Página 1 de 2

Vortex Rs

MensagemEnviado: 22 set 2015, 01:57
por Fernando Nunes
Como sugerido aqui crio o meu DB! De momento muito verdinho dado que ainda lhe falta o essencial, o conta km para realmente
fazer um DB.

Mas aqui vai, vou dar a conhecer a minha Vortex RS como era e como está de momento: comprei-a em 2ª mão e vinha com uma pintura estranha, preta nos interiores, branca junto da mala (provavelmente cor original) e azul em certas carenagens, tudo pintado a pincel cheio de marcas e escorrimentos.
A porta do porta luvas furada género colunas e com um interruptor (nada no interior, deveriam ser ligações a colunas).
As baterias 4 eram da ultracell e a outra era de outra marca qualquer, e os terminais desta eram até diferentes, eram de parafuso. Devo acrescentar que as baterias já não estavam num grande estado de conservação, mas pelo preço não esperava mais que umas voltinhas, quer dizer, dava para ir e vir do trabalho pelo menos.

A 1ª alteração foi á cerca de 3 domingos atrás, pintei-a de preto baço, quase na totalidade, não ficou nada de jeito para ser sincero mas ficou bem melhor xD Como sou fã de hip hop acabei por fazer um stencil da cara do tupac com as mãos a rezar na frente em cinzento, foi pena que o papel na zona das mãos saiu do sitio e acabei por uni-las e lá estive de estar a separar com um cotonete, deu a ideia, mas julgo que daqui a uns tempos volto a pintar a ver se fica melhor... 1ª vez nestas andaça x) amanhã penso colocar fotos...

2ªa alteração veio por problemas:
Eu montava na bicicleta, ela dava sinal de vida mas ao puxar nada, o ponteiro das baterias baralhava-se a acabava por assinalar vermelho... Em oficinas só me sabiam falar que teria de a deixar para verem o que era, não podiam fazer orçamentos porque poderia demorar 1 dia ou 1 semana a ver o problema ou até podiam nem dar com ele (impressionante), e eu acabei por decidir abrir o pack das baterias, até porque já andava curioso para ver como eram e qual a marca...
Qul o meu espanto quando abri e dei com 2 terminais desengatados um dos quais porque o cabo era muito curto e ele nem engatava bem no terminal da bateria porque este também estava torto...
Bem, lá engatei e andei mais uns dias assim até que recentemente problemas semelhantes, mandei vir um pack de baterias da Castro Eletronica, 5 baterias da ultracell, de gel, deep cycle.
Estive na sexta a montar o pack com o meu pai, quando fui colocar a carga o carregador deu o berro ao fim de 2 minutos, na carga anterior, nas baterias antigas ja tinha sentido o cheiro ao queimado mas nada de grave, desta vez este foi intensificando e quando dei conta estava em curto circuito. Também j´tinha fita adesiva, provavelmente sofreu alguma queda com o antigo dono.
Agora só no fim do mês para comprar outro.

O meu medo é que estes 2 minutos a carga tenham danificado as baterias, dado ter sido a 1ª vez que as liguei a corrente.

Abraçoss

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 22 set 2015, 10:05
por rnlcarlov
Se está com problemas fale com o Jorge Rocha, que tem uma oficina de veículos elétricos e vive na Gafanha da Nazaré. Provavelmente ele consegue endireitar esse pack.

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 22 set 2015, 11:55
por Fernando Nunes
De momento o problema é mesmo o carregador, vou mandar mensagem a ver os preços :)

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 04 out 2015, 00:43
por Fernando Nunes
Actualização!

Boas malta

Começo por dizer que já estou novamente em 2 rodas, elétricas 8-)
Já comprei o carregador, no nosso amigo Jorge Rocha, que é uma pessoa de atendimento impecável diga-se de passagem, recomendo.
Agora as próximas coisas a fazer será colocar o conta km, ainda não tive oportunidade de ir a dechatlon ou algo do genero, e um disjuntor, conselho do Jorge que eu agradeço!
Foi hoje o real test-drive das baterias de gel e portaram-se bem, como esperado, agora é cuidar bem delas e ir pensando no upgrade x)

Abraços malta

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 04 out 2015, 02:43
por Jorge Rocha
Boas Fernando,

Embora que a nossa zona geográfica ajude bastante para uma maior durabilidade das baterias em geral, tanto por não ter grande relevo, como por ter temperaturas mais amenas, gostaria de transmitir que as baterias de lítio, sendo bem dimensionadas em capacidade, poderão ser uma mais valia mesmo a médio prazo, para quem faça muitos km/dia.

