0-100 km/h numa scooter

Questões, dúvidas, debates técnicos
12 ago 2014, 12:38

  • Isto parece um tópico, a minha é maior que a tua.
    Se quiserem velocidade posso alterar o meu controlador e consigo quase de certeza acompanhar uma vectrix em arranque mas a mota não foi feita para isso.
    Tenho as características muito baixas para baixo consumo e baixo desgaste das peças e baterias.
    Quero é que dure muito tempo.
    Para velocidades tenho um BMW bastante mais seguro que um veículo de 2 rodas para velocidades

    ________________________________
    ICEM4N - Predator 70Ah
    32.000km - 17/09/2011
    ICEMAN
     
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12 ago 2014, 13:22

  • Hum a ideia não é essa ....

    É apenas para verificar as performances com os vários setups.

    No meu caso quando tiver os 60 Ah vou verificar novamente.
    MRider
     
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12 ago 2014, 13:39

  • Os motores Hub são excelentes para:
    - DURABILIDADE
    - QUASE ISENÇÃO DE MANUTENÇÃO (APENAS ROLAMENTOS E VEDANTES)
    - SILÊNCIO ABSOLUTO ESPECIALMENTE COM FOC/CTR. (NÃO TEM ENGRENAGENS)
    - OS BRAÇOS OSCILANTES DA MOTA NÃO SOFREM DE RESSONÂNCIA.

    Os motores Hub não foram pensados para:
    - ALTAS ACELERAÇÕES
    - ALTAS VELOCIDADES
    - ALTOS DESEMPENHOS DE FORÇA NO ARRANQUE AOS ZERO KM/H.

    O texto inicial deste tópico está mal formulado.
    Deveria ser: Ando à procura de valores dos 0-100 Km/h de scooters chinesas com motor gear e fora da roda posterior.
    Além de que só se pode comparar o que é comparável, não se pode comparar o desempenho de motores hub com motores gear.
    Assim como não se pode e não se deve comparar a autonomia da VECTRICX Nimh com a VORTEX LiFePo4 à mesma velocidade.
    Editado pela última vez por afreitas em 12 ago 2014, 16:24, num total de 1 vez.
    afreitas
     
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12 ago 2014, 14:09

  • Concordo mas também tem de " aguentar " mais esforços. Se não, não conseguimos passar a mensagem que os VEs não são lentos...
    MRider
     
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12 ago 2014, 17:43

  • AFreitas,
    Talvez os motores que equipam as Vortex e Predator não tenham sido pensados para esses objectivos, mas isso não é, de modo algum, uma verdade universal.
    Repara-se nos exemplos de 172 km/h com um hub (coitado do hub, só levou com uns 30 kW! :mrgreen: ) ou no Mini com motores da PML que tinha 160cv por roda e dava 240 km/h (sim, o carro tinha 640cv).
    Um motor eléctrico é um motor eléctrico, não importa onde está montado, funciona sempre da mesma maneira (metemos corrente, sai binário). Pode ser projetado para baixa rotação e alto binário (hubs) ou mais rpm's e menos binário (os outros todos), sendo a potência final igual.
    Assim como não se pode e não se deve comparar a autonomia da VECTRICX Nimh com a VORTEX LiFePo4 à mesma velocidade.

    Essa agora, pq não? Podemos e devemos, estamos sempre a fazer isso com os carros! "O meu 190D bebia menos que o Audi que tenho agora, os 2 a 120 km/h", por ex.

    MRider,
    Tens razão, há que mostrar que os EV's andam e podem andar muito bem.

    Iceman,
    Eu, pessoalmente, prefiro ter o controlador no máximo (dentro de níveis seguros) e dosear a potência com o acelerador, acho que é para isso que ele lá está. 99% do tempo andaria devagar para poupar bateria, 1% do tempo andava a mostrar aos fumarentos que os EV andam BEM (!!!)
    E não, não estamos a comparar por comparar. Há muita gente que anda de mota e dá importância a esses valores, porque não deixar aqui um pequeno compêndio?
    rnm
     
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13 ago 2014, 00:53

  • O peso numa mota é um dos maiores influentes na resposta aos arranques.

    Se fosse para colocar uma mota a fazer bons tempos, colocaria umas células A123 ou umas LiPo de altas descargas e de capacidade suficiente para um pequeno percurso de corrida.

    Mesmo não tendo seguido esta ideia maluca das corridas, tenho equipado motas com muita autonomia e que mesmo assim não deixam ficar mal este tipo de veículos.

    Dificilmente um carro normal (até 75CV) faz frente a uma mota eléctrica no arranque nuns semáforos.

