Ecity 500

07 jun 2014, 14:05

  • Caro rnm,

    Deduzo que nunca tenha conduzido uma Ecity 500.

    rnm Escreveu:Motor com tanto binário à frente é mesmo bom para ir ao chão acelerando à saída de uma curva (especialmente em molhado).


    E exactamente o contrário. O motor á frente é extrememente seguro e já evitou que, pelo menos uma vez, eu fosse ao chão. Passo a explicar:
    Estava a passar numa praceta onde habitualmente se vende peixe durante o dia, ao curvar a roda da frente derrapa pois estava sal no piso. Como eu estava a acelerar a roda da frente ao perder aderência aumentou repentinamente a velocidade fornecendo o momento de angular necessário para não perder o equilibrio e conseguir endireitar a bicicleta. A roda depois recuperou a aderência e segui viagem sem mácula.

    rnm Escreveu:Tanto peso à frente torna difícil desviar de obstáculos (comparando com uma bicla normal) e é preciso músculo para subir um passeio ou saltar um buraco na estrada.


    Por estranho que pareça não. A bicicleta comporta-se de forma muito semelhante a uma bicicleta normal, consigo subir passeios e levantar a bicicleta toda no ar de forma muito natural. Talvez a repartição de pesos de muito próxima dos 50% por cada eixo com um indivíduo de 80kg sentado ajude a explicar.

    rnm Escreveu:Suspensões da frente não foram desenhadas para esses esforços, rapidamente ficam cheias de folgas.


    As forças de travagem são largamente superiores ás de acaleração (cerca de 3x mais) não se consta que as forquetas com travão de disco hidraúlico fiquem com folgas.

    rnm Escreveu:Não vejo torque arm, se ainda não tem é melhor meter para não acontecer como aconteceu ao Casainho


    Já tinha lido esse tópico, foi fruto de uma má montagem. No meu caso uso uma forqueta rígida em alumínio de boa qualidade e não tenho qualquer tipo de cuidado especial com ela. Quando é preciso saltar passeios, descer escadas acelerações a fundo desde parado (com picos de 2000W) faço sem problemas. Já são mais de 10.000Km sem torque arm.

    rnm Escreveu:Esses travões numa bike de 20 e tal kg que dá 42km/h...?


    No meu caso até são 45Km/h. Uso bons V-brake com calços Tri-stop da BBB e os resultados são excelentes. A travagem é potente e muito doseável. Nunca senti falta de poder de travagem. Mesmo com chuva têm uma boa resposta.

    rnm Escreveu:5 anos de garantia com baterias Headway? Gabo-te a coragem (ou então o preço alto é para compensar as células que vão morrer...)


    Não percebo esta pergunta as células Headway são de optima qualidade. Nunca tive problemas com qualquer célula. Todas sem excepcção têm uma capacidade superior ao anunciado mesmo após 500 ciclos de utilização.

    rnm Escreveu:, por 1000€, estaria à espera de um kit à prova de água, uma caixa de baterias em vez de uma napa,


    Existe uma cobertura de napa para os dias de chuva, já fiz muitos quilómetros á chuva sem problemas. A cobertuta das baterias é uma forma eficiente e económica de resolver o problema.
    Editado pela última vez por RVS em 07 jun 2014, 15:03, num total de 2 vezes.
    RVS
     
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07 jun 2014, 14:18

  • Caro rnm,

    Ninguém aqui quer saber quantas cabeçadas, quedas, sustos ou piruetas já faz com as bicicletas que monta para os seus clientes.

    As minhas escolhas técnicas já foram justificadas aqui.

    A sua atitude e insinuações neste tópico são desprovidas de cortesia e rasam o bashing, não estão quanto a mim dentro do espírito do e-forum.

    Nas viagens a Amarante a velocidade máxima configurada para o motor foi de 25Km/h, a média horária foi de 32,5Km/h. A bicicleta tem pedais eu tenho pernas. Qual é a sua dúvida?

