Jota - A Predator de 55Ah


  • Ora bem,

    Ontem foi dia do Jorge dar cá um salto ao Norte e aproveitou-se, já quase ao final da noite (obrigado Jorge), para se fazer nova medição, depois de andar 34km em AE em terreno montanhoso (para quem conhece, A29 (Canelas) - Parque Nascente e vice-versa, ou seja, subir o freixo na ida, e subidas e mais subidas depois do freixo na vinda, o 'meu percurso habitual nestes 2 meses e pelo menos até ao natal...), e depois de 5min de iniciada a carga, e a conclusão foi que todas as celulas apresentavam valores semelhantes (praticamente até à milésima!!) pelo que o problema parece estar mesmo sobre a resistência interna delas que deve estar alta... :evil: :evil:

    Para já, a mota vai continuar andar assim, dependendo das temperaturas e do vento (provavelmente pelo menos até final do ano) e depois logo se verá que melhor solução adoptar!

    Obrigado a todos que opinaram sobre este problema.

    PS: Conto colocar aqui fotos e relatos, como prometido, nos próximos dias, coisas positivas ;) :) que de negativas já basta a situação do país!
    XaYu
     
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  • Existe alguma conclusão sobre o que provocou esse efeito ?
    mmcoiso
     
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  • mmcoiso Escreveu:Existe alguma conclusão sobre o que provocou esse efeito ?


    A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...
    MRider
     
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  • MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


    Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

    Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

    O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:
    MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


    Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

    Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

    O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.


    Para além disso se um Pack estiver subdimensionado não vai envelhecer precocemente ?
    MRider
     
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  • MRider Escreveu:
    MVS Escreveu:
    MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


    Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

    Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

    O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.


    Para além disso se um Pack estiver subdimensionado não vai envelhecer precocemente ?


    Isso não é razão pois andam muitas por aí com 40ah sem problemas

    ________________________________
    ICEM4N - Predator 70Ah
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    ICEMAN
     
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  • O Hp78 fez mais de 45000kms com um pack de 40ah e a mota continua a andar nas mãos do Fidel. Mas a química e a melhorada LiFeYPo4

    Estas células mais antigas da marca ThunderSky sao mesmo assim. Eu tenho um pack de 60ah e noto o mesmo com temperaturas mais baixas. Num dia de 10-15º com 40% de carga, se acelerar mais forte e puxar 90ah a tensão individual de algumas células rapidamente desce para os 2,8V. Eu consigo descarregar até aos 0% e manter a mesma autonomia desde que tenha calma com o acelerador.

    Fiquei com a ideia de que este aumento da resistencia interna a baixas temperaturas agravou com a idade. Ao fim do segundo ano foi quando senti a maior quebra. Cheguei a pensar que as baterias nao chegariam aos 50 000km. Agora estabilizou. E durante o Verao o tal efeito desaparece. Estamos a falar de celulas com mais de 4 anos de uso diário.
    marcopns
     
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  • Nesse caso foi mesmo o bms a matar as células de início.

    As células de 40 Ah são resistentes hehe
    MRider
     
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  • Confirmo, estao como novas :D
    Mas ja quero fazer upgrade para os 60Ah.
    Fidel
     
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  • Fidel Escreveu:Confirmo, estao como novas :D
    Mas ja quero fazer upgrade para os 60Ah.


    Eu sei onde tem 20 Ah barato :lol:
    MRider
     
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