Tenho observado o aparecimento ao longo de alguns milhares de quilómetros de papos regulares diseminados pela banda de rodagem do pneu em scooters eléctricas (e CI) independentemente da marca, idade e qualidade do pneu. O efeito aparece fundamentalmente na roda da frente e provoca um aumento do ruído e vibração durante o rolamento do pneu. Não confundir este efeito com o aparecimento de papos nos flancos dos pneus.
A determinação das causas do problema não é consensual. No entanto na minha opinião o problema está relacionado com a circulação em estradas irregulares (infelizmente comuns) combinadas com suspensões de taragem demasiado duras e uso de pressão incorrecta nos pneus (demasiado baixa).
Quanto às estradas pouco podemos fazer.
As suspensões à frente beneficiam bastante quando se muda o óleo para um 10W de qualidade e se afere a mesma quantidade nas duas bainhas (100 a 110ml em cada dependendo dos modelos). É uma operação que não fica cara e dá bons resultados. O mais caro é mesmo o tempo necessário para desmontar e montar todos os plásticos envolvidos na operação.
A pressão dos pneus assume aqui um papel preponderante. O uso de uma pressão mais elevada aparentemente evita ou retarda o aparecimento destes papos indesejados.
A pressão mais elevada nos pneus pode tornar a viagem mais desconfortável em mau piso mas melhora o handling (maneabilidade) e a estabilidade, estende a autonomia e aumenta a velocidade máxima porque diminui o atrito de rolamento e geralmente prolonga a vida do pneu.
Não confundir o uso de uma pressão mais elevada com o sobre enchimento que deve ser evitado.
As scooters eléctricas devido ao peso do pack de baterias têm muitas vezes necessidades muito específicas no capítulo da pressão dos pneus. Os valores óptimos variam muito com o peso de condutor, passageiro e carga transportada (e onde é colocada).
O pneu da frente pode usar uma pressão 2 a 3 décimos de bar abaixo da pressão usada para o pneu traseiro.
O que surte melhor resultado é efectivamente usar várias pressões e testar o comportamento da scooter.
Primeiro de tudo é importante verificar no flanco do pneu a inscrição com a pressão máxima utilizável. Já aconteceu no entanto o valor correspondente ao melhor comportamento estar ligeiramente acima da pressão máxima inscrita que peca muitas vezes por ser demasiado conservadora e não ter em consideração o peso de alguns modelos eléctricos.
A pressão do pneu traseiro pode ser aumentada até se verificar que o pneu traseiro começa a bloquear em travagem agressiva. Baixar depois para um valor mais baixo.
A pressão do pneu dianteiro pode ser aumentada até que se sinta a frente a começar a saltitar em curva agressiva de piso irregular. Baixar depois também para um valor mais baixo.