Simulador de Autonomia

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica
17 mai 2014, 11:26

  • Interessante simulador de autonomia online em:

    http://www.electricbikerange.info/Electric_bike_range.html

    Permite sinalizar num mapa os pontos de partida e chegada, bem como definir todos os parâmetros relevantes do veículo, condutor, velocidades, etc.

    Apesar de ter sido pensado para bicicletas eléctricas, funciona também bem com scooters eléctricas (colocar 0 W em Biker Power).

    Corroborei com este simulador alguns dados reais obtidos em testes efectuados.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

20 mai 2014, 08:22

  • Também existe este (obrigado Orlando):
    http://www.jurassictest.ch/GR/
    Houve uma reformulação do site e perdeu-se a Vectrix na escolha de veículos. Mandei um mail a pedir para voltar a colocar essa opção.
    jasmim
     
    Mensagens: 264
    Registado: 18 mai 2014, 21:53
    Localização: Santa Maria da Feira

27 mai 2014, 16:16

  • A nível de cálculo de autonomias não dá muito certo para mim, mas acho muito interessante dar o perfil de elevação de determinado percurso. No Google maps normal não dá para isso, logo é uma ferramenta útil.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa

27 mai 2014, 20:16

  • rnlcarlov Escreveu:A nível de cálculo de autonomias não dá muito certo para mim


    Se estiveres a falar do primeiro simulador vê se isto ajuda para a Vortex RS:

    No Step 2:

    Bike: Typical European ebike (45Km/h 500W)
    Weight: 56Kg (68Kg original com chumbo 12Ah)
    Motor Power: 750W
    Maximum speed: 45Km/h
    Alterando a velocidade máxima alteras também a velocidade média
    Biker:
    Weight: Põe o teu peso em Kg
    Power: 0W (porque não pedalas)
    Battery: 60V
    Capacity: 8Ah (se estivesses com todas as células ok - vê lá se é o teu caso)

    Customize adavnced parameters:
    Podes colocar algum front wind
    Vehicle model:
    Aerodynamics: 0.3
    rolling: 0.1
    Battery chemetry: LiFePO4
    Efficiency at 1C 98%, at 2C 95%

    Está a dar-me 20Km de autonomia máxima a uma média de 31Km/h com um condutor de 80Kg num percurso com alguma montanha e que sobe 260m entre o ponto inicial e o final.

    Não me parece mal. Testa por favor.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

02 jun 2014, 18:03

  • Há uns dias lembrei-me outra vez deste simulador e resolvi fazer uns testes. Como ainda não tive o meu pack de lítio a funcionar a 100%, lembrei-me de simular quando ainda tinha baterias de chumbo, onde a distância máxima (indo ao limite) que percorri uma vez foi desde minha casa (lisboa oriental) até ao Taguspark, Oeiras. No total 23km com desnível acumulado de 250m, sobretudo na parte final do percurso.
    750W é um valor exagerado, pois dava-me 140% da capacidade. Ora eu cheguei lá (à rasca, mas cheguei). 500W também me dá 120%. Portanto o valor a considerar será menor do que isso. No entanto, no último par de quilómetros já estava a andar bem mais devagar devido à perda de voltagem, logo a potência que utilizou também era menor.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa

14 out 2014, 16:51

  • O electricbikerange tem agora um novo site, com a ferramente de simulação atualizada. Podem-se colocar bastante menos dados, mas as novas simulações parecem ajustar-se bastante bem à minha Vortex, com 8Ah de LiFePO4. Usei como referência um percurso de 23 km que me leva a autonomia mesmo ao limite (já o fiz mais do que uma vez e os resultados são concordantes). O simulador deu-me 23% de bateria restante, 6Ah consumidos. Já que o BMS protege o pack de ir mais ou menos abaixo dos 20% (acho eu), as contas batem bem certas.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa



Voltar para Informação técnica útil



cron