Jota - A Predator de 55Ah


  • Batotinha Escreveu:A questão é (?) ou será (?), como é que já esta na mesma (?), depois do acrescento de 15A?
    Ainda falta mais "investigação?
    ;)

    Batotinha

    Estou totalmente de acordo.
    Se não se proporcionar antes, na 2ª feira já devo ir ao Porto, e poderei passar para fazer algumas verificações também.
    Isto de se andar a imaginar o que pode ser, quase nunca soluciona o problema. Há que meter mãos à obra.
    Jorge Rocha
     
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  • Jorge o meu pack esta 5 estrelas. Já explico no meu db para não poluir este com info's de outras motas

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  • Ora bem,

    Ontem ao final da tarde fui ter a casa do ICEMAN para um primeiro despiste 'rápido'.
    Durante o carregamento da mota foi-se medindo as células e desde cedo uma se destacou por ter tensão mais alta, inclusive foi desta o primeiro led do BMS que acendeu.
    Depois de carregada a mota, já com todos os leds do BMS acessos e com o carregador a desligar-se mediu-se as células:

    Assim por alto:
    - 1 Celula mais baixa: 3.48
    - 1 Celula mais elevada: 3.64 (esta foi a tal que durante o carregamento andava sempre mais elevada que as outras.
    - Restantes células entre os 3.59/3.60

    Posto isto, dá para tirar alguma ideia inicial?
    XaYu
     
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  • Parece-me tudo dentro da normalidade, conforme já esperava.
    Jorge Rocha
     
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  • A célula mais alta antes do carregador desligar porque valores andou? Mediste quando o carregador ainda injectava perto da corrente nominal?

    A tensão da mota continua a baixar muito nas subidas?
    MVS
     
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  • Atenção o meu medidor mede aproximadamente 0,10 a menos por isso a célula mais alta foi aos 3.74. No final de carga com o carregador ainda a injectar corrente.
    Julgo que não é das tensões das baterias mas pode ter haver com o estado das mesmas, antigas como é claro

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  • Antigas?

    Com 4 anos e cerca de 1200 ciclos?

    O XaYu até esta altura poupou cerca de 3.000 Eur considerando apenas o combustível (diesel) em gasolineiras "low cost"...
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:A célula mais alta antes do carregador desligar porque valores andou? Mediste quando o carregador ainda injectava perto da corrente nominal?

    A tensão da mota continua a baixar muito nas subidas?


    Fiquei com a impressão que andava sempre cerca de 0,05v a mais em relação às outras.

    Quanto às subidas penso que continua como relatei: em AE como preciso de andar no minimo acima dos 60km/h (no mostrador), senão corro o risco de levar com um camião em cima, com tensão entre os 70/72V e a puxar cerca de 3/4kw, isto com cerca de 20km feitos e temperaturas acima dos 20º.
    XaYu
     
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  • Considerando cada célula como o paralelo de 40 + 15Ah, o conjunto deverá estar com uma resistência interna média de 5 mOhm. É um valor muito elevado e deverá ser comum nos 24 conjuntos de células.

    Calculo que quando chegar realmente o frio este Inverno fique muito complicado de usar a mota pois o valor acima indicado para a resistência interna vai duplicar pelo efeito da diminuição da temperatura ambiente...
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:Considerando cada célula como o paralelo de 40 + 15Ah, o conjunto deverá estar com uma resistência interna média de 5 mOhm. É um valor muito elevado e deverá ser comum nos 24 conjuntos de células.
    Na altura em que coloquei o aumento de 15Ah das Wina, já a mota estava com muita dificuldade a fazer subidas (nesse mesmo dia que a trouxe, fui a casa do Ogadiv e numa subida do percurso, a velocidade máxima foi de 30Km/h).
    Depois de alguns testes, verifiquei que o conjunto estava muito uniforme, tanto em capacidade como em resistência interna entre cada célula.


    MVS Escreveu:Calculo que quando chegar realmente o frio este Inverno fique muito complicado de usar a mota pois o valor acima indicado para a resistência interna vai duplicar pelo efeito da diminuição da temperatura ambiente...
    Concordo em pleno.



    XaYu Escreveu:Fiquei com a impressão que andava sempre cerca de 0,05v a mais em relação às outras.
    A diferença de tensão entre os possíveis 3,60V e 3,65V no final da carga (momentos antes de desligar o carregador), não é significativo. Para se medir a resistência interna entre elas, seria quando ainda estão com muito por carregar.




    XaYu Escreveu:Quanto às subidas penso que continua como relatei: em AE como preciso de andar no minimo acima dos 60km/h (no mostrador), senão corro o risco de levar com um camião em cima, com tensão entre os 70/72V e a puxar cerca de 3/4kw, isto com cerca de 20km feitos e temperaturas acima dos 20º.
    Ainda quando fui ter com o MVS, percorrendo perto de 100Km dos quais 40 em auto-estrada, por saber que o pack que trazia também tinha uma resistência interna muito alta, mantive-me a 50Km/h do lado da berma de paragem, para não dificultar o transito aos demais.

    Ser consciente dos perigos e das capacidades dos veículos que temos, faz parte de um eterno exercício para nos facilitar a vida.
    Jorge Rocha
     
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