    Aquilo que vem com defeito (se é que vem com defeito) não é fornecido ao cliente.

    Mas já agora porque não apresenta também as suas soluções técnicas e as submete ao escrutínio desta comunidade?

    Falta coragem ou é dos que gostam de se esconder no anonimato da internet?
    Editado pela última vez por MVS em 07 jun 2014, 16:24, num total de 3 vezes.
    MVS
     
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07 jun 2014, 14:22

  • rnm Escreveu:As células Headway, quando funcionam, são bastante boas. Problema é q, normalmente, 5 a 10% das células vêm com defeito de fábrica. Digo isto pq já testei umas quantas e conheço mais pessoas que tb testaram.

    Com LiFePO4, honestamente, não sou fã de balanceamento activo. Prefiro balancear por baixo, depois de uma breve "rodagem", e perder uns 2% (se tanto) de energia do pack. Outras químicas são outras conversas.



    Posso, com certeza, apresentar-me. Mas faz diferença para esta conversa?

    Continua com uma arrogância que nada o favorece...
    Para uma pessoa que nem se dá ao trabalho de se apresentar, estar a denegrir a imagem de pessoas que dão a cara, fazem testes rigorosos, partilhando-os para uma comunidade tão vasta como um acesso a Internet, parece não mostrar prova alguma de sua palavra.
    Quanto às Headway que lhes chegam às mãos funcionando mal, verifique se sabe lidar com este tipo de baterias, e já agora tente perceber as vantagens de um balanceamento por cima, e depois verá que tem andado a estudar por livros incompletos.
    Devo ser o maior exemplo neste pequeno país (talvez na Europa toda), com mais soma de kms realizados por packs de LiFePO4 de que tomo conta por não uso de BMS (varias centenas de milhares de kms). Ainda assim, sempre que possível, recomendo a colocação de um bom BMS, sendo este de fácil leitura de todas as células, registos de valores máximos e mínimos, protecções programáveis, etc., para que se possa adequar ao conjunto em questão.

    O iBMS que está equipado nesta "Ecity 500", para mim é um dos elementos mais bem conseguidos e acoplados a este conjunto.
    Desta forma poderá oferecer os 5 anos de garantia sem correr grandes risco e sem necessidade de grandes perdas de tempo para as devidas verificações a todo o sistema eléctrico.

    Se for para continuar num discurso "do bota a baixo", em nome da comunidade, peço-lhe que não se dê ao trabalho e tente procurar um forum dessa mesma natureza!
    Muito agradecido!
    Jorge Rocha
     
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07 jun 2014, 14:26

  • Caro rnm,

    rnm Escreveu:
    As células Headway, quando funcionam, são bastante boas. Problema é q, normalmente, 5 a 10% das células vêm com defeito de fábrica. Digo isto pq já testei umas quantas e conheço mais pessoas que tb testaram.

    Com LiFePO4, honestamente, não sou fã de balanceamento activo. Prefiro balancear por baixo, depois de uma breve "rodagem", e perder uns 2% (se tanto) de energia do pack. Outras químicas são outras conversas.

    [/u]


    Tem de mudar de fornecedor para as células Headway já adquiri mais de 500 sem um único defeito. O balanciamento é feito de forma automática pelo BMS e é a única forma de garantir o total aproveitamento da capacidade do pack e os 5 anos de garantia. O BMS tem de garantir que durante a carga as células não ultrapassam os 3.65V e durante a descarga não baixam dos 2V. Para viagens longas tenho um carregador de 900w que em 1H carrega 100% sem dano para as células. Isto só é possível com um bom BMS.
    Editado pela última vez por RVS em 07 jun 2014, 14:38, num total de 1 vez.
    RVS
     
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07 jun 2014, 14:30

  • MVS Escreveu:...
    Mas já agora porque não apresenta também as suas soluções técnicas e as submete ao escrutínio desta comunidade?

