Ecity 500

06 jun 2014, 17:49

  • Preços da bike completa e dos componentes para montar numa bike diferente sff.
    rnm
     
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06 jun 2014, 18:26

  • rnm Escreveu:Preços da bike completa e dos componentes para montar numa bike diferente sff.


    Bem vindo passa nas apresentações :-)
    MRider
     
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06 jun 2014, 19:13

  • Actualizei com os preços no primeiro post.
    MVS
     
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06 jun 2014, 21:44

  • A parte eléctrica parece estar boa mas a parte mecânica... :?

    Motor com tanto binário à frente é mesmo bom para ir ao chão acelerando à saída de uma curva (especialmente em molhado).
    Tanto peso à frente torna difícil desviar de obstáculos (comparando com uma bicla normal) e é preciso músculo para subir um passeio ou saltar um buraco na estrada.
    Suspensões da frente não foram desenhadas para esses esforços, rapidamente ficam cheias de folgas.
    Não vejo torque arm, se ainda não tem é melhor meter para não acontecer como aconteceu ao Casainho
    Esses travões numa bike de 20 e tal kg que dá 42km/h...?
    A ventoinha da BMS é para sugar a chuva?
    5 anos de garantia com baterias Headway?

    60km em 2h = 10Ah...?
    rnm
     
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06 jun 2014, 23:54

  • rnm Escreveu:A parte eléctrica parece estar boa mas a parte mecânica... :?

    Motor com tanto binário à frente é mesmo bom para ir ao chão acelerando à saída de uma curva (especialmente em molhado).
    Tanto peso à frente torna difícil desviar de obstáculos (comparando com uma bicla normal) e é preciso músculo para subir um passeio ou saltar um buraco na estrada.
    Suspensões da frente não foram desenhadas para esses esforços, rapidamente ficam cheias de folgas.
    Não vejo torque arm, se ainda não tem é melhor meter para não acontecer como aconteceu ao Casainho
    Esses travões numa bike de 20 e tal kg que dá 42km/h...?
    A ventoinha da BMS é para sugar a chuva?
    5 anos de garantia com baterias Headway?

    60km em 2h = 10Ah...?



    Depois deste post "duro" acho mesmo que deverá obrigatoriamente passar pelas apresentações !
    MRider
     
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07 jun 2014, 00:50

  • Caro rnm,

    Obrigado pela sua "review" mesmo que apenas baseada em fotografias.

    Gosto particularmente do motor á frente por duas razões:

    1. Repartição do peso pelos dois eixos de forma equitativa. Para isso contribui também a posição avançada das baterias.

    2. Duas rodas motrizes que melhora a tracção em aceleração.

    Quanto ao ir ao chão em piso escorregadio meu caro isto é um veículo para quem sabe andar de bicicleta. Este produto não é um brinquedo. É um veículo de aptencia citadina e desadequado para a practica de BTT destinado a condutores responsáveis.

    A geometria e o baixo centro de gravidade facilitam o contornar de obstáculos, o veículo sobe facilmente passeios e salta buracos.

    Não olhou bem para as fotografias pois a forquilha exemplificada é em alumínio (sim alumínio e sim já li todas as histórias de terror no Endless-Sphere) s/ suspenção. O exemplar da figura conta já com mais de 10,000Km em 3 anos. Vai ter diário de bordo (DB) aberto aqui dentro de pouco tempo.

    Temos também modelos com suspenção á frente sem que se sinta a rápida degradação que refere.

    Não vê torque arm porque não foi propositadamente colocado. A montagem do eixo frontal mecanicamente tem muito que se lhe diga, está gente á altura a tratar do assunto. Se eu metesse um veículo destes nas mãos de um garageiro não alertado para estas questões como fez o Casainho aí sim, haveria fortes motivos para preocupações.

    A bicicleta pesa cerca de 26Kg. No meu caso pessoal peso cerca de 104Kg e meço 1,89m. Pessoalmente prefiro um
    bom V-Brake a discos mecânicos. Qualquer bicicleta s/ motor a descer atinge facilmente velocidades muito superiores a 42Km/h.

    A ventoinha na caixa do BMS só é usada na fase final do carregamento (balanceamento) e em tempo quente. Existe uma cobertura em napa que cobre essa zona nos dias de chuva.

    Existe algum problema com as células Headway? O BMS não é de origem duvidosa é o iBMS. Tem alguma informação relevante que queira partilhar com a comunidade? Tenho exemplares com mais de 10,000Kms percorridos, mais de 1000 ciclos de 50% DOD, picos de 3C e ainda restituem os 10Ah quando necessário. Não é ainda mensurável qualquer desgaste nas células em utilização diária. Tenho centenas de registos GPS de viagens no SportyPal feitos com estes modelos algumas com várias dezenas de kms.

    Fiz uma vez Porto - Amarante em bicicleta não eléctrica e demorei 4 horas. Logo não tenho qualquer treino ciclistico. Faço habitalmente hora e meia de corrida lenta sem qualquer cansaço aparente.

    Fiz duas vezes Porto - Amarante em duas horas num modelo idêntico a este. Fiz também as viagens de volta. O percurso são mais de 65km pela N15 com subidas demolidoras (Baltar, Sameiro, Lixa). Usei apenas o motor para subir e ás vezes em terreno plano. Usei também o modo de limitação a 25Km/h para poupar bateria. O modelo tem computador de bordo integrado do iBMS com LCD no guiador em que mostra o consumo energético médio em Wh. Como tenho 500Wh no pack e a viagem estava prevista durar 2h bastou apontar o consumo médio para 250Wh para ter a certeza que usava toda a bateria durante a viagem.

