Apenas para alertar quem porventura esteja distraído ou não tenha reparado bem no titulo deste post: 60 Voltes Gel = Baterias de Chumbo. O pack de baterias desta máquina é de 2011, já estiveram bastante desbalanceadas ao ponto de ter sido substituída uma célula há 4 meses. Mesmo mal tratadas, estas baterias passados quatro anos e 11.000 km ainda surpreendem. Vamos ver quantos kilómetros ou anos durarão. Cá por mim vaticino 22.000 km e funeral lá para 2017.
Não conto com isso Artur. Mas se chegarem aos 15.000Km na próxima Primavera mantendo os vinte e poucos km de autonomia que necessito dou-me por satisfeito porque tenho o investimento que fiz amortizado. Ainda vem aí muito frio para fazer estragos até lá. Na altura decidirei o que fazer depois.
Hoje de manhã cedo (7:30) esteve frio como ainda não havia experimentado este Inverno. Depois da mota ter ficado a carregar ao relento com a capa passei por zonas rurais com temperaturas inferiores a 2ºC. Mesmo com luvas polares as pontas dos dedos estavam geladas. Dei uma carga intermédia de 20min a 5A DC senão teria chegado ao destino (23Km) aos soluços.
O meu Leaf hoje veio todo contente com 2º C exteriores e 5,5 ºC no pack... Só a disponibilidade de regeneração ficou limitada a 10~12 kW (conforme descia o estado de carga aumentava a disponibilidade de regen) em vez dos 30 kW habituais com temperaturas mais elevadas. (Máximo 0,5C). A disponibilidade de descarga continuou nos 80kW (4C).
Muito diferente das químicas habituais das motos: chumbo ou Litío Ferro Fosfato (LiFePO4). As do meu carro acima de 20º C o ritmo de degradação dispara.