SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Será interessante do ponto de vista informativo ao consumidor final fazer-se um estudo sobre a rentabilidade/eficácia quanto ao tipo de propulsão aplicado nas scooters disponíveis no mercado.

    Há dois tipos:
    - Scooters cujos motores estão instalados na roda posterior (MOTOR CUBO/HUB).
    - Scooters cujos motores estão instalados fora das rodas (TRACÇÃO VIA TRANSMISSÃO).

    Os motores HUB têm sofrido grande desenvolvimento o que eleva a sua eficácia para níveis invejáveis:
    Os Imãs de terras raras também conhecidos por imãs de neodímio, são particularmente poderosos quando comparados com os seus congéneres de cobalto.
    São no entanto mais frágeis quando sujeitos a temperaturas elevadas. Porém a nova fórmula de bobinagem com enrolamentos de secção sobre-dimensionada resolveu os problemas do aquecimento excessivo.

    Vantajens dos Motores HUB:
    - Mais silenciosos. (Sem correias, correntes, rodas dentadas).
    - Mais económicos. (Sem manutenção, Sem correias, correntes, rodas dentadas).
    - Menos consumidores de energia. (Menos rotativos e sem as perdas que as transmissões e redutores mecânicos exigem).
    - Face aos seus concorrentes com transmissão, estima-se uma eficácia de autonomia na ordem dos 15 a 20%.

    Deixo o mote para se produzir um quadro de rentabilidade em autonomia entre as duas soluções por potencia eléctrica,
    considerando veículos com packs de baterias litio a velocidade média de 60Kmh.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56


  • Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?
    cuttysark76
     
    Mensagens: 51
    Registado: 28 fev 2015, 19:21


  • cuttysark76 Escreveu:Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?


    1. Diminuí o peso não suspenso. Melhorando o comportamento da suspensão traseira.
    2. A desmultiplicação mecânica permite usar um motor mais leve, pequeno, rotativo e eficiente para a mesma potência, que acelera melhor e regenera melhor.
    3. A desmultiplicação permite aquilo a que se chama de "load to motor inertia matching" que melhora a resposta e eficiência do controlo de velocidade.
    4. O motor ao ser um "inrunner" em vez de um "outrunner" como os motores hub arrefece melhor e existem menos problemas com o levar dos cabos de potência para o seu interior.
    5. Fabrico em série torna mais fácil de controlar os equipamentos de qualidade.

    A uma velocidade constante de por exemplo 60Km/h o motor hub pode ser mais eficiente devido à ausência de transmissão. Na condução do dia, com o pára, arranca, acelerações, travagens, recuperações, subidas e descidas a vantagem está claramente na solução com uma boa transmissão.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • cuttysark76 Escreveu:Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?


    Olá muito bem vindo.

    Crie um diário de bordo da sua máquina :-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira



Voltar para Informação técnica útil



cron