Posso dizer que não sou nada meigo no tipo de condução que por vezes faço.
Mas por saber que assim sou, quando o faço garanto-me que as baterias não estão em condições delicadas.
Condições delicadas:
* Baterias geladas - nada de carregamentos, e se for necessário que seja com correntes muito baixas - nada de sair a todo o gás, deixando a tensão cair a pique, tudo o que seja baixar dos 3,00V para LiFePO4, já é uma brutalidade.
* Pouca capacidade - é aqui que se deve ter maior atenção, sendo preferível ser calculista e quando estamos em viagem, mesmo que quase a chegar ao destino, pedir uma tomada numa casa vizinha por 5 minutinhos para nos garantirmos que chegamos ao destino sem chegar aos cascos (e ter que empurrar nos últimos metros).
* Viagens com vento contra - nestas situações a potencia pode ter de ser aumentada em mais de 30% para poder manter a mesma velocidade, o que fará com que as baterias sofram muito mais.
* Viagens com ar frio - é com o ar frio que os atritos são maiores, provocando um maior consumo, logo maior desgaste para as baterias (e também as arrefece muito rápido, aumentando-lhes a resistência interna, tornando ainda maior o esforço para a bateria)
Vistas as coisas assim, posso dizer que ando em regimes calmos em 90% das minhas deslocações, e nos outros 10% ando a curtir toda a potencialidade da viatura, com o menor desgaste possível para os materiais e energia.
(já quando andava nas minhas viaturas a combustão interna fazia a mesma coisa e nunca me dei mal... à que saber poupar / preservar)