Manutenções mecanicas e electricas em VE`s de 2 rodas

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Coluna de direcção

    Por já ter detectado alguns problemas na coluna de direcção das motas, recomendo a todos os proprietários para que façam 2 tipos de testes:
    1 - Elevando a roda da frente, verificar a suavidade do deslize ao virar para ambos os lados, com especial atenção bem perto da posição de guiador direito (onde é costume verificar calo). Caso tenha calo, a substituição é obrigatória, e caso não tenha, a lubrificação com massa de rolamentos é conveniente a cada 15.000Km.

    2 - Com a mota travada no travão da frente, impulsionar a mesma para a frente e para trás, verificando alguma folga. A cada 15.000Km deverá ser feito esta manutenção de reaperto.

    Fica um video, para ajudar a interpretação:



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    Editado pela última vez por Jorge Rocha em 17 jul 2014, 00:57, num total de 2 vezes.
    Jorge Rocha
     
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  • Alinhamento de Coluna de Direção


    Por vezes pensamos que está tudo bem com nossas motas, porque facilmente nos adaptamos a seus defeitos, e alguns vão-se agravando com o uso, mas quando emprestamos a mota a alguém e nos dizem que sentiram a direcção com tendência para um dos lados, ou outra coisa qualquer, deveremos ficar atentos e pedir uma terceira opinião, de preferencia de alguém que tenha bastante experiencia.

    Por vezes um alinhamento da forqueta da frente pode substituir a compra de uma nova.

    Este video demonstra a forma de o fazer:

    Jorge Rocha
     
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  • Rolamentos

    Uns rolamentos suadaveis são de grande importância para diminuir os atritos, trepidações e barulhos.
    No caso dos motores nas rodas, essa importância aumenta significativamente, podendo até colocar em risco a perda do motor, quando um avançado desgaste.

    Recomendo sempre que possível, para despiste, levantar as rodas, fazê-las rodar com bastante força, e verificar o deslizamento, vibração e barulho. Para a roda de trás, e para quem tem o descanso central, esta operação torna-se mais facil, podendo fazer o movimento com a ajuda do próprio motor.

    Já verifiquei em motores completamente novos, a inexistência de massa no guarda pó, tendo a mola de aço completamente seca. Com as primeiras humidades que lá entrassem, levariam à sua destruição em poucos dias. Depois disso a função de guarda-pó perderia o efeito, acabando por levar o rolamento a deteriorar-se muito precocemente.

    Mais uns videos:



    Jorge Rocha
     
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  • Excelente tópico Jorge. Parabéns.
    MVS
     
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  • Informação de valor, com utilidade elevada. Obrigado.
    RAA
     
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  • Obrigado Grande Jorge....

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    ICEMAN
     
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  • Substituição do fluido (óleo) dos travões

    Esta substituição deverá ser feita a cada 2 anos.
    Por vezes deixamos para mais tarde, e só nos damos conta quando surge a primeira fuga de óleo. Ela é indicador de que o óleo já está degradado, tornando-se mais fino e passando nos retentores/vedantes. A substituição por óleo novo, poderá, com grande probabilidade, eliminar a fuga.
    Tenha sempre um farrapo velho e seco, de modo a que envolva o copo, para que algum descuido de derrame seja absorvido e não escorra pela pintura.
    O óleo DOT4 pode ser encontrado em hipermercados, lojas de produtos "auto" e de motos. Pode também usar DOT3, mas este não aguenta tanta temperatura, degradando-se mais rápido.
    Um video para ajudar:



    Caso tenha o circuito desferrado:
    Como ferrar o circuito de óleo dos travões
    Este processo por vezes tem de ser feito por os mais diversos casos (substituição das maxilas dos travões, das tubagens, por deixar entrar ar no circuito, etc.)
    A operação sistematica para fazer esta sangria, sem recorrer a meios mais elaborados, será:



    A operação poderá ser executada com maior rapidez se, sempre que apertar a manete do travão (a cada vez), efectuar uma abertura no purgador das maxilas e de seguida voltar a fechar, e soltar a matete. Esta operação repetida constantemente, ao contrário do que nos mostra o video (a cada 10 vezes de aperto na manete).

    No final, passe por água com detergente neutro, e novamente por água limpa.
    Jorge Rocha
     
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  • Como trocar as pastilhas dos travões de disco

    Deixo simplesmente o video por achar muito completo:

    Jorge Rocha
     
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  • Como efetuar a troca dos rolamentos de roda
    Alguns dos sintomas são:
    Barulhos estranhos no eixo.
    Desgaste acentuado das pastilhas de travão.
    Sujidade ferrosa vinda do eixo, envolvendo a jante (sujando-a de um castanho ferrugem)
    Perda de inercia (deslizamento)
    Desconforto na condução
    Etc.

    Mais um video para ajudar: (neste caso eu utilizo o rolamento antigo para empurrar o novo, evitando algum descuido)



    Gosto muito da humildade deste amigo, que tanto ensina o que se deve fazer, como por vezes, demonstra o que não se deve fazer! :)
    Muitos dos que se acham muito profissionais não fazem melhor serviço!
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    Editado pela última vez por Jorge Rocha em 17 jul 2014, 01:20, num total de 2 vezes.
    Jorge Rocha
     
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  • Continuação da coluna de direcção:
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    Jorge Rocha
     
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