0-100 km/h numa scooter

Questões, dúvidas, debates técnicos
13 ago 2014, 16:24

  • Na minha humilde opinião fazer um teste em condições de segurança não tem problema nenhum.

    Agora andar sempre a fundo e tentar alcançar mais velocidade de ponta a descer por ex não nos leva a lado nenhum.

    Eu falo por mim fiz o teste fiquei com os dados . Depois ando normalmente no dia a dia.

    Quando tiver os 60 Ah vou fazer o teste novamente no mesmo local.

    Assim vejo se melhorou ou ficou pior.

    Mas cada um é livre de querer fazer o teste ou não :-)
    MRider
     
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13 ago 2014, 17:50

  • marciopinto Escreveu:Deixem a aceleração e aproveitem a vida de VE. Abraços

    Tens toda a razão Márcio.
    Para mim, aproveitar a vida significa perder pouco tempo num meio de transporte, seja ele qual for. Até podia ir a pé entre os meus 2 empregos (evitava o CO2, dinheiro de comprar a mota e a carregar) mas 90km por dia demoraria umas 15h ou 4,5 de bicicleta. Mas não dá muito jeito... :mrgreen:

    Entre uma mota que faz média de 90km/h vs 120 são 15min por dia. Ao final do ano são 60h, 30 anos de trabalho são 2 meses e meio na estrada sem "aproveitar" a vida. Daí a minha "pressa", andando dentro da legalidade.
    rnm
     
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13 ago 2014, 19:02

  • rnm Escreveu:
    marciopinto Escreveu:Deixem a aceleração e aproveitem a vida de VE. Abraços

    Tens toda a razão Márcio.
    Para mim, aproveitar a vida significa perder pouco tempo num meio de transporte, seja ele qual for. Até podia ir a pé entre os meus 2 empregos (evitava o CO2, dinheiro de comprar a mota e a carregar) mas 90km por dia demoraria umas 15h ou 4,5 de bicicleta. Mas não dá muito jeito... :mrgreen:

    Entre uma mota que faz média de 90km/h vs 120 são 15min por dia. Ao final do ano são 60h, 30 anos de trabalho são 2 meses e meio na estrada sem "aproveitar" a vida. Daí a minha "pressa", andando dentro da legalidade.


    Costumo dizer... Se levo 20mn a chegar ao trabalho, arranco de casa 1hr antes...para que estressar...

    Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
    marciopinto
     
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13 ago 2014, 20:45

  • Eu também não estou stressado, só não quero perder 2 meses e meio...

    Voltemos ao assunto, testes!

    O mestre MRider já testou a sua, eu vou testar a minha bicicleta (só para ter uma ideia), mais alguém pode experimentar UMA vez, ou duas se quiserem brincar com o controlador... ? Obrigado

    Jasmim, não sei se estás a ler isto, aqueles 12 segundos parecem-me muito para a VX1, alguma testaste ou podes fazê-lo agora...?
    rnm
     
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14 ago 2014, 00:13

  • Rnm (escreveu):
    Entre uma mota que faz média de 90km/h vs 120 são 15min por dia. Ao final do ano são 60h, 30 anos de trabalho são 2 meses e meio na estrada sem "aproveitar" a vida. Daí a minha "pressa", andando dentro da legalidade.[/quote]

    Rnm:
    Está a fazer uma grande confusão. Não sei se é uma atitude propositada ou se está mesmo a confundir.

    Abriu este tópico com esta frase:
    [b]Ando à procura de valores de 0-100 km/h numa scooter chinesa mas não encontro nada de jeito. (nem 0-50, nem nada...)

    Agora quer uma mota que ande 90Km a 120Km/h para ganhar dois meses em 30 anos de trabalho.
    Afinal o que é que procura?
    Uma mota com aceleração dos 0-100Km/h em 6 segundos ou uma mota que percorra 90Km à velocidade de 120Km/h.

    Peço-lhe desculpa pela pergunta: Não haverá no seu tópico uma escamoteada intenção de se insinuar contra as chinesas?
    Se estiver enganado, peço perdão.

    Outra pergunta e agora para todos: Alguém já fez uma viagem com média de 120Km/h numa mota eléctrica? Qunatos kilómetros fez?.

    Outra questão:
    O Rnm já mostrou que sabe umas coisas destas coisas, por isso não lhe vou ensinar nada.
    Na triologia: Motor; Controlador e Grupo energético (baterias), tem de existir um compromisso.
    Esse compromisso tem imensas variáveis e é a selecção dessas que define as características finais dum V.E.
    Na electricidade e na electrónica, o céu é o limite. É possível produzir e instalar um motor HUB numa mota para acelerações generosas provavelmente superiores a motores CI dos mais potentes e desenvolvidos, mas tudo tem um preço:
    Aceleração generosa = consumo generoso = igual a menos autonomia.

    Um motor HUB para arrancar com 250Kg a partir do "ZERO" com aceleração generosa, gastaria energia que lhe faltará na autonomia: É uma questão de compromisso

    Um motor trifásico de 20 ou 30HP, para arrancar mesmo sem carga/esforço, pede que lhe seja instalado um comutador Estrela/Triângulo.
    Porquê?. - Porque o pico de consumo no arranque a partir do "ZERO" é relevante para a cablagem, para o diferencial ou para a potencia energética instalada.
    afreitas
     
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14 ago 2014, 08:27

  • Nada contra as chinesas, antes pelo contrário, até faço tensões de comprar uma. E o motor hub daquela bicicleta que deu 170 é chinês.

    Penso não estar a fazer confusão, uma mota com potência para dar 120 em contínuo tb terá potência para fazer boas acelerações.
    Neste momento tenho a minha bicicleta como termo de comparação em termos de aceleração dos 0-40 (ainda não fiz o teste pq está muito vento, não quero essa influência), se comprar uma scooter, seguramente não será mais lenta.

    Maior aceleração gasta mais, é verdade, mas acelerar é um tempo curto, a energia para o fazer pode ser pouca.

    Exactamente por saber umas coisas é que sei q tenho muito para aprender, e estou a aprender convosco que andam nestas máquinas.
    rnm
     
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14 ago 2014, 08:38

  • Se os meus cálculos anteriores da potência estiverem correctos, passar de 90km a 90km/h para 120 km/h daria apenas 72km. (tou na estação de comboios a fazer contas, se tiverem mal...)
    rnm
     
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15 ago 2014, 22:36

  • Sem fazer qualquer conta acho que estás a ser muito optimista...
    O que queres fazer é bem possível, mas não penses que fica barato.

    Enviado do meu GT-S7562 através de Tapatalk
    Jorge Rocha
     
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15 ago 2014, 23:56

  • Claro que são optimistas (foi uma regra de 3 simples enquanto esperava pelo EV grande :D )
    Para ter maior potência as perdas no motor, controlador e baterias seriam maiores...
    Por isso é q eu quero um banco de 100Ah ou maior até.

    JR, voltando ao tópico, não queres fazer um teste como fez o MRider?
    rnm
     
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16 ago 2014, 20:57

  • Aqui estão os resultados da minha bicla:

    Screenshot_2014-08-16-20-13-33.png

    MRider, estava a comparar com os teus e há gato... Os teus tempos de 0-20 e 0-60 devem estar mal, tens o tempo igual em cima mas a velocidade não.
    Melhor refazeres o teste antes de pôr as pilhas novas...
    rnm
     
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