registo:
O ruído agudo é o motor eléctrico a rodar ás 18.000 rpm
Chamo a atenção para as imagens filmadas do ponto de vista to cockpit. Não é F1 style mas de lento nada tem.
Ao Alain Prost não lhe cabia um feijãozinho... de tão inquieto que estava ao ver o filho envolvido no acidente do final da corrida.
A pole position pertenceu precisamente a Nicolas Prost filho do tetra-campeão do mundo de F1 Alain Prost com o tempo de 1:42.200 nos 3,4 Km da pista de Beijing a uma média de 150.656 Km/h. O circuíto tem várias chicanes para fazer abrandar a velocidade média dos veículos.
Este ano os carros são todos iguais produzidos pela Renault. Para a época do próximo ano teremos vários fabricantes e as coisas poderão ou não ficar mais interessantes.
As catraias (Katherine Legge) percebem disto:
Ver no video acima (8:08) os sistemas de carga por placa de indução no solo para os BMW i3 e i8 (medical e pace car).