Ecity 500

07 jun 2014, 18:36

  • Caro rnm,

    Se não conduziu uma Ecity500 não pode tecer certos comentários, além disso não existem bicicletas similares á Ecity500.
    Não percebo a sua fixação no torque arm, ainda para mais sendo Engenheiro Mecânico. Já olhou bem para um motor Bafang de origem genuina? Já analisou bem o jogo de anilhas que o acompanha? Está lá a resposta para a ausência do torque arm.
    Por favor não fale sem ter conhecimento de causa. A fábrica não recomenda, e bem, o uso do torque arm.
    UM MOTOR BAFANG NAO PRECISA DE TORQUE ARM QUANDO MONTADO POR PESSOAL ESPECIALIZADO.
    As Headway que testou deviam ser de proveniência duvidosa, da nossa parte só temos a dizer bem da marca, mais uma vez repito que em mais de 500 células nem uma reclamação .
    Editado pela última vez por RVS em 07 jun 2014, 18:55, num total de 2 vezes.
    RVS
     
    Mensagens: 19
    Registado: 12 mai 2014, 10:45

07 jun 2014, 18:42

  • Caro rnm,

    O seu curriculum profissional ainda me causa mais confusão face á sua atitude.

    Pelas fotografias ter achado o produto frágil e pouco fiável é uma novidade.

    Acha que os produtos têm que ser todos formatados ao seu gosto? Quem pensa que é? Seja humilde.

    Para si uma bicicleta eléctrica de motor frontal nunca será um produto credível. Parabéns. Acabou de excluir mais de metade da produção mundial deste tipo de veículos.

    Como sabe os eixos roscados (concentração de tensões) do motor traseiro são ocos de um dos lados para passar os cabos eléctricos para o exterior. Isso não o preocupa do ponto de vista da robustez mecânica nas nossas estradas? Fractura de fadiga talvez? Devia. O eixo fontal que usamos é todo maciço.

    O motor traseiro limita também o tipo de cassete de velocidades que usamos.

    Lamento mas vou prescindir do seu patrocínio neste projecto. O produto tem um orientação e é de tracção eléctrica frontal.

    Já analisou as fracturas mais comuns das forquilhas frontais. Foi sempre arrancado um dos garfos porque o eixo rodou. O que acha que isso significa?

    Quando é utilizada uma forquilha bem dimensionada, um jogo de anilhas e acessórios de dimensão correcta, aperto suficiente e porca anti-desaperto o torque arm não está lá a fazer coisa alguma para estes binários. O torque arm apenas o protege de um evento catastrófico se o conjunto estiver mal apertado ou concebido e tentar rodar sob efeito do torque. Se o eixo tentar rodar mesmo com torque arm você já falhou - o sistema está a trabalhar fora de especificações. Este assunto recebeu muitas horas de análise e testes (desmontagens frequentes e análise visual com amplificação procurando marcas de interferência).

    Também sou Eng. Mecânico e trabalho em projectos mecânicos, de automação e electrónica. O iBMS é um produto inteiramente nosso. Já percebeu que não está perante um interlocutor novato nestas matérias. Tem alguma coisa feita inteiramente por si nesta área que nos possa apresentar? Para Eng. Mecânico nesta área com o devido respeito acho-o muito mal informado.

    Os 2mm de espessura de napa fazem-lhe confusão mas os 0.2mm de PVC termoretráctil de venda ilegal na Europa que embrulham as células dentro das caixas de baterias em alumínio standard que tanto aprecia sem qualquer fusível já não.

    Uma marca internacional de bicicletas como a Giant anuncia 180Km de autonomia com assistência parcial num setup de 10Ah. Também foi para um fórum público dizendo que estão a enganar o potencial cliente. Se conhece a lei sabe que numa bicicleta eléctrica é suposto pedalar.

    O produto já tem especificação para circular á chuva como qualquer outra bicicleta eléctrica.

    Alguma bicicleta do Tour de France usa travões de disco? O Alberto Contador mandou-lhe algum email queixando-se que a bicicleta dele não trava?

    Poupe-me e não me faça perder o meu tempo.
    Editado pela última vez por MVS em 07 jun 2014, 19:23, num total de 1 vez.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

07 jun 2014, 18:54

  • MVS Escreveu:
    Alguma bicicleta do Tour de France usa travões de disco? O Alberto Contador mandou-lhe algum email queixando-se que a bicicleta dele não trava?



