Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4 - Lisboa


  • afreitas Escreveu:Foi pena não ter metido mais algumas células ou celulas com mais capacidade quando fez a alteração para lítio, poderia fazer +/-50 Km.


    Foi resultado da minha ignorância/inexperiência, o que resultou numa falta de diálogo técnico. Eu nem sabia que ia ficar com 8Ah (julgava eu que era 10Ah) até as células já estarem adquiridas.
    De qualquer forma, se vier a ser necessário aumento, a opção mais económica, que permite aproveitar as células que já tenho, seria colocar mais 8Ah em paralelo. Se daqui a 2 anos só arranjar ocupação fora do centro de Lisboa será isso que planeio.
    rnlcarlov
     
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  • rnlcarlov Escreveu:
    afreitas Escreveu:Foi pena não ter metido mais algumas células ou celulas com mais capacidade quando fez a alteração para lítio, poderia fazer +/-50 Km.


    Foi resultado da minha ignorância/inexperiência, o que resultou numa falta de diálogo técnico. Eu nem sabia que ia ficar com 8Ah (julgava eu que era 10Ah) até as células já estarem adquiridas.
    De qualquer forma, se vier a ser necessário aumento, a opção mais económica, que permite aproveitar as células que já tenho, seria colocar mais 8Ah em paralelo. Se daqui a 2 anos só arranjar ocupação fora do centro de Lisboa será isso que planeio.


    rnlcarlov:
    O cliente não tem de saber de tudo e não tem de ter experiência de tudo. Seja em que área for, são os técnicos quem deverão propor a melhor solução para cada caso e informar antecipadamente o que vai instalar. (o cliente não pode pensar que tem 10Ah quando afinal tem 8Ah).

    É verdade que o técnico pode ter aconselhado mais Ah e o cliente por avaliação de custos poderá ter optado pela solução mais barata.

    Mas realmente repito o que disse: Para 8 Ah, seria preferível manter a solução do chumbo e quando pudesse instalava lítio com capacidade minimamente aceitável.
    afreitas
     
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  • Recuso-me a instalar um produto que à partida sei que irá ser insuficiente para o trabalho a que se pretende. Daí nunca ter instalado baterias de chumbo, e de LiFePO4 tento fazer os possiveis para que a potencia da bateria seja o dobro do que a necessária para a condução normal da viatura, andando assim em descarga a 0,5C, para uma longa vida.
    Há pessoas que não me compreendem...
    Jorge Rocha
     
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  • Jorge Rocha Escreveu: de LiFePO4 tento fazer os possiveis para que a potencia da bateria seja o dobro do que a necessária para a condução normal da viatura, andando assim em descarga a 0,5C, para uma longa vida.
    Há pessoas que não me compreendem...


    Desde que o tempo arrefeceu um bocado que compreendo a importância disso, pois a maior queda de voltagem com o frio faz com que não esteja a conseguir usar a potência toda da scooter, principalmente ao fim de ums quantos quilómetros percorridos. Nas subidas facilmente o BMS me avisa de baixa tensão nalguma célula e a velocidade baixa logo.

    Ainda não tinha colocado esta informação neste DB mas há pouco tempo tive um furo no pneu traseiro, que felizmente ficou resolvido bastante depressa, com a câmara de ar remendada.
    Infelizmente a tampa da bagageira partiu-se, logo vai ter de levar uma nova. Mas como me avisaram que os portes de uma única peça ficariam bastante caros, estou agora à espera que o agente reúna mais encomendas.
    Se calhar aproveito para finalmente me decidir pelo portabagagens da frente. Já vi muitas scooters com peça dessas, mas nunca percebi bem que acessórios utilizam para imobilizar as bagagens que lá são transportadas.
    rnlcarlov
     
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  • Rui Carvalho.
    Sobre as baterias litio 8Ah já disse o que tinha a dizer por isso não me vou repetir.

