Página 3 de 6

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 11 abr 2015, 11:51
por MVS
O Jorge Rocha e o Jasmim estão ambos de parabéns.

Força Jasmim.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 13 abr 2015, 11:42
por jasmim
Os parabéns vão todos para o Jorge porque sem ele não teria a moto que tenho. Permitiu tornar um desejo em realidade, algo que ainda há pouco tempo não pensava ser possível tão cedo para mim. :)

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 14 abr 2015, 00:12
por Jorge Rocha
Nada disso, os parabéns serão para ser distribuídos por todos nós, que mantemos viva uma mobilidade que melhora o ambiente, que muitos ainda não se aperceberam, infelizmente. Mas agradeço pela parte que me toca! ;)

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 21 abr 2015, 06:50
por jasmim
Para quem andou mais de duas décadas de moto CI, em determinadas circunstâncias sentia necessidade de estacionar a mota em lugares inclinados. Para estabilizá-la, tinha de a travar com a velocidade engatada.
Noutros casos, com a moto parada, tinha de largar as 2 mãos numa descida/subida para procurar, por exemplo, um objeto no casaco. Neste caso, para segurar a moto, valia-me o travão de pé.

Com a Vectrix tive que me adaptar. Coloco o descanso lateral se tenho que largar as duas mãos, mas em descida é mais complicado.
Quando tenho que estacionar em lugares com forte inclinação, procuro encostar a roda ao passeio, quando há. ..

Até que apliquei um sistema que permite bloquear manualmente a manete de travão


Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 21 abr 2015, 08:24
por MRider
Brutal :-o foi construído por ti ?

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 22 abr 2015, 00:05
por afreitas
De facto um travão de estacionamento faz muita falta.

A BMW tem um sistema muito bem pensado: Quando se abre o descanso lateral, este acciona um cabo de travão que por sua vez fecha dois calços por acção mecânica.
Este processo evita que o travão hidráulico se mantenha por longo tempo em pressão. Provavelmente não haverá consequências graves, mas é preferível ter os hidráulicos em descanso do que em pressão.

O sistema da BMW é algo assim:

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 22 abr 2015, 19:53
por RAA
Jasmim, vê lá se fazes uns vídeos do género, para sentirmos o power da tua Vectrix! :)
--

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 23 abr 2015, 22:51
por afreitas
Tal como prometido, aqui está o travão de estacionamento.
Actua na roda posterior, mas de futuro ponderaremos que actue em ambas as rodas.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 24 abr 2015, 00:06
por RAA
jasmim Escreveu:Até que apliquei um sistema que permite bloquear manualmente a manete de travão


O sistema que referes Jasmin é "universal", isto é, pode ser adaptado a qualquer modelo de scooter?

Podes também dizer-nos onde o adquiris-te e qual o preço?

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 25 abr 2015, 16:09
por jasmim
Foi um sistema adaptado à Vectrix. Foi numa ofina que faz manutenção de bicicletas e motorizadas. O dono sabe fazer um pouco de tudo. Falei-lhe do meu interesse por um sistema destes e durante uns tempos foi pensando como poderia fazer isto. Lá conseguiu o que eu pretendia.
Cobrou-me 35 eur.