Alteração da suspensão traseira da scooter

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Eis um tema que interessa a todos e a mim em particular.

    Seria interessante discutir aqui soluções com boa relação qualidade preço para a alteração do conjunto amortecedor hidráulico e mola coaxial vindos de origem que pecam muitas vezes por serem duros e absorverem mal as irregularidades do piso causando grande desconforto ao motard.

    Alguém já se deu ao trabalho de abrir aqueles mais fracotes de origem? Existe algum amortecimento hidráulico ou são um mero faz de conta. Jorge, curioso como és deves ter de certeza opinião formada sobre isto.

    Antes que o Artur se venha queixar que ninguém se lembra das empresas Portuguesas: A Gingabike tem em stock os amortecedores traseiros da gama FWR, SWR e NWR que recolheram comentários positivos em test-drives. Mas trata-se de uma medida única que não serve à maior parte das outras marcas e modelos.
    MVS
     
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  • Olha que nem de propósito, vinha agora mesmo lançar um debate sobre este assunto.

    O amortecedores são muito duros ( talvez configurados para baterias de chumbo ? )

    Também pecam por não ter afinação da mola como em algumas scooters CI

    Eu no meu caso quando ando sozinho tive de reduzir a pressão do ar dos Pneus para 1.5 bar para ter um mínimo de conforto .
    MRider
     
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  • Algo assim ja era bom pena o preço

    :arrow: http://www.ebay.com/itm/LYL-320MM-Motor ... 73&vxp=mtr

    :arrow: http://www.ebay.com/itm/COCK-340mm-Pair ... 2c919072a9

    Podemos pesquisar tambem soluçoes que ja venham de origem em outras versões CI

    Este parece ter afinação

    :arrow: http://www.ebay.co.uk/itm/Shock-Absorbe ... 25a1171bdd

    Era interessante um solução para a forquilha frontal também .
    MRider
     
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  • MVS » escreveu « A Gingabike tem em stock os amortecedores traseiros da gama FWR, SWR e NWR que recolheram comentários positivos em test-drives. Mas trata-se de uma medida única que não serve à maior parte das outras marcas e modelos.[/quote]

    Uma rectificação:
    A Gingabike em amortecedores traseiros tem duas medidas: 317 e 370 mm.
    Estes amortecedores são produzidos em Taiwan.
    afreitas
     
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  • afreitas Escreveu:MVS » escreveu « A Gingabike tem em stock os amortecedores traseiros da gama FWR, SWR e NWR que recolheram comentários positivos em test-drives. Mas trata-se de uma medida única que não serve à maior parte das outras marcas e modelos.


    Uma rectificação:
    A Gingabike em amortecedores traseiros tem duas medidas: 317 e 370 mm.
    Estes amortecedores são produzidos em Taiwan.[/quote]

    Estes amortecedores tem afinação na mola ?
    MRider
     
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  • O modelo da esquerda vê-se claramente que tem Mariano.
    MVS
     
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  • Os amortecedores com 317 mm - Têm afinação
    Os amortecedores com 370 mm - Não têm afinação
    afreitas
     
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  • Outro pormenor que reparei é que a mola não é igual no seu todo.
    A parte de cima mais comprimida faz ficar mais dura. Reparei isso hoje mesmo numa oficina de motos.
    As motas tem nos amortecedores traseiros uma mola com a espiral igual de baixo a cima.
    MRider
     
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  • afreitas Escreveu:Os amortecedores com 317 mm - Têm afinação
    Os amortecedores com 370 mm - Não têm afinação


    O preço é o mesmo para os 2 modelos ?
    MRider
     
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  • MRider Escreveu:Outro pormenor que reparei é que a mola não é igual no seu todo.
    A parte de cima mais comprimida faz ficar mais dura. Reparei isso hoje mesmo numa oficina de motos.
    As motas tem nos amortecedores traseiros uma mola com a espiral igual de baixo a cima.


    A variação no passo da mola é para dar progressividade à suspensão variando a constante de elasticidade da mola ao longo do seu curso de compressão. A progressividade é algo de positivo.

    Pretende-se que o sistema seja "mole" no início do curso para absorver bem as pequenas irregularidades particularmente em velocidade e dar conforto. Deve ainda endurecer no final do curso para evitar chegar ao batente em que tudo se torna violento e perigoso.

    Esta progressividade pode ser criada de várias formas:

    1. Variação do passo da helicoidal ao longo da mola
    2. Inclinação do grupo mola amortecedor em relação à direcção do curso da suspensão
    3. Pelo sistema de alavancas com tirantes no caso dos engenhosos sistemas de monoamortecedor
    4. Por compressão de fluídos (ar ou nitrogénio - azoto)
    5. Pela combinação de vários dos pontos anteriores
    MVS
     
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