Alguns cuidados a ter para a protecção da instalação eléctrica
*Deixar sempre que possível a viatura isolada das intemperes atmosféricas, principalmente se o clima for húmido e com salinidade (para quem vive no litoral do nosso país, principalmente para localizações perto de praias, ria e salinas).
*Evitar a todo o custo os carregamentos com carregadores ventilados, onde os espaços são sujeitos a humidades e poeiras.
*Em zonas de marés vivas ou onde a possibilidade de se passar por poças de água fundas exista, deverá ter-se especial cuidados, pois quando o motor (dentro da roda) está quente, o ar do seu interior está expandido, e ao contacto com a água fria, o ar irá diminuir de espaço, criando vácuo e sugando água pelo seu eixo do motor e cabo eléctrico do mesmo. (para além de poder sofrer um choque térmico danificando mecanicamente e molecularmente as condições dos materiais)
*Um dos especiais cuidados a ter, é também verificar se o local onde deixamos a pernoitar a viatura, é de inteira confiança, que não existam pequenos (ou grandes) roedores.
Sendo as viaturas locais que armazenam temperaturas mais quentes, e onde podem conter alguns restos de alimentos (como migalhas de pão ou pequenos grãos de um saco de arroz que se rompeu das compras), são o alvo ideal para os ratinhos mais aventureiros.
"o que é que acham que a Mercedes faria numa reclamação de um seu cliente, por alguma falha num dos seus carros mais recentes, depois de verificar que os fios estavam ruídos por ratos?"
Para além de perder a garantia, poderá existir um curto circuito, podendo mesmo iniciar um incêndio à viatura e a tudo que lhe esteja ao pé.