Govecs S1.4
Compilação de algumas características que não são fáceis de encontrar:
Velocidade máxima: 45Km/h
Tensão: 72V
Energia aprox. do pack: 1.5KWh
Capacidade: 20Ah
Células: Li-Ion (Samsung ICR18650) de apenas 800 ciclos numa configuração 20s(11p)
Esta química envelhece de forma muito precoce em relação á química LiFePO4 (2000 ciclos 80% DOD).
Com muito, muito cuidado no acelerador o modelo poderá fazer cerca de 42Km.
Na minha opinião meramente pessoal. A longevidade de 50,000km para o pack de baterias é irrealista para um modelo de tão pouca autonomia. Tendo em linha de conta o reduzido número de ciclos expectável para esta química de baterias um valor máximo de 30,000Km será mais aceitável e o valor mais provável serão cerca de 25,000Km.
Tenho curiosidade em saber se o BMS no interior da caixa de baterias removível efectua os devidos balanceamentos. Tenho visto problemas nesta área em packs removíveis com esta química noutras marcas. Para não produzir calor dentro da caixa de baterias o BMS efectua uma mera função de protecção. No prazo de um ano sem qualquer uso do veículo e mesmo com carregamentos mensais de manutenção o desbalanceamento que verifiquei era de cerca de 50% (7,5Ah numa mala de 15Ah / 60V - situação idêntica encontrada numa segunda mala de baterias do veículo). Esta química sofre mais frequentemente de problemas aleatórios de autodescarga, daí a importancia do balanceamento por parte do BMS.