MRider - Scooter Electrica @ Madeira


  • Viva

    Vou iniciar este diário de bordo com um resumo de quase 2 anos a queimar electrões. :lol:

    No inicio não percebia nada de scooters eléctricas em Setembro de 2012 comecei a queimar electrões pelas estradas da Madeira.
    A escolha recaiu numa scooter eléctrica de 3000w com baterias de chumbo ( como eu andava enganado :lol: ) .
    Escolhi portanto um Ekoway V3000 com travagem regenerativa, demorou quase 3 meses a chegar.
    Quando chegou finalmente a Madeira estava em pulgas para a testar :lol:

    Coloquei a carga e quando estava totalmente carregada dei a minha primeira volta, eu que nunca tinha testado uma, comprei uma para poder testar :lol:
    Arranco ouço o zumbido característico e lá vou eu a fazer os primeiro metros eléctricos 8-) .
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  • Mas quando voltei para casa apanhei a pequena subida para casa e fiquei a meio .... :roll: não tinha força para subir apesar de ter quase a carga toda.
    Tinha a programação muito fraca e não se conseguia andar aqui na Madeira.... que desilusão ....

    Lá contactei o vendedor, que se prontificou a tentar ver as opções.

    A opção foi fazer o upgrade para lítio, e pagando mais um pouco mudei para lítio e devolvi as baterias de chumbo.
    No compasso de espera entre a chegada das células ainda fiz 1000 km com muito jeitinho e a escolher as subidas por onde andava. :mrgreen:

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    Montagem do lítio e ajuste no controlador , bem que diferença nem parecia a mesma mota. Já podia andar mais livre na estrada sem causar embaraço :lol: .
    Inconvenientes notei aquecimento no motor.
    Andei assim sempre com cuidado mas com as temperaturas no verão do ano seguinte num dia quente queimou os sensor hall do motor e o motor começou a trabalhar mal... :roll: No total fiz 3000km .
    MRider
     
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  • O arranjo era fácil, eu mesmo o poderia fazer , mas como ia ser sempre uma mota fraca para a Madeira, mais uma vez em negociação com o vendedor foi decidido devolver e V3000 e fazer o upgrade para a ML 5000, com o respectivo acerto de valores.

    E assim foi , tive algum tempo a espera até que em Junho de 2013 comecei a andar com a ML 5000.
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  • Que diferença de mota muito mais confortável e mais força ( força de pouca dura).
    Levei-a para o trabalho e sempre tudo ok , apanhei a primeira subida mais prolongada ela começou bem e a meio começou a perder força e no final subia a mesma velocidade da de 3000w ...

    Novo contacto com o vendedor e chegamos a conclusão que o controlador de origem era muito fraco.
    Foi instalado um novo controlador Sabvoton de onda pura.
    Bem que silencio :shock: agora parecia mesmo um fantasma que estava a empurrar a mota :lol:
    E força brutal ( novamente de pouca dura ).
    Como os cabos das fases eram extremamente finos e como o controlador agora mandava corrente a serio, o isolamento das fases derreteram fazendo com que as fases se tocassem e a mota parou com a roda bloqueada... ( o controlador ficou ok ).


    Mais um compasso de espera e em Dezembro de 2013 o vendedor veio cá a Madeira e trouxe um motor de 8000w, ele veio porque eu já estava a ficar um pouco saturado destas situações, tanto que coloquei a hipótese de devolver a mota.
    Mas a mobilidade eléctrica falou mais alto, e eu também entendo que ser pioneiro tem destas coisas. 8-)
    Sendo assim foi instalado o motor de 8 kw e foi ajustado o controlador e agora sim poderia andar a vontade em qualquer subida tanto que foi com esse motor que fui ao pico do Areeiro. :mrgreen:
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  • Mas a Madeira é muito violenta para os VEs e eu não conseguia andar com 2 pessoas sem que o motor começasse a aquecer demasiado.

    Quando o vendedor esteve cá na Madeira ele tinha tirado fotos das subidas brutais que temos aqui e enviado a fabrica.
    E assim o fabricante construiu um motor especifico para a Madeira, e que segundo ele é o primeiro setup ( motor e controlador) do género na Europa.
    E a cerca de um mês já em Abril de 2014 chegou o Motor e controlador .
    Trata-se de um motor capaz de suportar 500A por fase e com um controlador a altura :mrgreen: .
    Quando instalei o novo motor aproveitei para rever a instalação da mota pois os chineses gostam de poupar nos cabos :lol:
    Assim sendo refiz a instalação de 12v colocando os cabos principais com 2,5 mm e alterei os cabos de 72v para 35mm.

    Primeiro arranque dentro da garagem deixei o pneu marcado no chão :shock: :shock: :shock:

    Bem que avião..., que força... , que brutalidade... e que consumos de corrente :lol: :lol: :lol:

    É que não tem nada a ver mas mesmo nada, seja sozinho ou com duas pessoa ela não se queixa de nada :lol:
    ainda a dias arranquei com 2 numa subida de 20 % e ela subiu como se nada fosse :mrgreen:
    A nível de força e aquecimentos ta ok mesmo com 2 pessoas, o que preocupa são as baterias pois só tenho 40Ah ( por enquanto).
    Por isso tenho andado moderadamente, mas as vezes não resisto , o meu amperímetro só mede até 150 A e se acelerar mais de meio acelerador excede a escala dos 150 A :shock: .
    Por isso tenho andado moderadamente :mrgreen: para poupar as baterias 8-)
    Algumas fotos dos últimos melhoramentos:

    Torque Arm reforçado
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    Diferença entre o cabo de de 12v de origem e o modificado :
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    Visão geral desmontada
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    Pormenor dissipador home-made com ventoinhas que activarão aos 35 graus:



    Pormenor cabos de corrente:
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    O 3 setup que ja usei :
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    MRider
     
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  • Parabens excelente relato e boas fotos.
    Quanto metes isso num barco e vens ca a uma concentracao.

    Realmente parece uma aviao a mota..... essas subidas upa upa
    ICEMAN
     
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  • ICEMAN Escreveu:Parabens excelente relato e boas fotos.
    Quanto metes isso num barco e vens ca a uma concentracao.

    Realmente parece uma aviao a mota..... essas subidas upa upa


    He he hoje estava inspirado

    Talvez por ser tão bem recebido 8-)

    Eu digo-vos quando tiver baterias a altura ui ui .

    PS: eles falam num barco que talvez volte a fazer as viagens quando for eu vou aproveitar :mrgreen:
    MRider
     
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  • Sim senhor, temos cá mais um engenheiro! Bela máquina!
    jasmim
     
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  • Essa scooter pelos trajectos que faz e como faz devia charmar-se "The Climber".
    MVS
     
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