Cabo adaptador DIY ficha Mennekes / Schuko 16A

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • A ficha Mennekes IEC 62196-2 tem um total de 7 pinos.

    Mennekes.jpg


    5 pinos de potência:

    L1 - Fase R
    L2 - Fase S
    L3 - Fase T
    N - Neutro
    PE - Terra de protecção

    2 pinos de controlo:

    PP - Pino de proximidade
    CP - Pino de controlo

    Ligação dos terminais de potência:

    Mennekes ------ Schuko
    L1 --------------- L
    N ---------------- N
    PE ............... PE


    Ligação dos terminais de controlo:

    A tensão máxima entre os pinos PP e PE ou CP e PE é de 12V do lado do posto de carregamento.

    O pino PP deve ser conectado ao pino PE através de uma resistência que indica ao posto a capacidade de entrada de carga do cabo e do VE. A resistência deve ser seleccionada pela seguinte tabela:

    Resistência PP-PE: 1500 Ω
    Capacidade de corrente: 13A
    Secção mínima de cada condutor de potência: 1,5mm²

    Resistência PP-PE: 680 Ω
    Capacidade de corrente: 20A
    Secção mínima de cada condutor de potência: 2,5mm²

    Resistência PP-PE: 220 Ω
    Capacidade de corrente: 32A
    Secção mínima de cada condutor de potência: 6mm²

    Resistência PP-PE: 100 Ω
    Capacidade de corrente: 63A
    Secção mínima de cada condutor de potência: 16mm²


    Os postos Mobi.e neste momento debitam um máximo de 16A. Deve ser utilizada uma resistência de 680 Ω. A secção mínima de cada condutor de potência será de 1,5mm² para um sistema monofásico.

    O pino CP deve ser conectado ao pino PE através um díodo (1N4007) e de uma resistência em série e que indica ao posto o estado do VE. O ânodo do díodo liga directamente ao terminal CP. A resistência deve ser seleccionada pela seguinte tabela:

    Resistência CP-PE: Circuíto aberto
    Estado: Stand-by

    Resistência CP-PE: 2700 Ω
    Estado: Veículo presente

    Resistência CP-PE: 880 Ω
    Estado: Veículo pronto a carregar

    Resistência CP-PE: 240 Ω
    Estado: Veículo pronto a carregar c/ ventilação (p/ baterias SLA ou AGM em locais fechados)


    Estes valores de resistência aparecem através de uma sequência de resistências em paralelo:

    CP-PE: 2,7K Ω - Veículo presente

    Colocando mais 1,3K Ω em paralelo dá 878 Ω - Veículo pronto a carregar

    Colocando 270 Ω em paralelo em vez da de 1,3K Ω dá 245 Ω - Veículo pronto a carregar c/ ventilação

    As resistências usadas devem ser de 500mW.

    Para os postos Mobi.e basta usar uma resistência standard de 820 Ω em série com o díodo. Podemos também ter um interruptor em série para interromper definitavamente o carregamento. Pode também ser o BMS a comandar directamente estes sinais para suspender temporáriamente o carregamento na fase final de balanceamento do pack.

    Os valores das resistências sugeridos a vermelho foram testados pessoalmente pelo nios26 num posto Mobi.e Efacec a 35km de casa. O meu muito obrigado em nome de todos para ele.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Por acaso estava a pensar mais logo meter um tutorial deste trabalho.

    Assim, estando apresentada a parte teorica meto mais logo umas fotos da montagem.

    Usei a resistencia em serie com o diodo e no PP a de 680, funciona a 100%.

    Abraco

    Enviado do meu V3-E-devteam.vn através de Tapatalk
    nios26
     
    Mensagens: 156
    Registado: 05 mai 2014, 11:16
    Localização: Fafe


  • As tuas fotos serão muito bem vindas aqui.

    Já está meio caminho andado.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Assim é mais facil . Muito bem 8-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira



Voltar para Informação técnica útil



cron