MVS Escreveu:Considerando cada célula como o paralelo de 40 + 15Ah, o conjunto deverá estar com uma resistência interna média de 5 mOhm. É um valor muito elevado e deverá ser comum nos 24 conjuntos de células.
Na altura em que coloquei o aumento de 15Ah das Wina, já a mota estava com muita dificuldade a fazer subidas (nesse mesmo dia que a trouxe, fui a casa do Ogadiv e numa subida do percurso, a velocidade máxima foi de 30Km/h).
Depois de alguns testes, verifiquei que o conjunto estava muito uniforme, tanto em capacidade como em resistência interna entre cada célula.
MVS Escreveu:Calculo que quando chegar realmente o frio este Inverno fique muito complicado de usar a mota pois o valor acima indicado para a resistência interna vai duplicar pelo efeito da diminuição da temperatura ambiente...
Concordo em pleno.
XaYu Escreveu:Fiquei com a impressão que andava sempre cerca de 0,05v a mais em relação às outras.
A diferença de tensão entre os possíveis 3,60V e 3,65V no final da carga (momentos antes de desligar o carregador), não é significativo. Para se medir a resistência interna entre elas, seria quando ainda estão com muito por carregar.
XaYu Escreveu:Quanto às subidas penso que continua como relatei: em AE como preciso de andar no minimo acima dos 60km/h (no mostrador), senão corro o risco de levar com um camião em cima, com tensão entre os 70/72V e a puxar cerca de 3/4kw, isto com cerca de 20km feitos e temperaturas acima dos 20º.
Ainda quando fui ter com o MVS, percorrendo perto de 100Km dos quais 40 em auto-estrada, por saber que o pack que trazia também tinha uma resistência interna muito alta, mantive-me a 50Km/h do lado da berma de paragem, para não dificultar o transito aos demais.
Ser consciente dos perigos e das capacidades dos veículos que temos, faz parte de um eterno exercício para nos facilitar a vida.