    Já fiz ver a muitos aceleras que mesmo com 400CV de potencia nos seus carros, se estes não tiverem asas, dificilmente irão ultrapassar uma mota com menos de 20CV que circule no transito de uma cidade.
    Jorge Rocha
     
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13 ago 2014, 07:15

  • Jorge Rocha Escreveu:O peso numa mota é um dos maiores influentes na resposta aos arranques

    Peso, potência e tração, nada mais interessa.
    Jorge Rocha Escreveu:Se fosse para colocar uma mota a fazer bons tempos, colocaria umas células A123 ou umas LiPo de altas descargas e de capacidade suficiente para um pequeno percurso de corrida.

    Grande verdade.
    Eu preferia meter um controlador de 1000A de fase e 200A de bateria e umas calb 100Ah. A minha principal ideia não é fazer corridas, é divertir-me.

    Já agora, PCX comparada com uma scooter eléctrica?


    AFreitas, Iceman e JR já que têm umas belíssimas motas, não querem experimentar fazer este teste?
    rnm
     
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13 ago 2014, 13:29

  • :evil: :evil: :evil:
    a minha mula dá cento e duzenntoosss!
    quemeinteressaisso?nada
    Eu consigo andar na "ESGALHA"!
    quemeinteressaisso?nada
    Demoro 30" a chegar ao fim da rua!
    quemeinteressaisso?nada

    Esta é uma das áreas em que a formatação que nos fazem para sermos BONS CONSUMIDORES do PITROLIO, mais se faz sentir.

    VE são para fazer economia, equilíbrio ambiental, melhoria das condições sócio/económicas, mobilidade a baixo custo, silencio, bons ares.(ponto)
    Mas se queremos mostrar-nos ou dar "arrepios", construímos a nossa máquina ELÉCTRICA. Sim ELÉCTRICA!

    OS veículos eléctricos para ser superiores tem que ser dimensionados para a função. E se o forem, batem SEMPRE os de CI! Mesmo os que foram produzidos para aquela função. Tem que ser dimensionados para a função pretendida e portanto exigem saber e investimento. Como tudo.
    OS de CI são dimensionados para nos levarem o "dinheiro"! É nisso que os fabricantes e accionistas investem. (ponto)

    Como nós, os proprietários de VE temos o VE idealizado para mobilidade e economia, temos a principal preocupação "virada" para o destino, ou seja, temos que ter em conta "a energia acumulada" e se chega para ir de A até B, ao menor custo possível.
    Esse é que é o maior argumento dos VE! ;) Saúde, economia, longevidade, respeito ambiental.

    provas de velocidade...competições...exibições testosterona...náa...não combina com os "pobres" proprietários de VE

    Batotinha
    Batotinha
     
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    Registado: 16 mai 2014, 22:34

13 ago 2014, 14:03

  • Para que precisam de fazer este teste? Deixem a aceleração e aproveitem a vida de VE. Abraços

    Enviado do meu MID705 utilizando Tapatalk 4
    marciopinto
     
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    Registado: 08 jul 2014, 19:38

13 ago 2014, 14:50

  • Batotinha,

    Cada um direito à sua opinião.

    Não sei se leu esta frase:
    rnm Escreveu:99% do tempo andaria devagar para poupar bateria, 1% do tempo andava a mostrar aos fumarentos que os EV andam BEM (!!!)

    Estamos num período de transição até que toda a gente ande de EV. Quanto mais curto seja esse período, melhor (acho que estamos de acordo nisso) e se mostrarmos a todos que os EV's até andam bem, mais rápida será a transição.

    Para mim, uma maxi scooter (Vortex, Vectrix, predators, etc) são estradistas. Não vamos falar de dar 200 km/h, vamos falar de subir para Fátima na A1 a 120, só com uma pessoa. Se não me falha a memória são 6%. Penso não estar a pedir muito.

    Para dar 110 a direito, indicou o JR que seria necessário 110A. Imagino que a tensão caia para 3V/ celula (ou por aí perto...). Isto dá 7,9 kW.

    A 120 a direito, a mesma mota (250kg com o condutor) precisa de 9,9kW.
    120 a subir Fátima dá 14,9 kW (20 cv). Pedir 15 kW parece-lhe "provas de velocidade...competições...exibições testosterona"?
    Com 8kW só subiria a 86 km/h.

    Visto que a Vectrix faz 7 kW (20 kW pico) e a BMW C-evo tem 11 kW (35 kW pico) não deve existir maxiscooter eléctrica que suba aquilo como deve ser... Já agora, estas motas com estes valores de pico parecem-lhe boas para "provas de velocidade...competições...exibições testosterona" ou acabou de fazer uma tempestade num copo de água?
    rnm
     
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