Estas células Wina são muito boas por seu baixo volume que ocupam e seu baixo peso, mas também são das que maior diferenças têm entre suas irmãs, no que diz respeito a auto-descarga.
Principalmente até que a química esteja bem activa (com uns bons ciclos feitos) suas diferenças são ainda maiores.
Como já habitualmente me enviava as leituras da Predator, para certificar que o BMS se mantinha a funcionar bem depois do arranjo que teve, e de tudo o que falamos a respeito destas baterias, fiquei sempre a pensar que volta e meia pudesse fazer uma leitura após final de carregamento. Mas passou um pouco mais tempo em esquecimento, penso que nada de muito grave.
Por ter levado com o carregador de origem, e sem possibilidade de afinação facil, levou as 17 células, para precisamente ser mais facil fazer o balanceamento sem que se trabalhasse com tensões muito altas (que é quando sua tensão sobe ainda mais).
A média por célula é de 3,52V, e todas as que estejam nos ultimos 30 segundos do carregamento com mais do que isso, já é motivo para uma pequena descarga, conforme fez, e muito bem, com a lâmpada.
Não tenha medo de verificar essas tensões mais vezes. Eu mesmo com baterias que praticamente não têm diferença entre si, em auto descarga, faço-o com todo o prazer.
Se demoro 2 minutos nas medições, serão dois minutos que estou a dedicar ao meu veiculo, sem ter mais gastos com ele.
Ter um animal domestico torna-se 1000 vezes mais dispendioso de nosso tempo, e também o fazemos com carinho, mesmo que por vezes seja necessário leva-lo ao veterinário e deixar lá couro e cabelo.
É tudo uma questão de cultura.
Se acha que já não se quer dar ao trabalho de fazer essas medições e se necessário algum balanceamento, então recomendo-lhe a colocar um BMS. Depois só terá de verificar se o BMS está a funcionar bem, diminuindo o trabalho do balanceamento manual.
Continuação de bons Km