Avião? Não me tinha lembrado dessa! Começa a pensar nisso :)
Ontem após duas deslocações à JR Lab bati um novo record pessoal: 258 km!
Iceman, estou a aproximar-me do teu record! :mrgreen:
Bem, as idas ao JR Lab tiveram razões de ser.
Vamos por partes:
A primeira "novidade" foi a aplicação de uma lâmpada led. Pois, como é sabido, a lâmpada original de halogéneo tem uma fraca iluminação. Em dias de chuva então é para esquecer... Há muito, desde que tive a nimh, que queria aumentar a iluminação, tanto para ver, como para ser visto. Por vezes não valorizamos, mas uma boa iluminação de dia, permite que sejamos vistos pelos automobilistas a uma grande distância, e evitar assim acidentes.
Tinha duas hipóteses, xenon ou led. Optei pelo led, por várias razões:
- por estar habituado no meu Prius PHV ao led, não me apetecia experimentar outra tecnologia;
- porque, ao ligar, a iluminação é instantânea, sem aquele pequeno tempo de aquecimento e sem quebra entre a passagem médios/máximos;
- porque apenas foi colocar uma lâmpada e fazer uma pequena adaptação (mais abaixo nas fotos) ocupando pouco espaço;
- porque achei a luz mais branca.
O Xenon que o Jorge Rocha aplicou, para eu comparar, tinha uma vantagem em relação ao LED. Mais abaixo explicarei.
A lâmpada em questão
Comparação entre as lâmpadas
Dado às dimensões da lâmpada não deu para colocar a borracha de vedação original. Assim, o Jorge aplicou um "vedante" para evitar a entrada de pó e mosquitos.
Para fixar a lâmpada
A vantagem do xenon que o JR me apresentou é que por ser de 35w, portanto igual à lâmpada original, não apresentava a luz verde de médios a piscar na dashboard. O JR sugeriu colocar uma resistência de 5w ou uma lâmpada de 5w para compensar e assim evitar a anomalia na dashboard.
Optei pela lâmpada juntando o útil ao agradável ;)
Agora o porta luvas é iluminado! Isto faz-me pensar que também podia ser refrigerado! :lol:
Resultado:
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!