Vectrix Li+ com 60 Ah

02 jan 2015, 20:03

  • É isso mesmo! Com 7680Wh, mesmo com 0,5C temos 3840W totalmente disponíveis por 2 horas seguidas sem parar.
    Esta potencia dará para, depois de embalada, poder andar entre os 80Km/h.
    Pela experiência no "Peugeot 106 electric", mesmo com temperaturas rentes a 0ºC, poderão disponibilizar os 0,5C de descarga,
    e sem que as tensões desçam dos 3,20V, o que representa muito pouco desgaste para as células.
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    Jorge Rocha
     
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02 jan 2015, 20:10

  • Realmente maltratando o material não há hipótese...
    MRider
     
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02 jan 2015, 20:49

  • MRider Escreveu:
    Já vendeste a de nimh?


    Ainda está à venda Mariano.
    jasmim
     
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02 jan 2015, 22:30

  • MRider Escreveu:Umas Headway não teria mais capacidade para aproveitar as performances da Vectrix?


    Ficava um equipamento sem restrições de performance mas também muito mais caro. Para uma configuração idêntica seriam 240 células, layout e montagem muito elaborados e eventual novo sistema de gestão.

    Não nos podemos esquecer que esta máquina "derreteu" dois packs de origem em 45.000 Km. Aparentamente era muita mota para o pack instalado. Algo não foi devidamente técnicamente acautelado no projecto original.

    Para a utilização que o Jasmim pretende dar a solução escolhida é uma boa solução de compromisso.
    MVS
     
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02 jan 2015, 23:55

  • Se ele conseguir se controlar com o punho.
    Mas por vezes não resistimos hehe :-)
    MRider
     
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03 jan 2015, 00:49

  • Já tive motas a dar 250 km/h e não andava nem de longe nem de perto a essas velocidades. Gosto de apreciar a paisagem. :)
    jasmim
     
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03 jan 2015, 00:53

  • Posso dizer que não sou nada meigo no tipo de condução que por vezes faço.

    Mas por saber que assim sou, quando o faço garanto-me que as baterias não estão em condições delicadas.
    Condições delicadas:
    * Baterias geladas - nada de carregamentos, e se for necessário que seja com correntes muito baixas - nada de sair a todo o gás, deixando a tensão cair a pique, tudo o que seja baixar dos 3,00V para LiFePO4, já é uma brutalidade.

    * Pouca capacidade - é aqui que se deve ter maior atenção, sendo preferível ser calculista e quando estamos em viagem, mesmo que quase a chegar ao destino, pedir uma tomada numa casa vizinha por 5 minutinhos para nos garantirmos que chegamos ao destino sem chegar aos cascos (e ter que empurrar nos últimos metros).

    * Viagens com vento contra - nestas situações a potencia pode ter de ser aumentada em mais de 30% para poder manter a mesma velocidade, o que fará com que as baterias sofram muito mais.

    * Viagens com ar frio - é com o ar frio que os atritos são maiores, provocando um maior consumo, logo maior desgaste para as baterias (e também as arrefece muito rápido, aumentando-lhes a resistência interna, tornando ainda maior o esforço para a bateria)

    Vistas as coisas assim, posso dizer que ando em regimes calmos em 90% das minhas deslocações, e nos outros 10% ando a curtir toda a potencialidade da viatura, com o menor desgaste possível para os materiais e energia.

    (já quando andava nas minhas viaturas a combustão interna fazia a mesma coisa e nunca me dei mal... à que saber poupar / preservar)
    Jorge Rocha
     
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03 jan 2015, 01:15

  • E então já estas a meter mãos a obra ?
    Já estas a instalar a novas células ?
    MRider
     
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03 jan 2015, 01:45

  • Sim, mas para que o trabalho seja feito rapidamente é necessário ficar quieto, pensar muito bem o que fazer, ver todos os pós e contras, pensar novamente, trálálá, trálálá... e só então depois colocar em pratica. Para não ter o mesmo trabalho por muitas vezes, aumentando os custos e os incómodos aos proprietários. :lol:
    Jorge Rocha
     
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03 jan 2015, 01:46

  • E como ainda tenho a nimh, deixo o homem à vontade. :)
    jasmim
     
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