Página 5 de 6

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 20 mai 2015, 10:29
por RAA
Estás a cuidar muito bem da tua menina! Ela merece, pois por aquilo que tens vindo a partilhar, tem superado alguns desafios com nota positiva.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 22 mai 2015, 11:03
por jasmim
O que temia acabou por acontecer :| Andei vários dias com algum cuidado e gradualmente fui despreocupando-me. Parecia que o produto estava a aprovar, mesmo em paralelos. Mas hoje numa estrada que até não é muito degradada passei numa lomba e o telemóvel soltou-se :shock:
Portanto, com vibrações constantes não há problema. Uma lomba ou cova que implique um impacto mais violento pode provocar a queda do telemóvel.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 25 mai 2015, 21:01
por jasmim
Instalei o ICM DIY 1708 (tinha o REV 1008).
As novidades são:

Buzina que toca mais alta (não tem a que toca baixinho)
4 Piscas
Cruise Control
E creio a compatibilidade com xenon (não testei)

Quem estava habituado ao som da buzina do REV 1008, nota de imediato um som mais audível. Prefiro.
Os 4 piscas: é sem dúvida algo que fazia falta, agora é que vou poder fazer acompanhamento de eventos... :D
O Cruise control, contrariamente a um carro, não estabiliza a velocidade mas sim a amperagem. Ou seja, estabilizando, por exemplo em 30 ah, tanto circulamos a 50 km-h como a 90 km-h. Gosto muito desta funcionalidade. Eu, que me preocupo em circular o mais possível a 30 ah, dá imenso jeito em longas tiradas. O único senão é que, ao contrário do meu carro, se acelerar, ele responde e largando o acelerador volta à velocidade programada. Com o CC da Vectrix não há resposta do acelerador, é necessário rodar o punho ao contrário ou travar para anular o CC e acelerar.

Xenon? Ainda não sei. Talvez Led.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 26 mai 2015, 21:09
por Jorge Rocha
Está a ficar cada vez melhor essa mota. :)

Assim, por este andar, ficas com um avião!

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 28 mai 2015, 19:20
por jasmim
Avião? Não me tinha lembrado dessa! Começa a pensar nisso :)

Ontem após duas deslocações à JR Lab bati um novo record pessoal: 258 km!
Iceman, estou a aproximar-me do teu record! :mrgreen:


Bem, as idas ao JR Lab tiveram razões de ser.

Vamos por partes:

A primeira "novidade" foi a aplicação de uma lâmpada led. Pois, como é sabido, a lâmpada original de halogéneo tem uma fraca iluminação. Em dias de chuva então é para esquecer... Há muito, desde que tive a nimh, que queria aumentar a iluminação, tanto para ver, como para ser visto. Por vezes não valorizamos, mas uma boa iluminação de dia, permite que sejamos vistos pelos automobilistas a uma grande distância, e evitar assim acidentes.

Tinha duas hipóteses, xenon ou led. Optei pelo led, por várias razões:
- por estar habituado no meu Prius PHV ao led, não me apetecia experimentar outra tecnologia;
- porque, ao ligar, a iluminação é instantânea, sem aquele pequeno tempo de aquecimento e sem quebra entre a passagem médios/máximos;
- porque apenas foi colocar uma lâmpada e fazer uma pequena adaptação (mais abaixo nas fotos) ocupando pouco espaço;
- porque achei a luz mais branca.
O Xenon que o Jorge Rocha aplicou, para eu comparar, tinha uma vantagem em relação ao LED. Mais abaixo explicarei.

A lâmpada em questão
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Comparação entre as lâmpadas

Imagem

Dado às dimensões da lâmpada não deu para colocar a borracha de vedação original. Assim, o Jorge aplicou um "vedante" para evitar a entrada de pó e mosquitos.
Imagem

Para fixar a lâmpada
Imagem

A vantagem do xenon que o JR me apresentou é que por ser de 35w, portanto igual à lâmpada original, não apresentava a luz verde de médios a piscar na dashboard. O JR sugeriu colocar uma resistência de 5w ou uma lâmpada de 5w para compensar e assim evitar a anomalia na dashboard.

Optei pela lâmpada juntando o útil ao agradável ;)
Imagem

Imagem

Agora o porta luvas é iluminado! Isto faz-me pensar que também podia ser refrigerado! :lol:

Imagem

Resultado:
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
Imagem

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 28 mai 2015, 20:49
por jasmim
Vamos à 2ª parte.
A Gearbox desta li+ tinha um ruído de funcionamento que não me agradava comparativamente à NIMH. A baixa velocidade ou mesmo deslocando a Vx à mão, ouvia-se um "clac clac".
Com 45 mil km, nunca foi mudado o óleo da gear box. Era tempo de fazer alguma coisa.

Com base neste vídeo:



começou o trabalho:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Contrariamente ao que eu pensei, não foi preciso perfurar esta peça para depois colocar o óleo, pois já estava feito. Provavelmente terá vindo assim de fábrica (por ser li+ ?), pois tenho a informação que este serviço nunca foi feito.
Imagem

A pequena marca no alinhamento do buraco de enchimento do óleo, também já existente.
Imagem

Uma boa limpeza com ar comprimido. É de realçar a quantidade significativa de limalhas, a grande causa dos ruídos da gearbox
Imagem

Foi aplicado este óleo comprado e recomendado pela Masac
Imagem

Imagem

e este aditivo com teflon, especialmente recomendado para diminuir a fricção
Imagem

Imagem

Antes da limpeza da gear box, vê-se a força existente



Depois da limpeza:



RESULTADO:
Grande melhoria, acabaram-se os "clac clac", funcionamento mais silencioso e mota mais solta.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 28 mai 2015, 23:13
por RAA
Excelente partilha Jasmim, e excelente trabalho Jorge.
Tenho a certeza que a informação aqui partilhada, de extrema utilidade, vai despertar o interesse de alguns utilizadores das Vectrix.

E tu Jorge, estás a ficar especialista na Vectrix! :)

Confesso que tenho imensa vontade de experimentar a tua Vectrix Jasmim... :)

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 02 jun 2015, 20:50
por Jorge Rocha
RAA Escreveu:E tu Jorge, estás a ficar especialista na Vectrix! :)
Tento estar à altura para fazer qualquer trabalho nos veículos eléctricos, independentemente de sua marca ou categoria. Vivendo e aprendendo...

Obrigado RAA.

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 02 jun 2015, 22:59
por MRider
Muito bom .

O videos tem um pouco de ruido de fundo hehe :mrgreen:

Re: Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM

MensagemEnviado: 15 jul 2015, 18:37
por jasmim
Faz praticamente 5 meses que comecei a circular com a minha Li+ com as baterias Calb. Durante estes meses já percorri 5 000 km. A mota tem-se portado lindamente. Faz regularmente 50 a 70 km sem necessidade de carregamentos intermédios. Ainda não sei ao certo qual a autonomia máxima. Ainda não fui além de 123 km com uma só carga.
Tenho procurado fazer carregamentos entre os 500w e 800w e, contrariamente à NIMH, a temperatura das baterias mantém-se facilmente abaixo dos 30ºC. Tenho a sorte de viver numa zona ventosa e fresca, isso ajuda a refrescar as baterias. Creio que o isolamento aplicado pelo Jorge Rocha também ajuda.