Em Maio de 2008 foi comprada uma quase-scooter de marca desconhecida para a minha mãe utilizar. Percorreu uns 5 000km, valor estimado porque e-bike não tem odometro e as baterias entregaram a alma ao criador. Surgiu o trilema, baterias novas de chumbo, de litio ou e-bike nova. A opção escolhida foi a menos lógica para a maioria das pessoas, gastar uma pipa de massa num pack de litio. Nao foi facil convencer os meus pais a gastar mais de 400€ numa e-bike que tinha custado 550€. Mas em Novembro de 2011 lá se decidiram e eu avancei...
Trata-se de uma bicicleta com 48V, controlador 18ah e motor de 350w. Atinge os 35km/h. O pack de chumbo pesava cerca de 17kg, estava instalado dentro de uma caixa removível que trancava com a chave. Por isso tive todo o interesse em manter a caixa original para manter o pack de LiFe removível.
4 dias após o pagamento lá chegou o material da http://eclipsebikes.com
16 baterias Headway
Carregador 48V 4Ah
16 blocos de construçao e conectores
E um carregador de 3,9V para carregar células individualmente, é um extra dispensável.
Ficou a faltar o bms que se encontra esgotado e foi enviado mais tarde.
Despesas totais de 425€ incluindo portes.
Do ebay veio também um ciclocomputador por cerca de 3€.
Carreguei as células individualmente com o carregador de 3,9V para as balancear. Posso confirmar que umas demoram 10 minutos, outras demoram mais de 1H, o que me leva a concluir que se nao fizesse este carregamento isto rapidamente daria molho.
Aqui vão as fotos.
Faltam fotos do pack com o bms instalado, que coube perfeitamente dentro da caixa.
O peso que se vê mal na foto é de 6kg.