Tenho visto muita gente a deixar de arranjar pequenas coisas que se vão danificando em suas "quase scooters", mas até compreendo, pois sua vida util é bastante reduzida (atendendo à durabilidade das baterias, as de chumbo GEL).

Penso que isto não se torna nada sustentável, tanto financeiramente como ambientalmente.
Estando em mau estado, seu proprietário tem mais tendência a estraga-la ainda mais, chegando a um ponto onde já não se sente bem a andar com aquela viatura, por tão feia estar. Ou vai a um stand comprar outra e deixa em troca a sua por meia dúzia de tostões, ou passa a andar de viatura a combustão, para se sentir melhor.

Espero que o teu objectivo seja melhorar esse meio de transporte, de forma a que te sintas muito bem em conduzi-lo. É bastante economico, transpira preocupação ambiental, é prático e divertido.

Bons Kms

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 11 fev 2016, 00:17
por Fernando Nunes
Viva, muitos km's depois, aqui estou eu :)

Desde a aplicação do conta Km já lá vão 1200's e alguns melhoramentos, tais como baterias estanhadas, antes estavam só ligadas com umas ponteirazitas (por encaixe) certamente tem um nome mas já não me recordo, e a vibração chegou a ser tanta que acabei por ficar a pé em plena avenida de aveiro e tive de ir aos Srs. das bugas pedir chaves para abrir a caixa e engatar lá o cabo, agora assim, estou mais seguro.

Além disso no passado dia 6 instalei um computador de bordo, para estrear o espaço "e-mobilidade" do Jorge Rocha lá na gafanha :D ficou mais giro que antes! Originalmente ele trazia uns botões do lado esquerdo para programar mas dado a localização da instalação tiveram de ser puxados para o guarda luvas, que trabalheira! Mas compensou 8-) E o mais importante, agora sei o que se passa com as baterias, não que durem para sempre, mas enquanto duram poupo para lítio!
Vou deixar aqui umas fotos do serviço que o mestre fez, estou super satisfeito, tem sido muito útil e acho que se mais utilizadores das quase scooters tivessem noção destes parâmetros de certeza que as suas quase scooters teriam outra saúde, ou melhor, as baterias já que se controla a tensão, percebe-se os gastos habituais logo dá para planear trajetos de modo a não exigir de mais da bicicleta e além disso tenho mais noção de quanto tempo vai demorar o carregamento e quanto ainda tenho de autonomia.
Já agora torno a agradecer Jorge!

O computadorzinho do lado esquero
Imagem

Os botões lá no guarda luvas guardados
Imagem

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 11 fev 2016, 11:12
por rnlcarlov
Ena, esse computador de bordo está altamente.
Não há dúvida ter essa informação de quanto se gasta e dos Ah disponíveis sempre à vista dá um jeitão.

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 11 fev 2016, 22:10
por Fernando Nunes
É verdade mesmo, agora já consigo controlar o que faço e dessa forma controlar os limites :)

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 12 fev 2016, 11:47
por rnlcarlov
Também tenho um computadorzito integrado no pack, mas para olhar para ele tenho de levantar o assento e olhar para o pack. O que digamos é uma acrobacia marada quando se vai em andamento. :lol:
Além disso ele anda meio maluco ultimamente, a indicar consumos quando a mota está parada.

Re: Vortex Rs

MensagemEnviado: 12 fev 2016, 22:21
por Fernando Nunes
Realmente, em andamento não dá jeito nenhum... Que indicações te dá?
Foste tu que colocaste? Não percebo como pode contabilizar consumos com ela parada, talvez já não esteja muito fino não, pondera substituir e colocar em zona mais visível...