    Sobre a tampa da bagageira: É verdade e compreensível que o custo dos portes, é tanto mais expressivo percentualmente quanto mais baixo for o valor da mercadoria transportada. Por isso é de bom tom aguardar por outras encomendas e assim dilui o custo dos portes.

    Quanto ao porta bagagens dianteiro:
    Receio que a sua VORTEX RS não disponha de pré instalação para colocação desse acessório.

    As primeiras séries não tinham porta bagagem nem a pré instalação. Só a partir de finais de 2013 adoptamos a pré instalação para sujeitar o porta bagagens.
    Fazer essa instalação depois da bicicleta montada, requer bastante trabalho de serralharia e soldadura que ficará bastante dispendioso para além do custo do porta bagagens.

    Para imobilizar as bagagens? - É fácil. Um esticador / Elástico com ganchos nas extremidades.

    Anexo esquema da pré instalação. Peço desculpa por ter notas em inglês mas aproveitei a informação que demos aos chineses quando fizemos a alteração há um ano.
    afreitas
     
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  • afreitas Escreveu:Quanto ao porta bagagens dianteiro:
    Receio que a sua VORTEX RS não disponha de pré instalação para colocação desse acessório.

    As primeiras séries não tinham porta bagagem nem a pré instalação. Só a partir de finais de 2013 adoptamos a pré instalação para sujeitar o porta bagagens.
    Fazer essa instalação depois da bicicleta montada, requer bastante trabalho de serralharia e soldadura que ficará bastante dispendioso para além do custo do porta bagagens.


    Que pena. Como tem os três orifícios à frente, pensei que estivesse preparada para receber o portabagagens. Se é assim, já penso duas vezes.
    rnlcarlov
     
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  • Realmente a carenage frontal tem três orifícios exactamente para adaptar o porta bagagens.
    Mas para suportar o porta bagagens são necessários espigões de aço a sair pelos orifícios os quais seriam inestéticos e até desaconselhados sem o porta bagagens.
    afreitas
     
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  • Novas baterias instaladas na minha Vortex. Neste momento está com 15Ah de células Wina.
    O pack foi fazer uma visita ao JR labs para levar mais 8 Ah em paralelo. Mas verificou-se que as células antigas estavam com resistências internas muito elevadas e uma capacidade de 6,5 Ah descarregando a 6A.
    Face a esta situação, o pack foi renovado por células novas de 15Ah. Penso que isto tenha servido para ilustrar o que acontece às células quando uma scooter pode puxar mais de 3C por elas.
    Também tenho agora um computador de bordo inserido no pack. Infelizmente não consigo ver quais as correntes exigidas às baterias quando estou em andamento (o olho de trás é cego e não vê através do assento ;) ), mas pelo menos consigo medir quantos Ah gasto em cada deslocação, o que de si já é instrutivo.

    Quero tentar ajustar o ebikemaps para prever os consumos e a autonomia da scooter. Embora funciona relativamente para as distâncias mais curtas, para percursos mais complexos necessita de uns retoques. Ontem fiz 21km, tendo consumido cerca de 9.5Ah, enquanto que a simulação me deu 5. No site tenho lá uma boa dose de parâmetros que posso alterar a respeito do motor, como: "motor resistance (ohm)", "motor constant (volt/kph)", "dynamics motor loss (W/kph)"

    Neste momento estou sem BMS, que está para reparar, mas como não penso fazer viagens muito longas para já, não penso que vá forçar grandes desiquilíbrios neste espaço de tempo.
    rnlcarlov
     
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  • E que tal com o novo deposito ? Anda melhor não ?
    MRider
     
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  • Ora aí está uma grande solução. 15Ah litio - já está muito bem configurado para a VORTEX RS.
    Instale o BMS o mais rápido possível. Evitar descargas profundas e atenção nas cargas enquanto não tiver BMS é de bom tom.

    GANDA MÁQUINA.
    afreitas
     
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