    Ui! Não são esses que descem os Pirineus a 100Km/h? Sem discos já deviam ter morrido todos.
    RVS
     
    Mensagens: 19
    Registado: 12 mai 2014, 10:45

07 jun 2014, 19:06

  • Bom isto está a escalar para fora do âmbito de uma venda de bicicleta.
    Quem não quer a bicicleta não compra.

    Julgo que devíamos terminar por aqui.

    O fórum não obriga a identificação mas também não é nenhum site de encontros escaldantes anónimo.

    Obrigado sim à boa educação e tal como me ensinaram tratar por você quem não se conhece e por tu os restantes conhecidos.

    Desafio o rnm a indicar os pontos positivos da bicicleta em questão

    ________________________________
    ICEM4N - Predator 70Ah
    31.000km - 17/09/2011
    ICEMAN
     
    Mensagens: 633
    Registado: 10 mai 2014, 02:11
    Localização: Valongo

07 jun 2014, 21:47

  • Caro rnm

    Um indivíduo que se regista num fórum , não se apresenta a comunidade e começa a atacar dessa forma. Para mim é de muito falta de educação e arrogância.

    Por isso dizer que é engenheiro e participou em projetos isso para mim vale ZERO.

    Por isso não tenho em consideração nada do que diz.

    Se queria colocar defeitos no produto poderia ter feito de uma maneira muito mais educada.

    Faz me lembrar um user de um outro fórum...

    Término por aqui o meu off topic.
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

07 jun 2014, 22:51

  • MRider Escreveu:Caro rnm

    Um indivíduo que se regista num fórum , não se apresenta a comunidade e começa a atacar dessa forma. Para mim é de muito falta de educação e arrogância.

    Por isso dizer que é engenheiro e participou em projetos isso para mim vale ZERO.

    Por isso não tenho em consideração nada do que diz.

    Se queria colocar defeitos no produto poderia ter feito de uma maneira muito mais educada.

    Faz me lembrar um user de um outro fórum...

    Término por aqui o meu off topic.


    - - - - -
    Caríssimo mrider.
    Para que conste, sou um dos fundadores e também responsável existência deste e-forum.
    Para que o nosso fórum seja diferente, devemos fazer esforços no sentido de evitar exemplos menos interessantes que vimos noutros locais.
    Assim: Eloquência, Sabedoria, Elevação e Condescendência são elementos exigíveis e elegíveis.

    Para que possamos exigir correcção, temos de ser correctos. Alimentar e responder a questões, é potenciar verbalização dispensável.
    O Sr. rnm tem neste democrático fórum o direito a levantar o que presume ser a sua razão, embora sujeito ao competente contraditório como já se viu.

    Vejamos este caso pelo lado positivo !!!. Ainda bem que o Sr.rnm levantou questões:
    - DEU OPORTUNIDADE A QUE SE PUBLICITASSE O TEMA E A BICICLETA
    - DEU OPORTUNIDADE PARA A DEVIDA EXPLICAÇÃO DAS OPÇOES TÉCNICAS
    - DEU ORIGEM A INFORMAR OS POTENCIAIS UTILIZADORES DESTES VEÍCULOS (que estes tirem conclusões).
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56

08 jun 2014, 02:49

  • ICEMAN Escreveu:até fazia um banner com o meu nome completo..... :D :D

    Até estou a pensar começar o Nobel da Engenharia só a meu propósito! :lol: :P

    ICEMAN Escreveu:Da bicimota do Fidel já conhecemos e realmente é um trabalho tremendo, não quer abrir um diário de bordo ou abrir um projecto daquilo que já fez pela mobilidade eléctrica? Queremos exactamente isso, adeptos incondicionais dos veículos eléctricos neste forum.

    Dei só uns conselhos ao Fidel, o mérito é todo dele. página 8-10 no post dele no NovaEnergia.

    ICEMAN Escreveu:Desafio o rnm a indicar os pontos positivos da bicicleta em questão

    Adoro a localização da bateria, perfeito.
    Adoro a química escolhida, perfeita. Eu testei muitas Headway em 2009 e 2010 e li muitas reviews sobre as mesmas, e elas na altura, compradas directamente à Headway, apresentavam problemas. Estamos em 2014 e eles apertaram o controlo de qualidade? Excelente, retiro o que disse e agradeço a info.
    Gosto do motor, silencioso, com binário e cada vez melhor em termos de construção.
    Gosto do display do iBMS, muito informativo. Para a perfeição só lhe acrescentaria um sensor de velocidade e software. (acho que não tem ainda...)

