Quase scooter convertida para Life


  • Em Maio de 2008 foi comprada uma quase-scooter de marca desconhecida para a minha mãe utilizar. Percorreu uns 5 000km, valor estimado porque e-bike não tem odometro e as baterias entregaram a alma ao criador. Surgiu o trilema, baterias novas de chumbo, de litio ou e-bike nova. A opção escolhida foi a menos lógica para a maioria das pessoas, gastar uma pipa de massa num pack de litio. Nao foi facil convencer os meus pais a gastar mais de 400€ numa e-bike que tinha custado 550€. Mas em Novembro de 2011 lá se decidiram e eu avancei...

    Trata-se de uma bicicleta com 48V, controlador 18ah e motor de 350w. Atinge os 35km/h. O pack de chumbo pesava cerca de 17kg, estava instalado dentro de uma caixa removível que trancava com a chave. Por isso tive todo o interesse em manter a caixa original para manter o pack de LiFe removível.

    4 dias após o pagamento lá chegou o material da http://eclipsebikes.com
    16 baterias Headway
    Carregador 48V 4Ah
    16 blocos de construçao e conectores
    E um carregador de 3,9V para carregar células individualmente, é um extra dispensável.
    Ficou a faltar o bms que se encontra esgotado e foi enviado mais tarde.
    Despesas totais de 425€ incluindo portes.

    Do ebay veio também um ciclocomputador por cerca de 3€.

    Carreguei as células individualmente com o carregador de 3,9V para as balancear. Posso confirmar que umas demoram 10 minutos, outras demoram mais de 1H, o que me leva a concluir que se nao fizesse este carregamento isto rapidamente daria molho.

    Aqui vão as fotos.
    Faltam fotos do pack com o bms instalado, que coube perfeitamente dentro da caixa.
    O peso que se vê mal na foto é de 6kg.









    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Autonomia: 36km
    Percurso feito a uma velocidade media de 26,2km/h, velocidade de pico 40,6km/h.
    Tempo de carga: 3:13H
    Consumo: 700W

    O consumo médio é de 2kw/100km

    Esta e-bike continua o seu trabalho. Até ao momento teve 2 problemas. O carregador e o ciclo-computador pifaram.
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Fantastico 8-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Excelente projecto.

    Continuo achar este tipo de bicicletas quase scooters como uma alternativa para o dia a dia.

    Vou adquirir uma esta semana para a minha esposa se deslocar no dia a dia, inicialmente ficará com baterias de chumbo mas quando for necessário uma troca será claramente para lithium.

    Cumprimentos.
    nios26
     
    Mensagens: 156
    Registado: 05 mai 2014, 11:16
    Localização: Fafe


  • Custumo usar essas células Headway em bicicletas.

    São das células mais bem feitas, fiáveis e duráveis que vi até hoje.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Eu costumo dizer que as Headway são as A123 dos pobres.

    Quanto ao conceito é bom eu já fiz muitos kms nesta quase scooter, no entanto prefiro as bicicletas normais convertidas, simplesmente porque são mais leves e permitem um uso normal dos pedais.
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • É só para dizer que esta quase scooter continua viva. E hoje ganhou mais 2 extras... o medidor de carga e o novo conta-km.

    Tenho lido os outros tópicos sobre a RI das células com o frio, por enquanto nao noto nada anormal nestas células. As baterias Headway continuam em excelente forma, apesar dos 3 anos de trabalho.
    Trata-se de um pack de baterias Headway 48v 10ah, a quase-scooter puxa em plano 8-9ah, no máximo em subida 16ah, e carrega a 4ah.


    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Muito bem MarcoPNS.
    Mais um acessório fenomenal.

    Se disseres a aos que têm e-bike's idênticas a essa, mas com baterias de chumbo, em quanto te está esse pack de baterias (incluindo tudo o que lá está dentro e todo o trabalho), pensarão que és um louco a gastar dinheiro.

    Se daqui por uns 10 anos lhes mostrares esse mesmo pack ainda a funcionar em pleno, aí eles concluirão que tolos foram eles por terem já gasto o dobro ou mais (repartidamente por esses anos), em colocação de novas baterias de chumbo, para manterem os mesmos km realizados.
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Jorge Rocha Escreveu:Muito bem MarcoPNS.
    Mais um acessório fenomenal.

    Se disseres a aos que têm e-bike's idênticas a essa, mas com baterias de chumbo, em quanto te está esse pack de baterias (incluindo tudo o que lá está dentro e todo o trabalho), pensarão que és um louco a gastar dinheiro.

    Se daqui por uns 10 anos lhes mostrares esse mesmo pack ainda a funcionar em pleno, aí eles concluirão que tolos foram eles por terem já gasto o dobro ou mais (repartidamente por esses anos), em colocação de novas baterias de chumbo, para manterem os mesmos km realizados.

    O primeiro pack de baterias de chumbo foi apenas mais uma má experiência (2008-2011)... no ultimo ano a minha mãe já evitava andar na mota porque a autonomia era inferior a 10km.. nos últimos meses, nem 5km fazia. Mas o pior era a incerteza... ninguem sabia ao certo quantos kms poderia fazer, sem ficar a pé, ou a pedais.

    Este pack de Headway faz agora 3 anos, mas tem muitos mais kms que o pack de chumbo porque eu também usei a bike para ir buscar o meu filho ao infantário, são 13km dia.
    Agora com estes novos instrumentos, vou fazer uma descarga profunda e medir o carregamento na tomada para verificar se existe degradação.
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Em packs de 48V (16s) Headway de 10Ah com mais de 3 anos, 1200 ciclos de 30% DOD e 12.000 Km percorridos ainda não consigo aferir qualquer tipo de degradação (potência ou capacidade). As correntes chegam aos 3C nas subidas.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
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