Página 1 de 4

MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 17:32
por hjmrodrigues
Aqui está o diário de bordo da moto eléctrica mais linda de Pombal...

O trabalho de conversão foi todo feito por mim, mas a moto já era bonita antes!!

Tem um pack de 72V 40Ah, um motor Golden Motor de 5kW arrefecido a ar.
Controlador de 8 kW da Kelly.
Tem um Calculador desenhado "in the house" que faz a medição do estado de carga por contagem de coulombs.
Usa o conta-rotações para indicar a percentagem de carga restante ou a corrente instantânea.
Tem um módulo Bluetooth que comunica com um smartphone para dar mais detalhe acerca do estado das baterias.
Estou a trabalhar na integração de um software de diagnostico OBDII para ter uma visualização mais gráfica dos parâmetros da moto e baterias.











Diz quem já andou nela que trava bem... Hem Jorge Rocha??

Ok façam perguntas... se quiserem... eu vou respondendo se conseguir!!

Site do fabricante da moto:http://www.motorhispania.es/en/models/naked/6_17_mh7_mh7_125_naked_air_cooled

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 17:53
por MVS
Foi o projecto que mais gostei de ver em Ourém. É de facto bem linda... Estás de parabéns.

A integração da instrumentação está muito interessante.

Sendo o peso a seco de 120Kg (+ depósito combustível de 12,5 l). Como ficou este número na tua configuração (72V 40Ah)?

Vejo potencial para levar um motor Mars e um controlador FOC sinusoidal para poderes rodar o punho á vontade.

Analisando a imagem de perfil da versão com motor a gasolina parace haver espaço para versões com mais capacidade para aqueles que necessitam de maiores deslocações.

A mota compra-se por 1000 Eur usada em Espanha com alguma facilidade. Tens algum canal priveligiado para a comprar nova sem motor?

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 17:55
por hjmrodrigues
O primeiro passeio foi até ao encontro nacional de ourem, no dia 14 de Junho de 2014...

Algumas imagens para a memória.

Algumas fotos não são da minha autoria.. mas os donos andam por ai!






O grupinho do norte... *****

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 18:01
por hjmrodrigues
MVS Escreveu:Foi o projecto que mais gostei de ver em Ourém. É de facto bem linda... Estás de parabéns.

A integração da instrumentação está muito interessante.

Sendo o peso a seco de 120Kg (+ depósito combustível de 12,5 l). Como ficou este número na tua configuração (72V 40Ah)?

Vejo potencial para levar um motor Mars e um controlador FOC sinusoidal para poderes rodar o punho á vontade.

Analisando a imagem de perfil da versão com motor a gasolina parace haver espaço para versões com mais capacidade para aqueles que necessitam de maiores deslocações.

A mota compra-se por 1000 Eur usada em Espanha com alguma facilidade. Tens algum canal priveligiado para a comprar nova sem motor?



Obrigado!

O peso aumentou 10kg...
Gostava mesmo muito de lhe colocar um controlador sinusoidal... aceitam-se ofertas!! ;)
Ela tem espaço para receber o dobro da capacidade em baterias sem grandes alterações.
Sim. ;)

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 18:25
por MVS
A foto do grupinho do Norte traz-me a recordação de um final de semana bem passado.

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 28 jun 2014, 18:46
por MRider
Bem temos aqui projecto. :shock:

Muitos parabens

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 29 jun 2014, 03:46
por Jorge Rocha
Descrevendo uns 5km em que tive o prazer de conduzir esta bela mota!
Aspectos positivos:
A posição do corpo projectado para a frente dá uma perspectiva de maior segurança e de querer andar sempre a dar-lhe "gás". Faz com que estejamos apoiados nos pés e nas mãos, com mais força que numa maxiscooter, distribuindo o peso de nosso corpo em vários pontos da mota parecendo que lhe fazemos parte.

O arranque é fenomenal! Penso que não ficará a dever nada às suas irmãs CI´s.

Os travões são de uma sensibilidade enorme. A primeira vez que travei quase ia saindo para a frente da mota, ou sacando uma "égua".

As suspensões são de uma suavidade fantástica, amortecendo as maiores irregularidades como se nada fosse!

O barulho do controlador neste motor, até parece uma CI com "silenciador duplo", até não me aborreceu nada!

Um acelerador muito progressivo. (o mesmo que uma CI mas com a ligação a um acelerador interno eléctrico)

Um equilíbrio fantástico. Até pede para retirar as mão do guiador que parece ter condução assistida.


Aspectos a melhorar:
A manete do travão da frente tem um parafuso de afinação e estava sempre a arranhar o dedo quando eu lá lhe tocava. Provavelmente depois de me acostumar já nem lá colocaria o dedo...

O motor terá de estar melhor fixo, para que a corrente de transmissão faça ainda menos ruído em determinada posição de aceleração.

Travagem regenerativa desactivada!


Em resumo, estou apaixonado pela mota!

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 29 jun 2014, 08:09
por Orlando
Realmente muito linda!

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 29 jun 2014, 23:35
por MRider
Foi fácil a programação do painel de instrumentos ?

Re: MH7 Naked a Lítio.

MensagemEnviado: 29 jun 2014, 23:43
por hjmrodrigues
Foi... não programei nada...
O meu calculador gera um sinal que simula os impulsos do volante do motor...
8-)