Melhorar a iluminação frontal nas scooters

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Sim de facto os DC-DC são importantes no meu caso a voltagem é de apenas 12,5v o que diminui a potência da lâmpada de Médios.

    E também tive de refazer as ligações principais proveniente do DC-DC. Os cabos eram demasiado finos.
    MRider
     
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  • Tenho refeito as instalações das motas, para que suas perdas nos fios sejam menores, e também tenho colocado uns circuitos com componentes electrónicos (para fazer a vez de relés, e sem seus inconvenientes).
    Os circuitos peço-os ao RJSC, pois ele está na área da electrónica, e assim poupa-me algum trabalho (onde eu também não estou muito à vontade).

    2014-02-08 03.35.28.jpg
    2014-01-26 20.21.18.jpg


    Tenho-os aplicados a funcionar há mais de um ano e nunca tive queixa de qualquer falha!
    Assim pretendo que continue!
    Obrigado RJSC por esta parceria!
    Jorge Rocha
     
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  • Qual o Vds dos MOSFETs que usas aqui RJSC?

    Estou a pensar mais uma vez nos transientes dos "balastros" dos sistemas HID Xenon.
    MVS
     
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  • Com aqueles balastros que medi os MosFet não resistiam.
    Foram aplicados em motos com lâmpadas led e halogéneo.
    São IRFZ44 no barramento de 12V - Vds 55V.
    RJSC
     
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  • Colocaste dissipador? Não consigo distinguir através da fotografia do Jorge.

    Se os máximos forem duas lampadas de halogéneo de 55W cada a dissipação no respectivo MOSFET são cerca de 2W. Sem dissipador são mais de 100ºC em relação á temperatura ambiente. No entanto para duas lampadas de 35W estaria bem.
    MVS
     
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  • O RdsON são 17.5 miliohm, nas minhas contas com 55W @ 12V dá 80 mW de dissipação no mosfet.
    Nem sequer se sente o aumento de temperatura na caixa.
    Só o mosfet P que liga os 72V necessita de dissipador.
    As gates estão protegidas com um "Diodo TVS dos Pobres": um zenner vulgar de 15V.
    RJSC
     
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  • Acho que não me enganei ora vê:

    No teu exemplo: 55W @ 12V (apenas uma lampada)

    I = P / U = 55 / 12 = 4.58A

    O único valor de Rds(On) que encontrei na primeira datasheet que encontrei foi o valor máximo de 0.024 Ohm.

    Mas usando o teu valor que deverá estar de acordo com o componente:

    P = Rds(On) x I² = 0.0175 x 4.58² = 368mW

    Para as duas lampadas que falei (2 x 55W) e agora com o teu valor de Rds(On):

    P = 1.47W (já é muito sem dissipador usando o valor da datasheet dá cerca de 2W)
    MVS
     
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  • Estão certas... Eu é que respondi do telemóvel a caminhar pelo passeio.
    Na altura que o Jorge pediu circuito foi medida a corrente e projetei conforme.
    Nas motos em que o Jorge aplicou dei uma volta e não aqueceram. Deveriam ser lâmpadas de 35W.

    O circuito está aberto à comunidade:

    Cada canal de 12V usa o grupo com o IRFZ44 (N mosfet) e é replicado conforme o número desejado.
    A ignição (72V) usa o grupo com o IRF9630 (P mosfet).
    RJSC
     
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  • RJSC Escreveu:Estão certas... Eu é que respondi do telemóvel a caminhar pelo passeio.
    Na altura que o Jorge pediu circuito foi medida a corrente e projetei conforme.
    Nas motos em que o Jorge aplicou dei uma volta e não aqueceram. Deveriam ser lâmpadas de 35W.

    O circuito está aberto à comunidade...
    Grande RJSC!
    Na mota em questão até tinha duas lampadas de 55W (uma de médios e outra de máximos), mas as correntes estão separadas por 2 mosfet's.
    Jorge Rocha
     
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  • Claro Jorge isso está muito bem explicado no teu post com o esquema mais acima.

    Estava a pensar no caso das EcoMaxi que vêm dois farois gémeos cada um com lampadas 35/35W de dois filamentos (máximos e médios) e no upgrade para uma solução com mais luz.

    EcoMaxi Farois.jpg
    MVS
     
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