Motores de bicicleta s/ escovas geared vs direct drive

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Quando avaliei há vários anos atrás a opção entre o motor de cubo geared (c/ redutor planetário) e o direct-drive (s/ redutor) aferi o seguinte:

    Motor s/ escovas geared:

    Vantagens:
    1. Maior binário - sobe e arranca melhor
    2. Menos peso para o mesmo binário
    3. Desliza melhor (roda livre)
    4. Mais eficiente nos arranques e baixa rotação devido á rotação superior do motor. Mais autonomia em cidade em setups equivalentes.
    5. Menor dimensão do cubo, melhora a estética e o momento de inércia da roda.

    Desvantagens:
    1. Impede a implementação da travagem regenerativa
    2. Gasta-se mais material de desgaste de travões
    3. Maior número de peças móveis logo mais manutenção


    Motor s/ escovas direct-drive:

    Vantagens:
    1. Pode ser implementada a travagem regenerativa
    2. Poupa-se material de desgaste de travões
    3. Maior simplicidade na construção logo menos manutenção
    4. Possibilidade de ter maior velocidade em setups extremos

    Desvantagens:
    1. Maior arrasto (cogging) durante o deslize
    2. Mais pesado
    3. Sobe e arranca pior
    4. Menos discreto devido ao tamanho para o mesmo binário
    5. Baixa eficiência nos arranques e em baixa rotação. Menor autonomia em cidade.

    É tudo em grande parte uma questão de gosto pessoal. Para quem gosta de acompanhar a pedalar o motor geared é muito confortável. Se a autonomia estiver esgotada a bicicleta porta-se como uma bicicleta normal ou pouco mais pesada. A prisão magnética (cogging) do motor direct-drive para mim pessoalmente funciona melhor nas quase-scooters em que o maior peso do conjunto permite tirar maior partido da travagem regenerativa e o uso dos pedais é marginal para a maior parte dos utilizadores.

    Quanto á manutenção os motores geared Bafang de 500W fazem mais de 20,000Km e depois substituem-se as 3 engrenagens dos satélites em nylon que se compram barato, o sistema da roda livre encrava frequentemente nas irregularidades mas tem um impacto practicamente nulo no funcionamento. Só um ouvido treinado se apercebe destas coisas. Nos motores de 250W já foi necessário fazer a substituição com menos kms, as mesmas engrenagens são mais pequenas e menos robustas. A maior parte dos utilizadores não faz nem de longe nem de perto estas quilometragens.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


Voltar para Informação técnica útil



cron