Página 1 de 1

Incentivos

MensagemEnviado: 28 fev 2015, 14:12
por afreitas
Fundos comunitários apoiam renovação de frotas que promovam a eficiência energética.
Apoio é reembolsável e varia entre 50% e 70%.


As empresas vão poder comprar carros eléctricos com apoios dos fundos comunitários, para substituir veículos da sua frota, revelam os regulamentos específicos relativos ao domínio da Sustentabilidade e eficiência no Uso de Recursos hoje publicado em Diário da República.
Este é apenas um dos tipos de operações que poderão beneficiara de apoios comunitários no âmbito da promoção da eficiência energética e da utilização das energias renováveis nas empresas. Em causa está a "aquisição de veículos eléctricos ou de veículos com motorização a gás natural veicular, comprimido ou liquefeito, desde que não aumente a dimensão da frota", pode ler-se nos regulamentos.
Estes apoios serão reembolsáveis sendo concedidos através de instrumentos financeiro com taxas de comparticipação que variam entre 70% nos projectos financiados através do Programa Operacional Regional do Norte e 50% para o Programa Operacional Regional de Lisboa.
Na lista de operações elegíveis para as empresas que queiram fazer uma aposta na eficiência energética está ainda a instalação de centrais de ar comprimido, geradores de vapor, caldeiras, instalações frigoríficas, iluminação entre outros. Mas também as intervenções nas instalações seja a substituição de caixilharias para vidros duplos, pavimentos e coberturas de modo a reduzir o consumo de energia.
ECONÓMICO.