Calibrar roda com hub motor

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica
10 ago 2014, 11:08

  • Em 1991 uma estação de serviço nos Carvalhos em frente ao restaurante "Rampinha" tinha uma máquina destas:

    https://www.youtube.com/watch?v=7UP97bO-MpU

    O funcionário não a sabia usar correctamente e fez-me um péssimo trabalho no carro. No entanto seria o equipamento adequado para calibrar ambas as rodas da e-scooter sem as retirar.

    Podem existir ainda destes equipamentos encostados e serem comprados por tuta e meia.
    Editado pela última vez por MVS em 10 ago 2014, 16:57, num total de 1 vez.
    MVS
     
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  • Desconhecia totalmente este tipo de equipamento :shock:
    MRider
     
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  • Este método só funciona para a roda da frente:

    https://www.youtube.com/watch?v=CnkFgjI9Cxo

    https://www.youtube.com/watch?v=T2AuivYzaBs


    Como afinar um equipamento balanceador estático barato comprado online (para a roda da frente mais uma vez):

    https://www.youtube.com/watch?v=9koGE_HrTJ8


    Eis uma sugestão interessante para a roda traseira retirada daqui:

    http://visforvoltage.org/forum/2609-balancing-rear-scooter-tire


    I came up with a technique for spin balancing hub motor scooter rear wheel a while back.

    1. Put the scooter on it's center stand. Make sure the rear wheel can't contact the ground.

    2. Open the throttle so the rear wheel spins - look for a badly out of round or out of true tire or rim - such a tire or wheel will vibrate even if balanced.

    3. if it is out of balance, there will be a certain speed where the vibration is worst - where the RPM's are resonant with the rear springs or suspension.

    4. With the wheel spinning, at the worst-vibration speed, hold a marker supported on a block of wood on the floor, so if lightly brushes and marks the inside of the rim (i.e. the part over the bead) as the wheel vibrates up and down.

    5. This will mark the "light spot" of the wheel - or often, about 20 degrees counter-rotation from the light spot, due to inertia and friction in the suspension.

    6. Place balance weights (1/4 oz for starters), temporarily with tape, about 20 degrees in the direction of rotation from the mark - same amount both sided of the rim. (they need to be placed where they won't fly off when re spun of course).

    7. Re spin and re-check per steps 3 and 4. Add weight, remove weight and move weights around the rim circumference as needed until the wheel spins without vibration. Place weights equally on each side of the rim centerline to prevent creating a bad dynamic imbalance.

    8. Take your time, It usually takes some patience.


    Um aparte também relevante do M. Chen:

    Robert,try to deflat the rear tyre first.

    Then adjust the right angle and position between rim and tyre before inflat again.My engineer said that is the position problem which might cause the vibration.


    Eu optaria por começar pela sugestão do M. Chen e testar várias posições angulares (de 45 em 45 graus) do pneu traseiro na jante. Ficar com a melhor. Se a vibração resultante for aceitável ficar por aqui caso contrário prosseguir para o método anterior de colocação de pesos.

    Em alguns bons pneus a zona mais leve do pneu vem marcada de fabrica a amarelo e deve ser alinhada na montagem do pneu com a zona da valvula para que a mesma não prejudique a distribuição uniforme do peso ao longo da circunfrencia da roda.
    MVS
     
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  • É um tema que eu tenho no meu bloco de apontamentos dos "futuros estudos para trabalhos nas motas".

    Gostei muito pois já poderei usufruir desta toda informação gratuita. Bom trabalho!
    Jorge Rocha
     
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  • Equilibragem estática com a roda colocada na viatura:

    Imagem

    Imagem de Brás & Filho Pneus - Rua da Constituição - Porto

    Vou indagar se isto será a solução para equilibrar estáticamente as rodas traseiras das scooters eléctricas com motor hub sem qualquer desmontagem.
    MVS
     
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