Página 1 de 1

SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION

MensagemEnviado: 28 fev 2015, 23:46
por afreitas
Será interessante do ponto de vista informativo ao consumidor final fazer-se um estudo sobre a rentabilidade/eficácia quanto ao tipo de propulsão aplicado nas scooters disponíveis no mercado.

Há dois tipos:
- Scooters cujos motores estão instalados na roda posterior (MOTOR CUBO/HUB).
- Scooters cujos motores estão instalados fora das rodas (TRACÇÃO VIA TRANSMISSÃO).

Os motores HUB têm sofrido grande desenvolvimento o que eleva a sua eficácia para níveis invejáveis:
Os Imãs de terras raras também conhecidos por imãs de neodímio, são particularmente poderosos quando comparados com os seus congéneres de cobalto.
São no entanto mais frágeis quando sujeitos a temperaturas elevadas. Porém a nova fórmula de bobinagem com enrolamentos de secção sobre-dimensionada resolveu os problemas do aquecimento excessivo.

Vantajens dos Motores HUB:
- Mais silenciosos. (Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Mais económicos. (Sem manutenção, Sem correias, correntes, rodas dentadas).
- Menos consumidores de energia. (Menos rotativos e sem as perdas que as transmissões e redutores mecânicos exigem).
- Face aos seus concorrentes com transmissão, estima-se uma eficácia de autonomia na ordem dos 15 a 20%.

Deixo o mote para se produzir um quadro de rentabilidade em autonomia entre as duas soluções por potencia eléctrica,
considerando veículos com packs de baterias litio a velocidade média de 60Kmh.

Re: SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION

MensagemEnviado: 02 mar 2015, 21:39
por cuttysark76
Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?

Re: SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION

MensagemEnviado: 02 mar 2015, 23:18
por MVS
cuttysark76 Escreveu:Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?


1. Diminuí o peso não suspenso. Melhorando o comportamento da suspensão traseira.
2. A desmultiplicação mecânica permite usar um motor mais leve, pequeno, rotativo e eficiente para a mesma potência, que acelera melhor e regenera melhor.
3. A desmultiplicação permite aquilo a que se chama de "load to motor inertia matching" que melhora a resposta e eficiência do controlo de velocidade.
4. O motor ao ser um "inrunner" em vez de um "outrunner" como os motores hub arrefece melhor e existem menos problemas com o levar dos cabos de potência para o seu interior.
5. Fabrico em série torna mais fácil de controlar os equipamentos de qualidade.

A uma velocidade constante de por exemplo 60Km/h o motor hub pode ser mais eficiente devido à ausência de transmissão. Na condução do dia, com o pára, arranca, acelerações, travagens, recuperações, subidas e descidas a vantagem está claramente na solução com uma boa transmissão.

Re: SCOOTERS - Eficácia Motores HUB vs TRANSMISSION

MensagemEnviado: 03 mar 2015, 23:26
por MRider
cuttysark76 Escreveu:Quais é que são as vantagens dos motores fora das rodas?


Olá muito bem vindo.

Crie um diário de bordo da sua máquina :-)