    Se um kit á prova de água são aquelas caixas de baterias em alumínio, carregadas de silicone, com células de qualidade duvidosa ou químicas desadequadas e um BMS mediocre então não há comparação possível. Reparo habitualmente esses equipamentos.

    Não se esqueça de se apresentar á comunidade.
    Editado pela última vez por MVS em 07 jun 2014, 12:03, num total de 2 vezes.
    MVS
     
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07 jun 2014, 03:02

  • rnm Escreveu:Não vejo torque arm, se ainda não tem é melhor meter para não acontecer como aconteceu ao Casainho
    Não existe sistema infalível, e qualquer que seja um frágil sistema, sabendo cuidar bem dele, não abusando da resistência dos materiais, poderá durar muito.
    Se for perguntar pessoalmente ao Casainho como tudo aconteceu, entenderá facilmente o meu paragrafo anterior.

    Se eu preferia um "Canhão" com motorização na roda de trás (sem engrenagens para lhe poder aproveitar a regenerativa), sim preferia! Mas isso não me dá o direito de dizer mal deste ou daquele sistema mecânico, principalmente sem antes o conhecer profundamente.

    A boa educação (respeito pelos outros) é algo que sempre nos fica bem.
    Faça uma retrospectiva, peça as devidas desculpas e verá que ainda poderá receber muito deste novo forum!
    Jorge Rocha
     
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07 jun 2014, 08:12

07 jun 2014, 13:30

  • Ora boas!

    Eu passo a explicar as minhas preocupações:

    "review" mesmo que apenas baseada em fotografias.

    Já montei e conduzi bicicletas com set-up igual. ;)
    Também já bati com as canelas em esquinas, e não preciso bater numa esquina nova só para ter a certeza que me vai doer... :mrgreen:

    Duas rodas motrizes que melhora a tracção em aceleração.

    Sim e não. Sim é verdade a afirmação mas não quando se tem a maior parte da potência à frente.

    isto é um veículo para quem sabe andar de bicicleta.

    É um veículo para quem sabe andar de bicicleta eléctrica com power. Já tive várias pessoas bem experientes a apanharem sustos com bicicletas minhas, a porem os pés no chão para não Ora boas!

    Eu passo a explicar as minhas preocupações:

    "review" mesmo que apenas baseada em fotografias.

    Já montei e conduzi bicicletas com set-up igual. ;)
    Também já bati com as canelas em esquinas, e não preciso bater numa esquina nova só para ter a certeza que me vai doer... :mrgreen:

    Duas rodas motrizes que melhora a tracção em aceleração.

    Sim e não. Sim é verdade a afirmação mas não quando se tem a maior parte da potência à frente.

    isto é um veículo para quem sabe andar de bicicleta.

    É um veículo para quem sabe andar de bicicleta eléctrica com power. Já tive várias pessoas bem experientes a apanharem sustos com bicicletas minhas, a porem os pés no chão

    o veículo sobe facilmente passeios e salta buracos.

    ...quando se tem 104kg, e provavelmente força, é fácil. Mas para a maior parte das pessoas não fácil nem confortável. Não digo isto por mim, mas se pensa vender um veículo destes, que é de nicho por natureza (ainda), apertando ainda mais com estas condicionantes, na minha opinião, é má ideia.

    Não vê torque arm porque não foi propositadamente colocado

    Aqui nunca haverá concordância. O que o Casainho fez propositadamente é algo que facilmente acontece na vida real, principalmente para quem anda no meio do trânsito (distraímo-nos frequentemente com automobilistas idiotas e as suas razias e desrespeito) em estradas com buracos.
    Ainda menos concordância há porque está a vender um veículo para andar na via pública. Não é um protótipo para fora de estrada que as pessoas já sabem que se der asneira é responsabilidade delas.
    Mas, já agora, gostaria de saber (e se calhar mais gente) qual o motivo de não colocar propositadamente um torque arm?

    "Pessoalmente prefiro um bom V-Brake a discos mecânicos."
    Plenamente de acordo.
    Mas com discos Shimano hidráulicos a 60€ (disco, manete e maxila), tornando muito mais fácil (e segura) a travagem regular de 42 até 0 (e não rara como numa bicicleta normal) também parece uma poupança despropositada. Além disso, os aros tb se desgastam com as travagens e aros de 36 furos são cada vez mais raros e de acertar com o ERD para não ter que trocar de raios.

    Napa é uma questão de gosto e de querer arriscar. Não é preciso mto, principalmente comparando com uma caixa de alumínio ou plástico, para furar a napa e causar um curto circuito na bateria...

    Usei apenas o motor para subir e ás vezes em terreno plano.

    Está explicado o consumo ultra baixo de energia.
    65km a 25km/h de média são 2h36m.

    As células Headway, quando funcionam, são bastante boas. Problema é q, normalmente, 5 a 10% das células vêm com defeito de fábrica. Digo isto pq já testei umas quantas e conheço mais pessoas que tb testaram.

    Com LiFePO4, honestamente, não sou fã de balanceamento activo. Prefiro balancear por baixo, depois de uma breve "rodagem", e perder uns 2% (se tanto) de energia do pack. Outras químicas são outras conversas.



    Posso, com certeza, apresentar-me. Mas faz diferença para esta conversa?
    rnm
     
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07 jun 2014, 13:59

  • RNM.

    Este fórum nasceu para ser: Democrático, Didático, Temático, Educativo, Educado e sobretudo um lugar para conselhos e transmissão de conhecimento
    Não é obrigatória a apresentação, mas fica sempre melhor saber-se mais de si e do que faz, não apenas: TRÊS SIMPLES CONSOANTES.

    Obrigado
    afreitas
     
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