As quase scooter ou scooter tipo bicicleta deverão ser escolhidas tendo em conta alguns os seguintes aspectos:
1 - Este tipo de veículos, são produzidos exclusivamente na China.
Os produtores chineses tiveram a preocupação primeira, de adequar estes veículos às características e à realidade do seu mercado interno porque é nesse mercado que têm milhões de consumidores e assim mais possibilidade de em tempo razoável amortizar moldes, ferramentas e custos com desenvolvimento.
Assim, estes veículos foram desenvolvidos para circular com pessoas predominantemente leves e em regiões particularmente planas: Xanghai, Wuxi, Hangzhou Xiamen, Guangzhou, Shenzhen, para citar apenas estas e nas quais vivem cerca de 70 milhões de pessoas.
Com este perfil de utilizadores e com esta orografia, as quase scooters podem ser frágeis e ter instalados equipamentos básicos.
Ao contrário, num país como Portugal este tipo de veículos terão de ser mais cuidados: - Utilizadores mais pesados e cidades com relevos acentuados ou até violentos, exigem veículos pensados e equipados de forma diversa.
Motores mais eficazes, baterias com o mínimo de 12Ah com características específicas de tracção e controladores sobre-dimensionados para suportar correntes e aquecimento são equipamentos absolutamente indispensáveis para corresponder aos esforços que lhes são exigidos.