    RVS Escreveu:Ui! Não são esses que descem os Pirineus a 100Km/h? Sem discos já deviam ter morrido todos.

    Que eu saiba eles quase não travam, e quando travam costuma dar asneira. Quando alguém aqui tiver a experiência que eles têm e uma equipa de assistência permanente, pode falar à vontade. Os travões no aro são os mais potentes que existem, graças ao grande diâmetro, mas com discos, em especial à frente é mais fácil fazer uma travagem eficaz e segura. Num trajecto de 10km em cidade faço mais de 15 travagens, o Alberto Contador deve fazer uma a cada 100+ km...?

    MVS Escreveu:Acha que os produtos têm que ser todos formatados ao seu gosto? Quem pensa que é? Seja humilde.

    Opinei sobre o meu gosto pessoal em relação a alguns componentes, direito que assiste a qq um aqui.

    MVS Escreveu:Pelas fotografias ter achado o produto frágil e pouco fiável é uma novidade.

    Uma napa com um ligador de células (quase da espessura de uma faca) por trás é uma solução precária, frágil e pode tornar a bike pouco fiável. A utilização diária tem muitas coisas engraçadas não prevista no projecto. Essa bateria teria "morrido" quando entrei no Metro as portas se fecharam e entalaram a minha bike mesmo nessa zona onde puseram as baterias com napa (felizmente eu tinha uma caixa à volta). Outra situação, ao prender a bicicleta a um poste metálico deram-me um encontrão e a bateria bateu lá com bastante força... Vai-me dizer que não aconteceria nada às Headway no caso dessa ECity...? Vender produtos para outros usarem tem muito que se lhe diga. O senhor está com a postura de " a bike está perfeita para mim, o cliente tem que aprender mil detalhes e se der raia a culpa é dele que não soube usar".
    E a fixação das mesmas ao quadro parece ser só braçadeiras de serrilha plásticas... O casquilho não deve impedir que as células caiam se não tiver as braçadeiras. Por favor não me diga que não caiem por causa dos ligadores...
    A minha caixa de baterias traz, de dentro para fora: células, placa de fibra de vidro, manga termoretratil (possivelmente ilegal), espuma de alta densidade e caixa de alumínio de 2.5mm.

    MVS Escreveu:Para si uma bicicleta eléctrica de motor frontal nunca será um produto credível. Parabéns. Acabou de excluir mais de metade da produção mundial deste tipo de veículos.

    Motor com esse binário todo, foi o que eu escrevi. Até 500W pico é na boa.

    MVS Escreveu:Como sabe os eixos roscados (concentração de tensões) do motor traseiro são ocos de um dos lados para passar os cabos eléctricos para o exterior

    Dois pontos: MXUS e Crystalyte não são ocos, NineC são. Ainda assim, há muito menos acidentes de eixos partidos do que garfos e dropouts...
    Se é engenheiro tb, tenho duas palavras para si: fibra neutra

    MVS Escreveu:O motor traseiro limita também o tipo de cassete de velocidades que usamos.

    É verdade. Contudo consigo arranjar na Europa cassetes de 5 a 9 velocidades para motores com rosca. Fora que já existem versões para freehub...

    Em relação a torque arms, fica aqui este link para os clientes, ler e ver os gráficos no primeiro link das FAQ ao fundo da página, é o meu conselho.

    MVS Escreveu:O produto já tem especificação para circular á chuva como qualquer outra bicicleta eléctrica.

    Napa = IP55 ou 65...? :mrgreen: (brincadeira...)

    MVS Escreveu:Poupe-me e não me faça perder o meu tempo.

    Perca tempo a fazer um produto mais seguro (caixa de baterias e torque arm mínimo), diga aos seus clientes para me ignorarem e deixe-me falar à vontade, é um direito meu.

    MRider Escreveu:Por isso dizer que é engenheiro e participou em projetos isso para mim vale ZERO.
    Por isso não tenho em consideração nada do que diz.

