SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION
Enviado: 28 fev 2015, 23:46
Será interessante do ponto de vista informativo ao consumidor final fazer-se um estudo sobre a rentabilidade/eficácia quanto ao tipo de propulsão aplicado nas scooters disponíveis no mercado.
Há dois tipos:
- Scooters cujos motores estão instalados na roda posterior (MOTOR CUBO/HUB).
- Scooters cujos motores estão instalados fora das rodas (TRACÇÃO VIA TRANSMISSÃO).
Os motores HUB têm sofrido grande desenvolvimento o que eleva a sua eficácia para níveis invejáveis:
Os Imãs de terras raras também conhecidos por imãs de neodímio, são particularmente poderosos quando comparados com os seus congéneres de cobalto.
São no entanto mais frágeis quando sujeitos a temperaturas elevadas. Porém a nova fórmula de bobinagem com enrolamentos de secção sobre-dimensionada resolveu os problemas do aquecimento excessivo.
Vantajens dos Motores HUB:
- Mais silenciosos. (Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Mais económicos. (Sem manutenção, Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Menos consumidores de energia. (Menos rotativos e sem as perdas que as transmissões e redutores mecânicos exigem).
- Face aos seus concorrentes com transmissão, estima-se uma eficácia de autonomia na ordem dos 15 a 20%.
Deixo o mote para se produzir um quadro de rentabilidade em autonomia entre as duas soluções por potencia eléctrica,
considerando veículos com packs de baterias litio a velocidade média de 60Kmh.
Há dois tipos:
- Scooters cujos motores estão instalados na roda posterior (MOTOR CUBO/HUB).
- Scooters cujos motores estão instalados fora das rodas (TRACÇÃO VIA TRANSMISSÃO).
Os motores HUB têm sofrido grande desenvolvimento o que eleva a sua eficácia para níveis invejáveis:
Os Imãs de terras raras também conhecidos por imãs de neodímio, são particularmente poderosos quando comparados com os seus congéneres de cobalto.
São no entanto mais frágeis quando sujeitos a temperaturas elevadas. Porém a nova fórmula de bobinagem com enrolamentos de secção sobre-dimensionada resolveu os problemas do aquecimento excessivo.
Vantajens dos Motores HUB:
- Mais silenciosos. (Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Mais económicos. (Sem manutenção, Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Menos consumidores de energia. (Menos rotativos e sem as perdas que as transmissões e redutores mecânicos exigem).
- Face aos seus concorrentes com transmissão, estima-se uma eficácia de autonomia na ordem dos 15 a 20%.
Deixo o mote para se produzir um quadro de rentabilidade em autonomia entre as duas soluções por potencia eléctrica,
considerando veículos com packs de baterias litio a velocidade média de 60Kmh.