Eu também não sou formado na área da electricidade, mas conheço as grandezas principais.
A corrente eléctrica não é mais que o fluxo de electrões de um lado para o outro. A melhor analogia é uma barragem, que gera energia através da descarga de água de um nível elevado para um nível baixo. Enquanto que na barragem temos uma determinado volume de água a gerar energia, aqui temos a carga elétrica dos electrões
Amperes é uma medida da intensidade da corrente eléctrica que, ou seja, é uma espécie de medida da quantidade de electrões (carga) que passam por unidade de tempo. Na analogia da barragem, é o caudal da descarga (volume de água por unidade de tempo).
Volt é uma medida da diferença de potencial. Posto de outra forma é uma medida da força com que os electrões percorrem o circuito. Voltando à barragem, corresponde à altura que a água cai durante a descarga. Numa barragem, quanto maior o caudal de água e o desnível, maior é a energia. Do mesmo modo, quanto maior a diferença de potencial e a corrente elétrica, maior a energia no circuito elétrico.
A potência (energia por unidade de tempo - expressa em Watts) resulta de multiplicar a corrente pela diferença de potencial.
Quando dizemos que uma bateria tem x amperes, na realidade não estamos a usar o termo correto. As baterias vêm expressas em Amperes hora (A.h), mas talvez por preguiça, dizemos apenas Amperes e não Amperes hora.
O que é um Ampere hora? Se na barragem tempos Ampere é o caudal de água, então multiplicando o caudal por uma unidade de tempo (1hora) temos nada mais nada menos que o volume de água que passou durante essa hora. No caso da bateria chama-se é a carga eléctrica, ou de outra forma, a quantidade de electrões que há numa bateria.
Uma pessoa dizer que consome tantos A.h /100km é o equivalente a dizer que o carro de combustão interna consome tantos litros de combustível / 100km.
Assim, uma bateria com 30 A.h quer dizer que o "volume" de electrões lá dentro leva 1 hora a sair da bateria, se o fizer com um "caudal" de 30 Amperes.
Como já disse, Volts medem a diferença de potencial, ou seja, a força que faz com que os electrões se desloquem de um lado para o outro. Quanto mais "esvaziarmos" a bateria, menor é força que mantém os electrões em movimento, até que, quando se esgotou toda a carga elétrica, se meçam 0 Volts. Por esse motivo, a diferença de potencial é usada muitas vezes para estimar quanta carga a bateria tem, já que quando está esgotada =0 e quando está cheia tem o valor máximo que a bateria permite.
Na realidade, a diferença de potencial não varia linearmente com a carga usada. Uma bateria "meia-cheia" não tem metade da diferença de potencial de uma bateria cheia. Mas isso varia muito com o tipo de bateria, e não me meto por aí para não complicar.
Também se lê muitas vezes que uma bateria tem x Wh (ou na maior parte dos casos kWh = 1000 Wh).
Wh é uma medida da energia contida na bateria, ou seja, os A.h (quantidade de electrões), multiplicado pela diferença de potencial da bateria (força que os electrões têm).
Logo uma bateria de 30 A.h e 148 V tem 4,44 kWh de energia.
Editado pela última vez por
rnlcarlov em 04 jul 2014, 15:06, num total de 1 vez.