Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM


  • Estás a cuidar muito bem da tua menina! Ela merece, pois por aquilo que tens vindo a partilhar, tem superado alguns desafios com nota positiva.
    RAA
     
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  • O que temia acabou por acontecer :| Andei vários dias com algum cuidado e gradualmente fui despreocupando-me. Parecia que o produto estava a aprovar, mesmo em paralelos. Mas hoje numa estrada que até não é muito degradada passei numa lomba e o telemóvel soltou-se :shock:
    Portanto, com vibrações constantes não há problema. Uma lomba ou cova que implique um impacto mais violento pode provocar a queda do telemóvel.
    jasmim
     
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  • Instalei o ICM DIY 1708 (tinha o REV 1008).
    As novidades são:

    Buzina que toca mais alta (não tem a que toca baixinho)
    4 Piscas
    Cruise Control
    E creio a compatibilidade com xenon (não testei)

    Quem estava habituado ao som da buzina do REV 1008, nota de imediato um som mais audível. Prefiro.
    Os 4 piscas: é sem dúvida algo que fazia falta, agora é que vou poder fazer acompanhamento de eventos... :D
    O Cruise control, contrariamente a um carro, não estabiliza a velocidade mas sim a amperagem. Ou seja, estabilizando, por exemplo em 30 ah, tanto circulamos a 50 km-h como a 90 km-h. Gosto muito desta funcionalidade. Eu, que me preocupo em circular o mais possível a 30 ah, dá imenso jeito em longas tiradas. O único senão é que, ao contrário do meu carro, se acelerar, ele responde e largando o acelerador volta à velocidade programada. Com o CC da Vectrix não há resposta do acelerador, é necessário rodar o punho ao contrário ou travar para anular o CC e acelerar.

    Xenon? Ainda não sei. Talvez Led.
    jasmim
     
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  • Está a ficar cada vez melhor essa mota. :)

    Assim, por este andar, ficas com um avião!
    Jorge Rocha
     
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  • Avião? Não me tinha lembrado dessa! Começa a pensar nisso :)

    Ontem após duas deslocações à JR Lab bati um novo record pessoal: 258 km!
    Iceman, estou a aproximar-me do teu record! :mrgreen:


    Bem, as idas ao JR Lab tiveram razões de ser.

    Vamos por partes:

    A primeira "novidade" foi a aplicação de uma lâmpada led. Pois, como é sabido, a lâmpada original de halogéneo tem uma fraca iluminação. Em dias de chuva então é para esquecer... Há muito, desde que tive a nimh, que queria aumentar a iluminação, tanto para ver, como para ser visto. Por vezes não valorizamos, mas uma boa iluminação de dia, permite que sejamos vistos pelos automobilistas a uma grande distância, e evitar assim acidentes.

    Tinha duas hipóteses, xenon ou led. Optei pelo led, por várias razões:
    - por estar habituado no meu Prius PHV ao led, não me apetecia experimentar outra tecnologia;
    - porque, ao ligar, a iluminação é instantânea, sem aquele pequeno tempo de aquecimento e sem quebra entre a passagem médios/máximos;
    - porque apenas foi colocar uma lâmpada e fazer uma pequena adaptação (mais abaixo nas fotos) ocupando pouco espaço;
    - porque achei a luz mais branca.
    O Xenon que o Jorge Rocha aplicou, para eu comparar, tinha uma vantagem em relação ao LED. Mais abaixo explicarei.

    A lâmpada em questão
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    Comparação entre as lâmpadas

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    Dado às dimensões da lâmpada não deu para colocar a borracha de vedação original. Assim, o Jorge aplicou um "vedante" para evitar a entrada de pó e mosquitos.
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    Para fixar a lâmpada
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    A vantagem do xenon que o JR me apresentou é que por ser de 35w, portanto igual à lâmpada original, não apresentava a luz verde de médios a piscar na dashboard. O JR sugeriu colocar uma resistência de 5w ou uma lâmpada de 5w para compensar e assim evitar a anomalia na dashboard.

    Optei pela lâmpada juntando o útil ao agradável ;)
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    Agora o porta luvas é iluminado! Isto faz-me pensar que também podia ser refrigerado! :lol:

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    Resultado:
    SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
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    jasmim
     
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  • Vamos à 2ª parte.
    A Gearbox desta li+ tinha um ruído de funcionamento que não me agradava comparativamente à NIMH. A baixa velocidade ou mesmo deslocando a Vx à mão, ouvia-se um "clac clac".
    Com 45 mil km, nunca foi mudado o óleo da gear box. Era tempo de fazer alguma coisa.

    Com base neste vídeo:



    começou o trabalho:
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    Contrariamente ao que eu pensei, não foi preciso perfurar esta peça para depois colocar o óleo, pois já estava feito. Provavelmente terá vindo assim de fábrica (por ser li+ ?), pois tenho a informação que este serviço nunca foi feito.
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    A pequena marca no alinhamento do buraco de enchimento do óleo, também já existente.
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    Uma boa limpeza com ar comprimido. É de realçar a quantidade significativa de limalhas, a grande causa dos ruídos da gearbox
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    Foi aplicado este óleo comprado e recomendado pela Masac
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    e este aditivo com teflon, especialmente recomendado para diminuir a fricção
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    Antes da limpeza da gear box, vê-se a força existente



    Depois da limpeza:



    RESULTADO:
    Grande melhoria, acabaram-se os "clac clac", funcionamento mais silencioso e mota mais solta.
    jasmim
     
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  • Excelente partilha Jasmim, e excelente trabalho Jorge.
    Tenho a certeza que a informação aqui partilhada, de extrema utilidade, vai despertar o interesse de alguns utilizadores das Vectrix.

    E tu Jorge, estás a ficar especialista na Vectrix! :)

    Confesso que tenho imensa vontade de experimentar a tua Vectrix Jasmim... :)
    RAA
     
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  • RAA Escreveu:E tu Jorge, estás a ficar especialista na Vectrix! :)
    Tento estar à altura para fazer qualquer trabalho nos veículos eléctricos, independentemente de sua marca ou categoria. Vivendo e aprendendo...

    Obrigado RAA.
    Jorge Rocha
     
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  • Muito bom .

    O videos tem um pouco de ruido de fundo hehe :mrgreen:
    MRider
     
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  • Faz praticamente 5 meses que comecei a circular com a minha Li+ com as baterias Calb. Durante estes meses já percorri 5 000 km. A mota tem-se portado lindamente. Faz regularmente 50 a 70 km sem necessidade de carregamentos intermédios. Ainda não sei ao certo qual a autonomia máxima. Ainda não fui além de 123 km com uma só carga.
    Tenho procurado fazer carregamentos entre os 500w e 800w e, contrariamente à NIMH, a temperatura das baterias mantém-se facilmente abaixo dos 30ºC. Tenho a sorte de viver numa zona ventosa e fresca, isso ajuda a refrescar as baterias. Creio que o isolamento aplicado pelo Jorge Rocha também ajuda.
    jasmim
     
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