Página 4 de 8

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 11:11
por XaYu
Ora bem,

Ontem foi dia do Jorge dar cá um salto ao Norte e aproveitou-se, já quase ao final da noite (obrigado Jorge), para se fazer nova medição, depois de andar 34km em AE em terreno montanhoso (para quem conhece, A29 (Canelas) - Parque Nascente e vice-versa, ou seja, subir o freixo na ida, e subidas e mais subidas depois do freixo na vinda, o 'meu percurso habitual nestes 2 meses e pelo menos até ao natal...), e depois de 5min de iniciada a carga, e a conclusão foi que todas as celulas apresentavam valores semelhantes (praticamente até à milésima!!) pelo que o problema parece estar mesmo sobre a resistência interna delas que deve estar alta... :evil: :evil:

Para já, a mota vai continuar andar assim, dependendo das temperaturas e do vento (provavelmente pelo menos até final do ano) e depois logo se verá que melhor solução adoptar!

Obrigado a todos que opinaram sobre este problema.

PS: Conto colocar aqui fotos e relatos, como prometido, nos próximos dias, coisas positivas ;) :) que de negativas já basta a situação do país!

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 12:08
por mmcoiso
Existe alguma conclusão sobre o que provocou esse efeito ?

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 13:21
por MRider
mmcoiso Escreveu:Existe alguma conclusão sobre o que provocou esse efeito ?


A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 15:01
por MVS
MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 15:13
por MRider
MVS Escreveu:
MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.


Para além disso se um Pack estiver subdimensionado não vai envelhecer precocemente ?

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 17:32
por ICEMAN
MRider Escreveu:
MVS Escreveu:
MRider Escreveu:A conclusão é simples o Pack é fraco para a potência extraída...


Esta não é uma razão minimamente suficiente para o estado actual do pack.

Este pack já sofreu eventos traumáticos logo no início da sua vida neste veículo. Houve problemas com o BMS e uma célula pelo menos inchou e expeliu o electrólito para o exterior. Fiz referência a isto logo no meu primeiro post neste tópico.

O Jorge tem detalhes sobre isto e vai partilhar após avaliar a situação.


Para além disso se um Pack estiver subdimensionado não vai envelhecer precocemente ?


Isso não é razão pois andam muitas por aí com 40ah sem problemas

________________________________
ICEM4N - Predator 70Ah
32.000km - 17/09/2011

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 17:56
por marcopns
O Hp78 fez mais de 45000kms com um pack de 40ah e a mota continua a andar nas mãos do Fidel. Mas a química e a melhorada LiFeYPo4

Estas células mais antigas da marca ThunderSky sao mesmo assim. Eu tenho um pack de 60ah e noto o mesmo com temperaturas mais baixas. Num dia de 10-15º com 40% de carga, se acelerar mais forte e puxar 90ah a tensão individual de algumas células rapidamente desce para os 2,8V. Eu consigo descarregar até aos 0% e manter a mesma autonomia desde que tenha calma com o acelerador.

Fiquei com a ideia de que este aumento da resistencia interna a baixas temperaturas agravou com a idade. Ao fim do segundo ano foi quando senti a maior quebra. Cheguei a pensar que as baterias nao chegariam aos 50 000km. Agora estabilizou. E durante o Verao o tal efeito desaparece. Estamos a falar de celulas com mais de 4 anos de uso diário.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 18:23
por MRider
Nesse caso foi mesmo o bms a matar as células de início.

As células de 40 Ah são resistentes hehe

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 20:11
por Fidel
Confirmo, estao como novas :D
Mas ja quero fazer upgrade para os 60Ah.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 30 out 2014, 22:30
por MRider
Fidel Escreveu:Confirmo, estao como novas :D
Mas ja quero fazer upgrade para os 60Ah.


Eu sei onde tem 20 Ah barato :lol: