Bicla "ginga-que-mexe"

07 nov 2014, 22:56

  • Só para dar um pouco de cor...e referir que a "bicla" já andou mais de 700 Km
    pequeno ponei.JPG
    Batotinha
     
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08 nov 2014, 05:34

  • 700 Km! - Em cerca de meio ano! - Há quem não ande tanto com motas a gasolina com custo de milhares de euros. Se fosse sempre para Sul já ia em Marrocos.
    Por falar em cor: Ainda não mudou a cor, será que muda só quando chegar à África do Sul?
    afreitas
     
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14 nov 2014, 09:39

  • 700Km e ainda so veio uma vez a minha casa.

    Sem problema presumo. A predator anda a dormir agora? Nem sai de casa?
    ICEMAN
     
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    Localização: Valongo

14 nov 2014, 13:04

  • Sem problema presumo. A predator anda a dormir agora? Nem sai de casa?
    ........
    A dormir?
    A dormir ando eu!
    Batotinha
     
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02 fev 2015, 13:57

  • Ultimamente só tem circulado ao fim de semana...um pequeno passeio +/- 10km, que o frio e a chuva não ajudam. Mas a voltinha "sanitária" lá se vai fazendo.
    Só somou mais 70 8-) Pouca coisa.
    Á quinze dias, antes de sair fiz medição de tensão das células. Só carrega quando sai, portanto uma vez por semana. Havia 2, nos 3,66/7 V. As restantes nos 3,3V. Não tem BMS como sabem e por isso tb precisa de vigilância ainda mais apertada. Devo ter relaxado.
    Achei bastante a diferença. Mas ...siga.
    No final voltou para a carga sob vigilância continua. A grande maioria andava nos 3,38/40. As tais 2, depois dos 58V, aceleraram a "subida" rápida. Chegaram em poucos segundos aos 4,2. Liguei imediatamente as luzes e dei uma aceleradela para fazer baixar a tensão.
    Fez-se consulta do "técnico"! :o Era necessária uma intervenção de balanceamento! ;)
    Logo faço umas fotos de como se fez...
    Supõe-se que não foi critico o desnivelamento. 3 meses antes a diferença era pequena!

    Batotinha
    Batotinha
     
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02 fev 2015, 14:23

  • Batotinha,

    Ao contrário do que diz, as diferenças são significativas e preocupantes.
    Litio sem BMS é ir para a guerra sem armadura ou andar na estrada sem seguro.
    É de bom tom, instalar BMS o qual dura para além das baterias
    afreitas
     
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02 fev 2015, 14:46

  • afreitas Escreveu:Ao contrário do que diz, as diferenças são significativas e preocupantes.

    Sim eu tb fiquei alarmado, ... mas os valores são imediatamente, (2"), a seguir ao desligar do carregador, (em 60V). E as outras mais lentas estavam já acima dos 3,4V. Daí que espero que tenha sido como que um "fogacho".
    15" depois já estavam a descer nos 4V. Após alguma saída de electrões (luz e aceleradela), as mais altas estavam nos 3,85. Meia hora depois já baixavam dos 3,7. Por isso é que disse que espero que a diferença que registava, (p.e. 12h), muito depois do facto, não tenha sido critica para aquelas 2 células. Espero! :(
    Num dos momentos posteriores, e já carregou 2 vezes depois, nenhuma das mais apressadas terá passado dos 3,58..

    Quanto a BMS estamos de acordo, tem que haver alguma coisa ou alguém a fazer controlo, ... mas os especialistas são vocês! Só quis alertar "outros" para a necessidade de vigilância permanente! :shock:

    Batotinha
    Batotinha
     
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03 fev 2015, 01:40

  • Há duas forma de vigiar baterias e ambas são boas:

    1 - Vigilância sustentada na tecnologia.
    2 - Vigilância cuidada pela inteligência humana.

    Mas há sempre um mas.
    - A primeira, vigia sem se cansar 24H/dia - 365 dias/ano. Não falha e não se cansa.
    - A segunda, é cansativa e falível.
    afreitas
     
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03 fev 2015, 13:47

  • afreitas Escreveu:Há duas forma de vigiar baterias e ambas são boas:

    ...
    - A segunda, é cansativa e falível.


    Exacto. Essa era uma das conclusões que iria acrescentar nos finalmente.
    É que mesmo sabendo isso, (o utilizador comum pode não o saber), ... não deu jeito fazer medição nos últimos 2 meses...várias razões! E como na anterior medição estavam tão parecidas como as de inicio de Julho, achei que nem valia a pena por no papel para servir de histórico. Por isso, (e por outro indicio), é que vou acreditar que foi por pouco tempo! ;)

    Batotinha
    Batotinha
     
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04 fev 2015, 23:23

  • Ora bem
    Agora que já se disse que é fundamental a vigilância periódica, vou mostrar como eu que não sabendo antecipadamente como resolver...mas como era necessário e "emergente", tive que perder o medo e lá avancei. Após instruções, no dia seguinte juntei:
    um pedaço de fio
    uma lâmpada de automóvel H4 55W
    voltímetro
    balancear.JPG

    Depois foi ir drenando o excedente em cada célula. Para a 1ª vez demora um pouco mais. Faz-se um pouco a medo. O que mais me confundiu foi ver que durante a "drenagem" a medição apresentava 6/7 centésimas a menos em relação à medição sem lâmpada.
    Após 3 dias de balanceamento voltei a ver a tensão individual. A mais vagarosa, (a 1ª estava com 3,33V). A mais alta agora é a 14ª com 3,36/7 e as restantes entre os 3,34 e 3,336V.
    uma apressada.JPG

    De notar que o carregamento, quer antes do balanceamento quer após, até aos 58V subiam todas de forma natural e lenta. Mas passado os 58,6/8 a variação era tão rápida que quase não dava tempo a medir mais que 2 células. Nessa altura as mais rápidas chegavam aos 3,58/9 e as 2 em causa iam a valores perigosos.
    Penso que no momento em que o carregador desliga (60V) e a subida depois dos 59 é mesmo rápida diria que após balanceamento 5 chegavam aos 3,59, umas 6 nos 3,47/8 e as restantes nos 3,43.
    No actual 56,9V
    total apos 3 dias.JPG

    E acho que aprendi alguma coisa!

    Batotinha
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