Jorge Rocha Escreveu:Digo isto mas sou o primeiro a acrescentar 1 célula a cada pack, para que o carregador eleve as tensões a um patamar mais baixo, para que nunca se elevem muito para além dos 3,50v.
Gosto desta técnica. Só preciso é ter atenção caso essa célula extra não esteja ligada ao BMS.
Jorge Rocha Escreveu:A pergunta do titulo do tópico é um tanto confusa, principalmente para quem não percebe muito do assunto...
Também concordo, por isso é houve algum "bate boca" com o MVS. Tal como escrevi antes, devemos falar "primeiro da tensão final desejada em uma célula, depois de como a obter e só no fim de como obter esse comportamento celular quando tiver n células em série."
Jorge Rocha Escreveu: pleno Inverno (-5ºC), mesmo que com os 0,5C, sua tensão irá ultrapassar dos 3,60V (que é quando atinge o patamar de stress) porque sua resistência interna é bastante alta e é onde se perde muita corrente.
Atenção: esta frase é verdadeira SE, e só SE, estivermos a carregar com uma fonte de corrente constante E sem limite de tensão.
MAS, com um carregador normal (que dá 3,65V x número de células) e um bom BMS, a tensão por célula NUNCA passa os 3,65V. E sim, graças à grande resistência interna, entra pouca energia.
Com a bateria abaixo dos 0ºC (a temperatura da bateria, não importa a temperatura ambiente) nunca se deve carregar a bateria, nunca! Em sítios frios em que o EV fica na rua, deve-se pôr a carregar imediatamente quando se pára. A bateria ainda vem quente do andamento, não há problema.
Descarga podemos ir até aos -20ºC.