21 ago 2015, 22:46

  • Boa Tarde,
    Adquiri à cerca de ano e meio uma vortexd RS. Até hoje não tive problemas se bem que a sua utilização tem sido muito reduzida.
    Ontem quando me preparava para dar "uma volta", não é que tive a surpresa de ficar apeado.
    Ao introduzir a chave e ligar o mostrador revela carga total da bateria. Funcionam todos os componentes eletricos, exceto o "velocimetro" cujo ponteiro vai num ápice para "carga" máxima e a vortex, obviamente, está morta.
    Aquelas coisas que é hábito fazer como; remexer nos cabos.... agitar... ainda ligou... mas numa segunda vez voltou a finar-se.
    Gostaria de ajuda pois não entendo nada disto. O que será??
    E é possível arranjar o esquema das ligações eléctricas?
    Agradeço ajuda.
    Obrigado
    António
    antónio
     
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    Registado: 20 ago 2015, 19:26

21 ago 2015, 22:48

  • Foi o meu primeiro contato com este forum e acho interessantíssimo. Parabéns! Fiz uma breve leitura transversal e já comecei a aprender umas coisas.... Parabéns e obrigado.
    antónio
     
    Mensagens: 3
    Registado: 20 ago 2015, 19:26

22 ago 2015, 10:31

  • Aqui vai o esquema eléctrico.
    Alguma dúvida mais sobre a sua bicicleta não hesite a fazer todas as perguntas.
    afreitas
     
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    Registado: 10 mai 2014, 02:56

22 ago 2015, 14:41

  • António eis alguns diagnósticos genéricos que poderão dar algumas pistas para chegar um diagnóstico:

    Presumo pelo seu texto que tudo funciona na Vortex RS quando liga a ignição excepto o motor da roda traseira.

    Verifique por favor:

    1. A tensão total da bateria medida com um multímetro num campo de tensão contínua de pelo menos 100V DC entre os dois cabos preto (-) e vermelho (+) mais grossos que entram no controlador do motor com a ignição ligada. 63,5V DC será um bom valor.

    2. Se a roda traseira está presa ou funciona livremente quando accionada manualmente com a Vortex RS no descanso central. A roda presa indica uma avaria no controlador do motor ou mais raramente no próprio motor.

    3. Se as luzes traseiras de stop funcionam correctamente quando aperta qualquer uma das manetes de travão ou descanso lateral. Se um destes interruptores avariar e as luzes de stop permanecerem sempre acesas explica porque o controlador do motor não opera.

    4. A tensão de saída do acelerador. O conector do acelerador tem 3 terminais. Um com 5V DC outro com 0V (GND) e o terceiro contém o sinal do acelerador medido entre este e o GND. O acelerador não actuado deverá ter uma saída entre 0,75V e 1,2V. Quando actuado a fundo algo entre 3,4V e 4,2V.

    5. Se o controlador do motor recebe os 60V de alimentação (control section) com a ignição ligada no equivalente ao cabo fino rosa no esquema anexo (laranja em algumas implementações) medidos entre este cabo e GND (não é o quadro da máquina, escolher o cabo preto grosso que sai do borne negativo da primeira bateria e liga ao controlador do motor).

    6. Os sensores Hall do motor também devem ser testados mas vamos ver primeiro se o problema não está num dos pontos anteriores.

    Esperamos o seu feedback.
    MVS
     
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31 ago 2015, 19:26

  • Caros AFreitas e MVS.
    Obrigado pela vossa preciosa ajuda.
    Cheguei hoje de férias e vou pôr em prática os vossos conhecimentos e dicas.
    Depois darei o respetivo feed-back.
    Muito obrigado pela preciosa ajuda.
    Abraço
    Antonio
    antónio
     
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