Balanceamento baterias SLA
Enviado: 16 jun 2014, 22:07
Caros,
Partilho convosco um trabalho de balanceamento manual de baterias do tipo SLA (chumbo ácido seladas).
Dados inciais
- veículo elétrico: quase scooter Vortex RS >>> http://www.scooters-eletricas.com/Quase_Scooter-detail/vortex-rs/
- data da montagem das baterias: 4 de maio de 2014
- 5 baterias SLA: 12V 12Ah
- pack baterias: 60V 12Ah
Antes do balanceamento:
- Bateria 1: 13,41V
- Bateria 2: 13,46V
- Bateria 3: 13,46V
- Bateria 4: 13,43V
- Bateria 5: 13,43V
Importa referir que o pack de baterias foi recarregado na totalidade com o carregador da quase scooter, e que antes do balanceameto dei uma pequena volta: cerca de 1km. Note-se que esta volta deveria ter sido menor, pois deu origem a tempos de balanceamentos muito longos (cerca de 1 hora em cada bateria).
Após o balanceamento:
- Bateria 1: 13,53V (medição após 7 horas do final do balanceamento)
- Bateria 2: 13,59V (medição após 6 horas do final do balanceamento)
- Bateria 3: 13,59V (medição após 5 horas do final do balanceamento)
- Bateria 4: 13,63V (medição após 4 horas do final do balanceamento)
- Bateria 5: 13,80V (medição após 10 minutos do final do balanceamento)
Confesso que o processo não correu da forma "perfeita", dado ter existido um desfasamento temporal relativamente elevado entre o balanceamento de cada uma das baterias. De facto, comecei este trabalho as 23 horas de ontem, deitei-me às 2 horas, com 3 baterias balanceadas, deixei-me uma a balancear durante o meu sono, e de manhã balanceei a última!
Como realizei as medições logo após o balanceamento da última, não deu tempo para esta estabilizar, o que justifica também as diferenças obtidas entre cada uma das baterias.
Para mim balancear, significa aumentar a vida útil das baterias, em boas condições de utilização.
No próximo balanceamento certamente vou ter aprimorar alguns aspetos! :D
Espero que este testemunho ajude a despertar para a importância do balanceamento das baterias, neste caso do tipo SLA, que pode ser realizada de forma manual, ou de forma automática através de um um BMS. Certamente este último vai-nos poupar tempo e algumas preocupações, e dar rigor à operação. É uma questão de avaliarem se no vosso caso o "valor" retirado do balanceamento, supera o valor do investimento num BMS...
Também espero o vosso feedback sobre este trabalho, no sentido de melhorar e/ou corrigir alguns aspetos deste balanceamento "manual".
Saudações elétricas.
Partilho convosco um trabalho de balanceamento manual de baterias do tipo SLA (chumbo ácido seladas).
Dados inciais
- veículo elétrico: quase scooter Vortex RS >>> http://www.scooters-eletricas.com/Quase_Scooter-detail/vortex-rs/
- data da montagem das baterias: 4 de maio de 2014
- 5 baterias SLA: 12V 12Ah
- pack baterias: 60V 12Ah
Antes do balanceamento:
- Bateria 1: 13,41V
- Bateria 2: 13,46V
- Bateria 3: 13,46V
- Bateria 4: 13,43V
- Bateria 5: 13,43V
Importa referir que o pack de baterias foi recarregado na totalidade com o carregador da quase scooter, e que antes do balanceameto dei uma pequena volta: cerca de 1km. Note-se que esta volta deveria ter sido menor, pois deu origem a tempos de balanceamentos muito longos (cerca de 1 hora em cada bateria).
Após o balanceamento:
- Bateria 1: 13,53V (medição após 7 horas do final do balanceamento)
- Bateria 2: 13,59V (medição após 6 horas do final do balanceamento)
- Bateria 3: 13,59V (medição após 5 horas do final do balanceamento)
- Bateria 4: 13,63V (medição após 4 horas do final do balanceamento)
- Bateria 5: 13,80V (medição após 10 minutos do final do balanceamento)
Confesso que o processo não correu da forma "perfeita", dado ter existido um desfasamento temporal relativamente elevado entre o balanceamento de cada uma das baterias. De facto, comecei este trabalho as 23 horas de ontem, deitei-me às 2 horas, com 3 baterias balanceadas, deixei-me uma a balancear durante o meu sono, e de manhã balanceei a última!
Como realizei as medições logo após o balanceamento da última, não deu tempo para esta estabilizar, o que justifica também as diferenças obtidas entre cada uma das baterias.
Para mim balancear, significa aumentar a vida útil das baterias, em boas condições de utilização.
No próximo balanceamento certamente vou ter aprimorar alguns aspetos! :D
Espero que este testemunho ajude a despertar para a importância do balanceamento das baterias, neste caso do tipo SLA, que pode ser realizada de forma manual, ou de forma automática através de um um BMS. Certamente este último vai-nos poupar tempo e algumas preocupações, e dar rigor à operação. É uma questão de avaliarem se no vosso caso o "valor" retirado do balanceamento, supera o valor do investimento num BMS...
Também espero o vosso feedback sobre este trabalho, no sentido de melhorar e/ou corrigir alguns aspetos deste balanceamento "manual".
Saudações elétricas.