    Falta coragem ou é dos que gosta de se esconder no anonimato da internet?

    Escrevi isto mesmo mas o MVS antecipou-se... :D
    Fica então reforçado o pedido para que o RNM apresente o seu trabalho.
    marcopns
     
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    Registado: 18 mai 2014, 21:55

07 jun 2014, 14:58

  • Boas,

    Envio registo GPS de uma viagem de Ermesinde para Rio de Moinhos. São 37.9Km feitos a uma média de 40.16km/h com trânsito (semáforos, sinais de stop, cruzamentos) e o ponto de chegada é 100m mais alto que o ponto de partida. Não tiro vantagem da altimetria antes pelo contrário.

    http://www.sportypal.com/Workouts/Details/2407508
    RVS
     
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    Registado: 12 mai 2014, 10:45

07 jun 2014, 15:11

  • Com um pack de 12Ah:

    Data: 09/07/2012

    Distancia: 37.90 km

    Velocidade média: 40.16 km/h

    Velocidade média nos melhores 3km: 50.44 km/h

    Velocidade máxima: 60.79 km/h

    Com um condutor de 1.80m e mais de 80Kg, sem preparação ciclistica e a meter estrada em paralelo lá para o final...

    Várias vezes esta viagem foi feita mais rápido do que um automóvel que saiu ao mesmo tempo. É obra.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

07 jun 2014, 15:20

  • Não sendo um técnico, nem especialista, gostaria de destacar a capacidade e disponibilidade do MVS para as explicações e evidências que nos trás aqui, demonstradas pelos trabalhos que realiza, e ainda uma credibilidade reconhecida por toda a comunidade "elétrica".
    RAA
     
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    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos

07 jun 2014, 17:14

  • Confesso que não sou fã de ter o meu nome espalhado pela net, por isso prefiro não relevar aqui em "canal aberto". Espero que compreendam.

    Depois farei uma apresentação no sítio próprio, mas para já ficam as seguintes informações relevantes:
    Sou engenheiro mecânico, neste momento a trabalhar no projecto VEECO, nas vertentes mecânica e eléctrica. Já trabalhei para a industria automóvel e no projecto de bicicletas e motas, conhecendo bem a lei e testes que estes veículos têm que sobreviver.
    Já converti 5 bicicletas a eléctricas (todas bem diferentes) e prestei auxílio técnico a mais de 50 EV's (Carros, motas, bicicletas, barcos, todos projectos não standard, p.ex. BiciMota do Fidel).
    Sou um fervoroso adepto da mobilidade eléctrica, em concreto de eBikes e feitas em Portugal, mas não a qualquer custo, nem de qualidade (para ninguém associar ebikes a veículos frágeis e pouco fiáveis) nem de segurança (com componentes eléctricos facilmente expostos aos elementos ou encostar uma bicicleta a um poste metálico, furar uma napa e fazer faíscas...).
    Zero de conflito de interesses comerciais ou outros com a Interflexo. Mais digo, se derem ouvidos às oportunidades de melhoria que apontei, terei todo o gosto de fazer publicidade gratuita aos seus produtos através de blog, FB, LinkedIn e email.

    MVS,
    Desculpe insistir mas deu zero de justificação técnica para o não uso de torque arm. Não é por um mercedes chegar aos 2 milhões de km que alguém vai achar que todos os mercedes lá vão chegar, "já fiz 10'000km e não tive problemas" não chega, honestamente.
    Está à vontade de explicar ao mundo, pelo preço de um torque arm, qual é a montagem XTPO que fazem aí para dispensar o uso da peça.
    Já lhe indiquei TODAS as soluções técnicas que considero essenciais e todas elas estão nas minhas bicicletas, Torque arm, caixa de baterias, material à prova de chuva. Opcionais, travões melhores e pôr o motor central ou atrás.
    E enquanto pedalar, não está a dar informação nenhuma apreciável aos seus clientes sobre o sistema em termos de autonomias e velocidades. Os motores e baterias são sempre os mesmos, mas as suas pernas são bem diferentes das pernas do "Zé Manel". Sugiro que informe os seus clientes da autonomia sem pedalar (isso é um teste sério e repetível), é o que eu faço.


