A ver se eu ajuda na "abordagem".
Jorge Rocha Escreveu:VE´s a Chumbo que andaram a transmitir uma péssima imagem dos VE´s de duas rodas, e que ainda hoje, com o Lítio mais do que comprovado, se colocam tantas duvidas quanto à autonomia, durabilidade e agilidade, escusadamente.
E eu entendo o que quer dizer, mas a maioria daqueles que se querem informar, para optar, tem dificuldade em fazê-lo. Porque para o utilizador comum, falar de "gel", "chumbo", "níquel", "litigo", "ytrio", "ferro", "cálcio", "fosforo"...(façam o favor de meter uma lista das químicas mais usadas)... são informações que pouco lhes dizem.
:o
O que eu também noto, é que mesmo depois de ter dito (e mostrado) a pessoas com um bom nível cultural, que as baterias de lítio já resolvem as necessidades de mobilidade diária da maioria de nós, repetem-me sistematicamente que as "baterias" ainda não satisfazem. E quase todos conhecemos casos de veículos que ficam parados, (ou quase), porque o dono já não tem confiança no "produto". Nem está para se chatear. Provavelmente até sabe o que andou, (ou não andou), a fazer. Não é este o caso:
MVS Escreveu:O RAA no Sábado com a sua scooter a baterias de gel deu boleia á mulher para o trabalho, deslocou-se ao Queimódromo e fez o cortejo do Scooter Parade completo pela cidade.
Mas o MVS tem andado a tentar desmistificar este problema. E bem.
MVS Escreveu:As vantagens das baterias de lítio são incontornáveis bem como o seu preço e requisitos de instalação. Esta scooter fica estacionada á noite ao lado de uma scooter CI com vários anos de uso regular e 4500Km no odómetro. Compensaria a este meu vizinho ter uma scooter eléctrica a lítio?
Precisamos de "reforçar" continuamente, que a opção mais económica não dura tanto e pode tornar-se num passo errado para muitos consumidores. Sobretudo os mais desatentos ou mais "teimosos". Estou a pensar naqueles, que mesmo quando na firma lhes mostra a realidade nua e crua, o cliente sai a porta, sempre a auto-justificar-se dizendo para si:
- O que tu queres é que eu compre dos mais caro.
E arrisca a sua sorte. E a cena repete-se.
Se tratar bem as "baterias", nas cargas (regulares e evitando ultrapassar os limites), e descargas, (de preferência menos que 40% da capacidade), é bem possivel que elas até durem muito e que haja um bom retorno. O problema continuará a ser o comportamento do dono.
(lista de boas práticas)....
Se é verdade que baterias de "chumbo", para o nossa capacidade de aquisição, ainda podem ser a única opção, (como diz o nios); também é verdade que temos tendência para tirar do "produto" mais do que aquilo para que foi concebido. E quando os problemas surgem, argumentamos que não foi isso que "nos" venderam. Muitos já nem se lembram de que insistiram muito com ele, na necessidade de ter um bom BMS e um Controlador ajustado, e um pack ajustado às distancias ...etc, etc.
Digamos que eu prefiro ver packs de chumbo a circular, a fumo a sair do escape. :mrgreen:
Pode apresentar-se uma tabela com diferentes opções de química, Km a percorrer, ciclos, peso? declives?...sei lá!
Casos de sucesso, para além daquilo que o fabricante previa, há?
Casos de recuperação que prolongaram a vida do pack, há?
Batotinha