    Veja lá o que quer afinal, pediu 2x para me apresentar e agora vale ZERO..? Para que pediu então?
    Ser rápido e sucinto como fui no primeiro post (não pretendi ser arrogante ou espertalhão), não me dá nem me tira razão, simplesmente faz com que algumas pessoas não gostem de mim.

    afreitas Escreveu:Vejamos este caso pelo lado positivo !!! Ainda bem que o Sr.rnm levantou questões:

    Caro AFreitas, obrigado por esta frase, era exactamente a minha ideia, levantar questões.
    Esta conversa vai muito longa e talvez fora de tópico, da minha parte apresento as minhas desculpas, se for esse o caso.
    rnm
     
    Mensagens: 108
    Registado: 05 jun 2014, 20:02

08 jun 2014, 03:10

  • Excelente tópico.
    A isto chama-se defender tecnicamente o produto, sob pontos de vista diferentes e claro aceites pela comunidade, só assim podemos crescer.

    O problema caro rnm, é que se registou e efetuou 5 posts até esta hora "apenas" apontando defeitos a uma máquina que a seu ver vai ser causadora de variadas mortes na estrada, retiro esta conclusão devido a todo o afinco que teve neste tópico em particular e único topico.

    Felizmente é a primeira e última vez que alguém entra no e-forum "apenas" com o intuito de denegrir 1 produto somente em 5 posts.

    Se vir que tem algo a acrescentar peço encarecidamente para que continue a postar no forum pois já verifiquei que tem conhecimentos para tal.

    Continuo a aguardar o seu contributo a este forum com o/os seu/seus projetos.

    PS: a mim pagam-me para gerir 33 milhoes de euros e no entanto tenho sempre algum cliente com 1000eur que me diz que eu não tenho razão, são opiniões e têm que ser aceites. e aprendo com elas.
    ICEMAN
     
    Mensagens: 633
    Registado: 10 mai 2014, 02:11
    Localização: Valongo

08 jun 2014, 11:31

  • Caro rnm,

    Existe uma grande diferença entre não ter papas na lingua e ser rude, mal educado, não cortês, persecutório e incompetente.

    Sei que está habituado a este tipo de picardias noutros fóruns, tal não será tolerado aqui.

    Quando á parte técnica:

    Enganou-se quanto ás Headway.

    Enganou-se quanto ao torque arm para o motor Bafang.

    E continua a cometer lapsos porque não conversa, não lê, não pensa, não analisa, não pergunta. Simplesmente assume o pior e descarrega. Péssimas qualidades para um Engenheiro.

    Enganou-se quanto o sensor de velocidade. O sensor de velocidade e o respectivo handling no firmware existem já há vários anos. Examine o PDF com o wiring do iBMS e está lá a entrada digital para o Speed Sensor.

    Enganou-se quanto aos ligadores. Os ligadores entre células aguentam individualmente com mais 200Kgf á tracção. Têm uma secção 10 vezes superior em relação á que é usada nas suas baterias.

    Enganou-se quanto ás braçadeiras. As 4 braçadeiras em Nylon 6 de 12mm aguentam no seu conjunto uma força superior a 500Kgf.

    Enganou-se quanto ao casquilho. O casquilho em Nylon é produzido ao torno á medida para cada quadro e possui um ressalto central que sustêm o pack sem qualquer braçadeira. O casquilho está ainda fixo ao quadro na zona dos parafusos para o acessório de garrafa.

    eCity 500_2.JPG


    Enganou-se quando á resistência ao esmagamento do conjunto. Quando uma porta de carruagem de metro provocar qualquer dano a este pack de baterias, a si a mesma porta, mata-lo-ía. Depois poderia fazer a competente reclamação sem papas na lingua.

    Este sitema foi cuidadosamente concebido em 2011 antes de ver a luz do dia.

    eCity 500_1.JPG


    eCity 500_3.JPG


    Continuo a perguntar.

    Tem alguma coisa sua para nos mostrar que não seja apenas aplicar num quadro de bicicleta um kit feito por outrem?

    Refiro-me óbviamente a trabalho de Engenheiro.
    Editado pela última vez por MVS em 08 jun 2014, 12:18, num total de 1 vez.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

08 jun 2014, 11:46

  • Para as suas criticas serem levadas a sério mostre os seus trabalhos para realmente vermos como se fazem as coisas em condições.

    Cá estaremos para apreciar, elogiar e criticar.
    nios26
     
    Mensagens: 156
    Registado: 05 mai 2014, 11:16
    Localização: Fafe

AnteriorPróximo


Voltar para Dúvidas - Que bicicleta escolher?



cron