    Jorge Rocha,

    Não tenho nada que pedir desculpa pq não fiz nada de mal. Apontei muita coisa que poderia estar melhor (tudo na vida tem sempre maneira de ser melhorada) mas acho gravíssimo, em especial num produto comercial, não usar um torque arm com um motor cheio de binário como o Bafang.
    Já agora, não disse mal NENHUM da escolha do motor (e subscrevo inteiramente do escrito do MVS sobre Gear vs Direct), questionei o motor estar na roda da frente,com aquela potência, e ausência de torque arm. Visto que leu "nas entrelinhas" aquilo que não existe, que eu não escrevi nem quis dar a entender, quem deve reler alguma coisa é o Jorge e reconsiderar.

    Já fez centenas de milhares de km sem BMS e aconselha e seu uso...? É curioso no mínimo.
    Já fez mais km que eu certamente, mas a questão é se já rebentou mais packs que eu E aprendeu com o sucedido...? Antes que venha o gozo, não, não rebentei sem querer... ;) Olhe que não é só livros, nem a meio nem completos...

    RVS,

    Obrigado pelas respostas. Não conduzi, mas já guiei similares. Obviamente que não terá só defeitos essa escolha de montagem mas, pelos motivos que já apontei, não sou nada fã. Já passaram uns anos desde que testei umas Headway, está na altura de encomendar mais para rebentá-las...
    rnm
     
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    Registado: 05 jun 2014, 20:02

07 jun 2014, 18:18

  • rnm Escreveu:Depois farei uma apresentação no sítio próprio, mas para já ficam as seguintes informações relevantes:
    Sou engenheiro mecânico, neste momento a trabalhar no projecto VEECO, nas vertentes mecânica e eléctrica. Já trabalhei para a industria automóvel e no projecto de bicicletas e motas, conhecendo bem a lei e testes que estes veículos têm que sobreviver.


    Ora viva, queremos é troca de ideias e o rnm está a ajudar a que este forum tenha cada vez mais gente que realmente sabe o que diz, com as mesmas ideias ou não.
    Aproveite então para fazer uma breve apresentação tal como indicou inicialmente, claro que o nome não é obrigatório mas se eu soubesse o que o rnm sabe até fazia um banner com o meu nome completo..... :D :D

    rnm Escreveu:Já converti 5 bicicletas a eléctricas (todas bem diferentes) e prestei auxílio técnico a mais de 50 EV's (Carros, motas, bicicletas, barcos, todos projectos não standard, p.ex. BiciMota do Fidel).
    Sou um fervoroso adepto da mobilidade eléctrica, em concreto de eBikes e feitas em Portugal, mas não a qualquer custo, nem de qualidade (para ninguém associar ebikes a veículos frágeis e pouco fiáveis) nem de segurança (com componentes eléctricos facilmente expostos aos elementos ou encostar uma bicicleta a um poste metálico, furar uma napa e fazer faíscas...).
    Zero de conflito de interesses comerciais ou outros com a Interflexo. Mais digo, se derem ouvidos às oportunidades de melhoria que apontei, terei todo o gosto de fazer publicidade gratuita aos seus produtos através de blog, FB, LinkedIn e email.


    Da bicimota do Fidel já conhecemos e realmente é um trabalho tremendo, não quer abrir um diário de bordo ou abrir um projecto daquilo que já fez pela mobilidade eléctrica? Queremos exactamente isso, adeptos incondicionais dos veículos eléctricos neste forum.
    ICEMAN
     
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    Localização: Valongo

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